A nova Praça do Império (otomano)


 

10_stalin_retoque

Foto retirada daqui

Notícias recentes dão conta da alteração dos jardins da Praça do Império. Não devemos ter complexos com a História e com o passado. Questionar o passado? Sim, sempre. Estudar o passado? Sim, sempre. Apagá-lo? Não. Isso é o que muita gente durante a História recente fez e continua a querer fazer. Seja de um passado recente (troika, austeridade, etc.) seja de um passado mais remoto. É triste.

Comments

  1. Já agora mude-se também o nome à praça e retirem-se dos Jerónimos a simbologia da expansão portuguesa. E o túmulo do Vasco da Gama, personagem non grata para os povos que habitam o golfo de Omã.

  2. democracia says:

    comparações sem sentido. por causa dos arranjos florais falam em revisionismo? que tolice.

    • Jardins não são arranjos florais. Os jardins são estruturas conceptuais. Aquele faz parte de um conjunto a que pertencem os Jerónimos, a Torre de Belém e a praça Afonso de Albuquerque. Esconder as marcas do Império que lhe dá o nome é desvirtuar todo o conceito envolvente. Só fazia sentido com a demolição dos Jerónimos e da Torre de Belém, e o derrube do Afonso de Albuquerque.

      • anónimo says:

        sabe porque é que o escriba não pôs aqui fotos de como está agora e como vai ficar sendo forçado a utilizar um recurso estalinístico?
        porque os brasões já não existem agora… ou então ponham fotos a provar o contrário, s’ill vous plait

      • democracia says:

        xico. roça o absurdo. comparar os arranjos florais com a torre e os jerónimos acho que nem o paulinho das feiras conseguia. sim, arranjos florais. o que está em discussão são os brasões, não o jardim enquanto todo.

        e já agora, esses brasões não fizeram parte do projecto e construção original da década de 40. surigiram nos anos 60 a propósito de uma efeméride. depois optou-se por mantê-los.

        esse saudosismo…

  3. anónimo says:

    A propósito das alarvidades do Passos Coelho, dizem que o animal “anda desorientado”.
    De facto, quando roubava o estado para dar à TECNOFORMA e quando fugia ao pagamento dos impostos, a besta andava muito mais “orientada”.

  4. anónimo says:

    mas isto não é exactamente igual a tirar a bandeira da confederação dos edificios governamentais norte-americanos? pessoalmennte acho bem

  5. A.Silva says:

    Ai estes saudosos do império, cheiram a naftalina que tresandam!

  6. Apagar o passado?!!! Será que se apaga mesmo o passado substituindo velhos brasões de flores e de arbustos por novos? Será que teríamos o nosso „pós-modernista“ CDS sem alterações ao que herdamos do passado? E então porque deixaram enterrar Salazar? Perdão, porque o deixaram morrer? Desculpem, porque o deixaram envelhecer? Convenhamos, bem melhor teria sido se nunca tivesse nascido. Meus amigos, o passado nunca se apaga, pois é sobre ele que se constrói o futuro e múmias do colonialismo é o que mais temos.

  7. Anónimo says:

    Porque é que os fascistas apreciam tanto o formalismo, e escondem a substancia dos seus objectivos, e acções?
    Porque é que se perde tanto tempo a discutir disparates?
    Porque é que se gasta tanta energia a dar resposta a esta escumalha?
    Porque é que não lhes dão um canteiro do jardim, para eles se entreterem com o raio que os parta?

    • Anónimo says:

      Pois, pois. Se não fosse o malandro do Estalin, provavelmente o Hitler teria ganho a guerra e, no lugar do jardim, teríamos as flores a enquadrar um monumento nazi. Por isso é que o Estalin é tão odiado, porque derrotou a besta alemã.

      • saudades do antigamente says:

        Acertou em cheio prezado anónimo !
        As BESTAS da ou de direita chamam sempre aos outros aquilo que eles são…
        Já agora, mudem o nome da ponte para Salazar outra vez. Ài que saudades que eu tenho do filho da puta …

        • anónimo says:

          Na verdade, Hitler, a besta alemã tinha aparência humana, um olhar esquisito, gostava de cães, e era um artista. E não era alemão. Mas a generalidade dos alemães adoravam-no.

      • Anónimu says:

        Então como o monstro do estaline nos livrou do monstro do adolf isso dá-lhe a medalha de boa pessoa? Se não fossem os democratas antifascistas e anticomunistas a esta hora estavamos todos a passar fome e a passar “férias” no campo de reeducação da serra da estrela. O estalin não é odiado por ter derrotado a besta alemã, ele é odiado por ser da mesma raça totalitária que a besta alemã. Eles que apodreçam ambos no inferno juntamente com todos os nazis e comunistas que os idolatram.

        • anónimo says:

          Pois, pois, mas o Estaline é que alterava as fotografias, grande malandro.
          Aliás, os alemães. quando precisam de bestas, vão buscá-las aos países vizinhos: Hitler à Áustria; Mussolini à Itália; Pétain à França; Franco a Espanha; Salazar, Victor Constâncio, Durão Barroso, Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque, etc., cá a Portugal. Por isso, os alemães são uns gajos porreiros. E por isso, a culpa pelas guerras mundiais que assolaram a Europa (30 milhões de mortos na Rússia), a culpa é toda do Estaline, o tal que alterava as fotografias.

  8. É me incompreeensivel o gozo, que energumenos ,têm em alterar o nome das estatuas,praças, pontes…para “branquear” a historia. Ainda me recordo do horror de artigos a “justificar” a saloiada de mudar o nome da ponte do Tejo. Espero que passados tantos anos alguns sintam vergonha do que escreveram no calor do momento.

    • Nascimento says:

      Olá palhaço.Onde enfiaste o sudário com que aparecias nos blogues?Es mesmo merdoso.Vai lá a Fatima ver as”obras” de “melhoramento”que os palhaços. da tua seita andam a endrominar para o ano de 2017😈!Depois conta aqui o quanto rouba a tua Seita!Largueza palhaço….vai vomitar para o “espesso” “sol” ou outra Mérdia comunicacional 😋…

  9. Pablo says:

    Lá vem o Estaline a lenda negra
    E as estátuas do Lenin e dos símbolos da urss destruídos depois da queda do bloco socialista? E a escuta do Saddam destruída depois da invasão do Iraque ?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s