Crónica de Paris: A Donzela de Orleans e os Castelos do Loire

DSCN0742 DSCN0747

Orleans fica a cerca de 130 quilómetros de Paris. Estamos na capital do Vale do Loire, a histórica cidade libertada por Joana d’Arc durante a Guerra dos 100 Anos. Toda a cidade evoca a jovem Jeanne, queimada viva em 1431 na sequência de um pacto estabelecido entre os Borguinhões e os ingleses que ocupavam parte da França. É uma cidade agradável e que merece uma visita.
A 50 quilómetros, para sul, fica o primeiro dos famosos castelos do Loire, o Castelo de Chambord. É uma das mais magníficas construções do séc. XVI. Apesar das suas dimensões, foi construído apenas para servir de pavilhão de caça para o rei Francisco I. Na época de Natal, quando escurece, inicia-se um espectáculo de luzes sobre a fachada do castelo que vale a pena observar. Aliás, quem puder, deve reservar uma série de dias para o Loire, uma das mais belas regiões de França.
DSCN0704DSCN0711DSCN0706DSCN0707

Fotos: Castelo de Chambord de dia e iluminado; Catedral de Orleans e seu interior; Alto-relevo de Joana d’Arc com inscrição.

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Os castelos do Vale do Loir são fantásticos. Daqui a vinte anos, quando a maioria dos aventadores entrar na reforma, volto a estes lugares. Vamos de camioneta, deixamos os netos e o Aventar entregues aos filhos …

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading