Perplexidades


jornal-sol

O Semanário Sol anuncia na capa da edição que sairá hoje para as bancas o interesse por parte da afamada Uber em contratar um ex-ministro ou secretário de estado para lobista de serviço da empresa. Se não tivesse efectuado a minha habitual e higiénica pesquisa no google por casos análogos e não tivesse encontrado estes dois resultados (aqui na Folha de São Paulo; aqui no Diário Argentino La Nación) seria capaz de acreditar que este redondo título não passaria novamente de mais uma mentira de pinóquio da malta que consta da lista de pagamentos do Álvaro Sobrinho. Eu sei que o Marvin Zeegelaar também consta desse payroll. Paga-se um bocadinho caro mas é o que há. 

A lista de candidatos em Portugal a este tacho é longa eu sei, mas, realmente perplexo fico quando vejo que Marco António Costa não figura no topo dessa mesma lista. O facto de não ter 5 anos de experiência em funções governativas não deve ser, porém, impeditivo de ser chamado pelo menos a uma entrevista para avaliar as suas capacidades. É que MAC já conta com mais de duas décadas de experiência profissional altamente qualificada em lobismo, gangsterianismo, ilegalidades e banditismo político.

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    https://aventar.eu/2015/04/25/marco-antonio-costa-o-alpinista-politico-os-shm-e-a-sua-rede/

    No texto escrito por Paulo Varela da Silva em 2015, aqui no Aventar, ficamos a conhecer um pouco da personalidade de Marco António Costa, conhecido na gíria pelo Big Mac.
    Falar deste senhor, MAC, poderia levar-nos áquela velha discussão sobre o jovem vindo de famílias humildes que consegue com o seu esforço, perseverança e ambição, chegar à fama e ao sucesso. Ou como as juventudes partidárias são também um elevador social para muitos jovens que sem bens de fortuna vêm nesta abordagem à política, integrados em movimentos partidários, uma forma de serem ascenderem na vida social e económica.
    Mas lendo bem o texto, as coisas são um pouco diferentes.
    Algumas a roçar o escabroso!

    • Conheço perfeitamente a história, Rui 🙂 O Paulo Vieira da Silva já foi autor do Aventar, assim como eu já fui durante um breve período autor do seu blog.

      Infelizmente, são cada vez mais os jovens que vêem o seu futuro nas juventudes partidárias. Infelizmente, vivemos num país em que as juventudes partidárias são o caminho mais fácil que muitos tem para conseguir chegar longe na vida. Aliás, é sabido por todos que actualmente é mais fácil ter aquele cargo de relevância na empresa y por via das juventudes partidárias e do banditismo político do que por via do mérito da pessoa em causa. Essa questão leva-me obviamente a crer que em Portugal a igualdade de oportunidades para muitos só existe no papel e é por isso que milhares de jovens das camadas médias e baixas alistam-se diariamente nas juventudes dos 2 maiores partidos nacionais. Quem nasce pobre, dificilmente chegará a rico. E se chegar, não será obviamente a trabalhar honestamente.

      Para quem pertence a essas agremiações, o futuro depende apenas exclusivamente do grau de ambição de cada um, do grau de falsidade, de tontice ou de capacidade de encaixe à crítica ou ao jogo sujo. Existem aqueles que não se importam de andar por ali a “apajar” os líderes na rua e a agitar bandeirinhas em troca de um tacho numa câmara municipal ou numa empresa municipal. Outros são mais ambiciosos: quando chegam a essas agremiações tratam de aprender a cartilha com os mais experiente e de se colar aos mais fortes. A força estará sempre nos mais fortes, ou seja, naqueles que estão sustentados pelo poder do dinheiro. Vão ouvindo e calando, um dos princípios basilares que tem de ser respeitado nos primeiros meses de militância por quem quer ir longe na política. Até ao dia em que, já madurinhos, cheios de ensinamentos sórdidos e ordinários, sentem-se à vontade para morder a mão que lhes deu de comer para avançar mais uma casa no Jogo da Glória. É aí que começam os jogos de favores: “ajudas-me a derrubar este, eu dou-te aquilo. Ajudas-me a chegar a tal cargo, dou-te aquela avença municipal. Ajudas-me a chegar lá cima, dou-te a possibilidade da tua empresa ou da empresa do teu familiar beneficiar daquele ajuste directo”

      Foi precisamente o que se passou com este MAC. De humilde se fez gente. À conta de negociatas com construtores se fez rico. À conta de apoios inteiros derrubou líderes. De tão poderoso que se tornou numa estrutura do PSD obrigou o antigo mestre a ter que o ir recrutar para poder continuar a subsistir nos cargos públicos e partidários que ocupava e, pelos ruinosos serviços prestados à edilidade de Gaia ainda lhe viu recentemente atribuída uma medalha de mérito por parte do actual Presidente da Câmara de Gaia, antigo dirigente da oposição quando MAC pertencia à equipa que dirigia os destinos do concelho.

      Hoje é tão só e somente o bastião em que se apoia Pedro Passos Coelho para continuar a liderar o PSD. Por isso é que considero que Passos Coelho poderá sair daquela liderança por outras razões que não políticas. Assim que Marco António Costa quiser, Passos Coelho é derrubado. Isto porque o Big MAC é desde há muito o herdeiro do poder de Miguel Relvas, ou seja, o homem que tem as concelhias e as distritais do PSD na mão.

  2. Afinal há aí mmuito peixoto encapotado a viver a conta de “pós verdades” mesmo não sendo ex ministro; mas como diz o ditado só é enganado quem quer.

  3. Uma precisão, João Branco. Os jornais não têm capa. Têm primeiras páginas, Quem tem capa são as revistas. Não é preciosismo. As palavras significam coisas diferentes. E significam coisas exactas. Não há sinónimos, quando muito afinidades. E aquilo que os jornais têm não é uma capa em termos funcionais.

  4. fofoqueiro de serviço says:

    Mais uma notícia alternativa, agora e aqui, pelo fofoqueiro de serviço ao Aventar

  5. ZE LOPES says:

    Desculpem lá, mas, como é que um ministro que saíu em janeiro, depois de entregar o valor do défice em Bruxelas, pode agora ser “quase políticamente insustentável”? Digam lá, ó arquitetos da verdade!

  6. Anti-pafioso says:

    Mas porque é que o MAC em vês de estar preso pelo que fez na CM de Gaia entre outra coisas pôs a Camara na bancarrota, ainda aparece a butar faladura ?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s