Da felicidade em Portugal

André Serpa Soares

felicidade
Há dias para tudo e mais alguma coisa, e parece que hoje é o Dia Internacional da Felicidade. Por uma cruel ou feliz (lá está) coincidência, é também dia de eclipse, o que permite jogos fáceis como “a felicidade está a eclipsar-se”, ou qualquer outro que uma melhor imaginação e verve consigam criar.
E como andamos nós, portugueses, de felicidade? Sendo o conceito de “felicidade” algo de muito subjectivo, ainda assim parece seguro arriscar dizer que a felicidade anda a eclipsar-se aqui pelo “rectângulo”.
O Eurostat divulgou ontem um estudo que conclui que os portugueses são dos europeus menos satisfeitos com a vida que têm. Mas, para tentar objectivar um pouco a questão, o melhor é ir directamente à pergunta realizada no inquérito do Eurostat e aos resultados alcançados
«Globalmente, em que medida se sente satisfeito com a vida que leva nos dias que correm?», perguntou a instituição europeia.
As respostas dos portugueses colocam-nos entre os povos europeus menos satisfeitos com a vida, numa escala de 0 a 10; países como a Bulgária e a Sérvia não passam dos cinco pontos, enquanto Portugal, Chipre, Grécia e Hungria atingem 6,2 pontos.
(Mais sobre o estudo do Eurostat aqui: http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Quality_of_life_in_Europe_-_facts_and_views_-_overall_life_satisfaction)
Aposto que esta conclusão não vos surpreende e que a acham absolutamente natural. Certo?
Também aposto que nenhum de vocês foi um dos inquiridos. Mais uma vez certo?
E então, de 0 a 10, como classificam o vosso nível de felicidade? Não é fácil, pois não?
A verdade é que, sendo a escala utilizada de 0 a 10, atingir uma classificação média de 6,2 está na banda positiva. Somos medianamente felizes.
Acredito que esta é uma autoavaliação muito sensata. Ser medianamente feliz é uma aspiração realista. O resto são estados de espírito voláteis.
E também acredito que, por muitos momentos felizes que já tenhamos vivido, o caminho da felicidade é sempre em frente.
O que gostava de perceber é se estas crenças fazem de mim (e de quem também pensa assim) um pessimista ou um optimista.

Comments

  1. Lara Liz says:

    Falar de alguma coisa positiva, de vez em quando, é uma óptima ideia.


  2. For most up-to-date information you have to go to see world wide web and
    on world-wide-web I found this web site as a most excellent web page for most up-to-date updates.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.