Platini e a final do Euro

Confesso que já tinha embarcado na ideia de que Platini desejou uma final do Euro entre a Alemanha e a Inglaterra. “Platini já decidiu” ou “aposta” fizeram ontem título nos jornais portugueses. Conhecendo-se a peça, não se estranha tanto como isso.

Só que fui parar a um jornal da língua que o homem fala: “l’ancien capitaine des Bleus voit une finale“, escreve o Libération.  Tenho grandes dificuldades em traduzir o verbo voir por decidir, ou mesmo por apostar, e não me parece crime que lhe tenha dado para elogiar o futebol destas duas selecções, e fazer os seus palpites.

Mas enfim, compreende-se: a nossa selecção calou-se (muito ajuizadamente, a ideia é jogarem à bola e agora que já entram 10 em campo começam a fazê-lo com muita classe, ameaçando contrariar o palpite do tipo que correu connosco do primeiro Euro), não se viram penteados novos, havia que inventar alguma coisa para encher o chouriço. Às vezes a profissão de jornalista é muito complicada.

Comments

  1. gafanhoto says:

    …mas a profissão de Presidente da UEFA poderia ser um pouco mais simples. Por exemplo, não mencionando a palavra Final mais o nome de duas Selecções aleatórias numa mesma frase. Independentemente do verbo que usou para as colar.

  2. maria celeste ramos says:

    Não sabia que platini já tinha feito a proeza de atirar para fora portugal do 1º euro – em que ano foi ?? então está tudo visto ??
    expliquem-me porquê se fazem favor – o que “julgo” é pouco ainda – aiás portugal é sempre atirado borda fora – só me preocupa agricultura e pescas – atirados borda fora em 1986 – fora o resto, industrial, em 2008 – no entanto o que ouvi ontem da Cimeira RIO+20 no edifício da EDP em Belém, foi uma “remerda” – as “enviadas” das multinacionais tinham o recado e o parvalhão do sr doutor por extenso Soromanho Marques disse ontem uma parvoices na entrevista TV – um filósofo prof universitário não pode (ou não sabe) dizer mais do que disse – nunca porá o seu tacho em causa jogam todos no mesmo clube – pois os PIG é para “fritar”. Mas já agora gostava de saber como faz o putedo de lá com os “mandatados” de cá

  3. maria celeste ramos says:

    Nem vou hoje ao 2º dia do RIO+20 – para quê ?? O Lula trata disso e já levou tamb+em a Cimpor – falta a TAP e a ANA – cabrãozão

  4. maria celeste ramos says:

    Porque é que portugal se tornou um perdedor ?? Razão tem o Sousa Tavares no artigo que escreveu e vos mandei hoje – é fácil de ver – mas a palavra dele vela mais do que a minha – nem quero que a minha valha nada – para mim chega – dei uma mordidela ontem à RTP3 mas não chega ao “céu”

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading