Angola precisa de dinheiro

José Eduardo dos Santos, Angola's president, left, and daughter Isabel dos Santos in the second row

Segundo um estudo do banco africano Afrasia de Outubro passado, existem em África cerca de 163 mil milionários cujas fortunas, combinadas, ascendem a 670 mil milhões de euros. A fome, a miséria e as doenças que destroem a vida a milhões de africanos, quando não nascem, ao contrário do sol, não são para todos.

No ranking das cidades com maior número de magnatas, numa honrosa sexta posição, surge Luanda, morada de 4900 super-ricos. Só a fortuna da filha-pródiga do ditador local ascende a 3,4 mil milhões de euros. Uma grande empresária diz a senhora e o regime. Um produto da cleptocracia angolana diz a Forbes, esse pasquim da mais radical das extremas-esquerdas.

Mas algo parece estar a correr mal para os lados do império Dos Santos. Depois de em Julho ter pedido um empréstimo no valor de 415 milhões de euros ao Banco Mundial, imediatamente após a aquisição de um jacto de luxo no valor de 62,5 milhões de euros, o governo angolano estará já a negociar um novo empréstimo com a mesma instituição, de forma a fazer face à crise, agudizada pela queda da cotação do petróleo nos mercados internacionais. O que irão comprar agora? Uma ilha? Um banco em Portugal? Parir outro general multimilionário? Mas para quê endividar-se junto de um banco quando bastava pedir à filha ou a um qualquer general corrupto para lhe emprestar algum daquele que roubou ao povo angolano? Estou certo que o Zedu devolvia com juros e ficava, como habitualmente, tudo em família.

Comments

  1. cafoné says:

    Devem ter aprendido com os colonizadores…
    No Brasil é igualzinho!

    • Helder P. says:

      Os portugueses tem sempre as costas largas. Quantos séculos é que ainda vão andar a culpar o antigo colonizador pelos vossos problemas?

      • cafoné says:

        Tem uns bons exemplos:
        BPN
        BPP
        BES
        BANIF
        Câmara Municipal de Gaia
        Submarinos…
        Quer mais exemplos?

        • Helder P. says:

          Não, eu nunca disse que Portugal não tem problemas. Esses problemas são nossos, nunca viu ninguém em Portugal a atirar as culpas de todo o mal para os Filipes de Espanha, pois não?
          Sugiro ao Brasil que resolva os seus sem passar culpas para coisas que sucederam no século XIX. O sentimento de ressentimento para com o antigo colonizador é comum, mas não faz nada de construtivo para um povo.

          • cafoné says:

            Eu não sou politico…
            Sou do povão pé rapado, por isso não me diga o que fazer no Brasil…
            Mas que Portugal tem culpas no cartório lá isso tem.
            Antes os holandeses.

    • Nascimento says:

      Realmente tu és parvo.E não és politico…eheheh. Olha, vai beber umas cervejolas holandesas que essa m… passa-te.

      • cafoné says:

        Vai chamar parvo a quem te fez as orelhas se sabes quem foi òh labrostas!

  2. ZE LOPES says:

    Já agora: alguém me pode dar referências sobre um texto, muito bem feito, que li há uns tempos sobre Isabel dos Santos e o seu “espírito empreededor”, relacionado com ovos e aviários e tal? Obrigado!


  3. Com que então já se passaram mais de cento e tantos anos e os portugueses são sempre os culpados de que de tudo o que se passa no Brasil das tribos de índios massacradas nos dias de hoje da currupesao a maior do mundo dos assasinatos de destruírem as florestas como a amazona o pulmão do mundo da. Fome que tem o povo sofre com governos currupetos e culpam o portugues quando aí chegaram os portugueses não se fazia o que se faz hoje de maneira nenhuma não venham culpar nada se os portugueses não fossem o Brasil seriam outros mas a glória a audácia foi portuguesa e não nos podem tirar esse valor e sinto-me orgulhoso visto falarem o português que é falado em 10 países dando o Brasil prestígio no mundo inteiro chegando a algum destes países e aí está a tua a nossa língua bem viva viva a CPLP comunidade de países de língua portuguesa abraço de irmão a todos

  4. A.Silva says:

    Que post mais pesporrente!
    A.Silva

  5. ConaDaTua Mae says:

    angola e uma puta onde os governadores fodem fodem e fodem e não deixam nada