Leitores vítimas de burla no Correio da Manhã


A história envolve uma empresa chamada Just Up, que produziu a série “Ministério do Tempo”, encomendada e transmitida pela RTP. A Just Up não terá pago aos actores, e o Correio da Manha apressou-se a noticiar a alegada burla, atribuindo-a sibilinamente à RTP.

É só mais um caso de manipulação descarada e nada inocente – agravado pelo facto de a “notícia” apenas estar disponível online para assinantes, pelo que o leitor comum fica apenas com a “informação” do título.

A “estratégia de ataque” está em curso desde há vários anos e tem objectivos bem definidos. Foi assim que já se assistiu a uma tentativa de tomada de assalto da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista por um grupo de homens-de-mão da Cofina, por sinal empresa proprietária do CM, que por sua vez é a publicação que detém o maior número de queixas na CCPJ.

A mesma Cofina que, agora, quer afastar Alberto Arons de Carvalho da ERC, acusado de “parcialidade” (contra o CM, evidentemente) com base em eventuais “escutas telefónicas” do processo Sócrates – obtidas ilegalmente pelo CM, é bom lembrar.

O que têm em comum a RTP, a CCPJ e a ERC? Quase nada, a não ser uma questão central: são todas elas entidades públicas da área comunicação social – o operador de rádio e televisão, o organismo que regula o acesso à profissão e a entidade que fiscaliza o seu exercício.

Como escreveu Mário-Henrique Leiria, «as coincidências têm causas matemáticas deveras curiosas». E ainda há quem não acredite que isto anda tudo ligado.

Nota (quase) prévia: Por força do acaso (e do facebook), é com esta nota-desabafo que hoje me intrometo, de forma inusitada, no opinanço aventador. Uma estreia adiada há meses, por culpa de ninguém mais a não ser eu próprio, e que deste modo fica bem longe da première – sem pompa, mas com alguma circunstância – que tinha imaginado para estas páginas virtuais. E é melhor assim, porque assim é que deve ser. Haverá mais em breve, assim o espero. E, quem sabe?, talvez melhor.

 

Comments

  1. Rui Naldinho says:

    Nada que me admire, vindo do Correio da Manhã.
    Leitores vítimas de burlas do Correio da Manhã são aos montes. E quase todos os dias.
    Mas será mesmo assim? Tenho fortes reservas.
    Uma pequena parte dos leitores, talvez. Outra, a maioria, nem tanto.
    Os leitores e assinantes do Correio da Manha fazem-me lembrar alguns investidores em papel comercial do BES , e outros produtos de risco que num passado remoto foram vendidos aos seus balcões.
    As pessoas desconfiavam que aquilo era “bom demais” para ser verdade. Mas o apetite por taxas de retorno altas, era mais forte do que pragmatismo de um depósito a prazo, com taxas muito menos atrativas, mas mais seguro.
    Correram riscos. Acreditaram que podiam enriquecer depressa e bem. Foram naquela cantilena dos especuladores. Depois descobriram que foram enganados. Quando se aperceberam da desgraça, já nem tiveram tempo de emendar a mão.
    A maioria dos leitores do CM são pessoas que apreciam o cheiro a sensacionalismo. A voyeurismo. A maioria sente orgasmos com a novela Socrática.
    Será que são mesmo enganados? Ou será que gostam de acreditar naquelas versões empoeiradas, embrulhadas em papel celofane, com uma boa dose de manipulação à mistura?
    Claro que gostam!

    • Albino says:

      Se ainda cá estivesse o camarada Saramago, mandava fechar o jornal. E era bem feito. Não está com com a Revolução? Fecha-se!
      É evidente que as mais “altas liberdades” se alcançam fechando jornais, sobretudo os anti revolucionários que publicam “…a novela Socrática”, que como todos sabem constitui o “opio do povo”.
      É o jornal com mais tiragem ? Bem isso só quer dizer que tem mesmo que ser fechado, pois isso aumentaria como é obvio as vendas dos nossos queridos jornais de referencia controlados pelos sucessivos “Queridos Lideres” que dão noticias todas verdadeiras…

      Albino

      • José Peralta says:

        Os “leitores” como o Albino, presumo que não se choquem (já que manifestam a defesa do “cm”…) com “manchetes” como a de 26 de Novembro de 2015, em que o pasquim anunciava que “Costa chamou uma cega, um cigano e uma negra” para o Governo, (como se essas “características” fossem as mais “importantes” para as funções !). E que “mereceu” 239 participações à ERC, e a sua reprovação por aquela entidade, por incumprimento grosseiro do dever ético contemplado no código deontológico, manifesta promoção do racismo e xenofobia, ofensa gratuita à dignidade do cidadão, etc., etc., etc. !

        Os “albinos” deste “mundo” têm os “correios da manha”, que são o “ópio do povo” que merecem…

        E o “manha” não tem nada que ser “fechado”, ora essa !. Como é que superariam o “estado de carência”, a “ressaca”, os leitores das páginas “me telefona, vai ! Faço isto aquilo e aqueloutro…”, ao faltar-lhes esse “ópio”, os quais, constituem uma boa parte dos “intelectuais” que justificam as tiragens daquele vómito ?

        E porque é que, em qualquer lugar público, restaurantes, etc. là está o “opio” gratuitamente ? E porque é que no contracto com uma operadora de internet e televisão, eu pago mais 10 € mensais por ter um programa extra, o Globo-Premium, mas o CMTV, lá está presente na rede, gratuito e sem eu o ter pedido ?

        O “argumento Saramago” do “bom do Albino” ignora completamente , e bem se percebe porquê, por ex. este parágrafo do texto de Viriato Teles : “ A estratégia de ataque” está em curso desde há vários anos e tem objectivos bem definidos. Foi assim que já se assistiu a uma tentativa de tomada de assalto da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista por um grupo de homens-de-mão da Cofina, por sinal empresa proprietária do CM, que por sua vez é a publicação que detém o maior número de queixas na CCPJ”.

        Será que o “bom do Albino”, é mais um dos que vão abundando “por aí” a defender “jagunços, coronéis, e homens-de-mão ” ?

  2. Uma estreia auspiciosa espero. Pena que o tema . campanhas e acusações sejam precisamenet contra e o meio que mais ataques sofre por hora em todo o panorama portugues e curiosamenet mais tem crescido, no jornal na tv e na web, depsrezando os doutos parecers de todos os “tudologs da comunicação. O povo é msmo cretino e coitados nem sabem do que gostam. o que seria deles sem nós os especilaistas em tudo e num par de botas.

    • José Peralta says:

      Pois ! Eu não sou “especialista” ! Mas isso impedir-me-á de ter opinião ? E contra o “correio da manha” especialmente ? Que “tem crescido”, sim, no jornal, na tv e na web ! Mas, o “porquê” é, na minha opinião de “não especialista”, um “caso de estudo” que devia ser analisado…

      Por…especialistas…

      E repito, o que escrevi acima “E porque é que, em qualquer lugar público, restaurantes, etc. là está o “opio” gratuitamente ? E porque é que no contracto com uma operadora de internet e televisão, eu pago mais 10 € mensais por ter um programa extra, o Globo-Premium, mas o CMTV, lá está presente na rede, gratuito e sem eu o ter pedido ?”

      É o tal “porquê” !

  3. Paulo Só says:

    Segundo o Dário de Notícias de hoje, em artigo de opinião da direção do jornal – um tal de Leonídeo Paulo Ferreira – o John McCain é um Senhor. Pois bem, deveria se informar melhor. Nos anos 80 esteve envolvido com mais 4 senadores num escândalo de corrupção que prenunciou a crise de 2007. Era amigo de um dos condenados num caso de crédito fraudulento, com viagens no avião do mesmo, férias na casa dele, mais de 100 mil dólares de contribuições, investimento de mais 500 mil dólares da mulher dele em negócios desse sujeito etc. Algo que Portugal mesmo lhe valeria cadeia. É isto o jornalismo. Escapou, pois quando foi julgado pelo comité de ética do Senado não era Senador. E depois foi reeleito…. Grande democracia. Corrupção só em Portugal.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s