Externato de Braga: Olha se fosse na escola pública!

Ao que parece, um aluno de 16 anos do Externato Carvalho Araújo, em Braga, disparou sobre um colega à entrada do estabelecimento de ensino. Diz a PJ que o disparo foi acidental.
Olha se fosse na escola pública! A violência no ensino público, as escolas que não formam, a falta de segurança, a culpa é dos professores, no ensino privado não há destas coisas e por aí fora.
Como estamos a falar de ensino privado, ah e tal, foi acidental. Alunos a fumarem e a drogarem-se dentro dos colégios? É acidental. Alunos a fazerem sexo e a ficarem grávidos dentro dos colégios? É acidental. É sempre acidental.
Ah, e os «rankings», claro, também são sempre acidentais.

Mais sobre o Externato Carvalho Araújo aqui e aqui

Comments


  1. Bem eu moro aqui ao lado e não ouvi nada, mas na verdade estes “meninos ricos” aventuram-se por caminhos desconhecidos por aqui.. Ainda se acham os reis da zona com os seus mercedes audis e bmw’s

    • ex aluno do ECA says:

      e tu deves ser daquelas chupa pissas que andam pra i .|.


      • Epá, e tu deves ser extremamente inteligente, a avaliar a qualidade da tua escrita… continua assim, continua a ser imbecil e burro que vais longe!

  2. Artur says:

    Antes de falares ou escreveres estas merdas pensa bem, mas pensa principalmente em escreveres a verdade. Eu sou aluno e presenciei tudo isto (eu como muitos) e posso dizer que tudo o que esta ai escrito é tudo uma mentira. Acho uma piada a estes “jornalistaszecos” da treta. Nao vejo o porque destas noticias, para que mentir as pessoas? Metes a tua mulher e e. Acordem pa vida e deixem-se das porcarias das maquinas fotograficas. Passa bem!!!


  3. Ó coleguinha, vê lá com quem estas a falar. É que se tu és aluno, eu sou professor. E a mim, tratas-me por «senhor professor». Entendido, ó puto ranhoso?

    • ex aluno do ECA says:

      ui tadinho, ta muito chatiadinho o professor de merda .!.
      tu ca fora nao és stor nenhum, se tu fosses meu stor eu podia chegar ca fora e rebentarte a boca toda e nao era por seres professor que eu nao podia fazer isso

  4. maria monteiro says:

    ” tudo foi conduzido com a maior da discrição até por envolver alunos filhos de pessoas conhecidas da região e com poder de compra” cada vez mais estamos acordados para a vida e ainda só li o DN…

  5. maria monteiro says:

    “andavam sempre juntos por isso o disparo foi uma coisa acidental fruto de uma brincadeira” explica Rosa Araújo
    “será sempre dificil encontrar uma explicação para o que aconteceu até porque são jovens muito educados, nunca se verificou aqui qualquer incidente e neste tipo de instituições o estrato social faz a diferença” afirmou ao DN Rosa Aráujo, directora pedagógica de externato

  6. Ricardo Santos Pinto says:

    “neste tipo de instituições o estrato social faz a diferença”.
    Vê-se…


  7. ya mete mesmo piada estes comentários fogo. ve-se mesmo que nao conhecem o externato… e qto aos meninos ricos , e aos bmw’s audis e mercedes ha algum problema ? dor de cotovelo talvez nao ? e crescer ? dava jeito (;


  8. Isto tb podia ter acontecido noutra escola qq o externato e uma escola super segura e ng tem culpa do que aconteceu. Nas escolas publicas acontecem coisas piores ha porrada todos os dias por isso nao venham praqui fazer comparações.
    Se vos choca ouvir falar em estratos sociais, se preferem nao ver as evidencias entao tb n venham mandar ca comentarios. Nao sou apologista de catalogar pessoas, mas tambem cada um faz as suas escolhas e nao ha que criticar.
    E que? nao vejo o problema dos bens materiais cada um anda como quer, essa discussao e ridicula isso nao tem em NADA a ver com o assunto, s n tem dinheiro para andar em privadas azar o vosso, façam por nao andar a facada nas vossas escolas que eu faço na minha. AH, e nao falem do que nao sabem (,


  9. Ó coleguinha, vê lá com quem estas a falar. É que se tu és aluno, eu sou professor. E a mim, tratas-me por «senhor professor». Entendido, ó puto ranhoso?

    E grande educação digoLHE ja SENHOR PROFESSOR *


  10. Ó coleguinha, vê lá com quem estas a falar. É que se tu és aluno, eu sou professor. E a mim, tratas-me por «senhor professor». Entendido, ó puto ranhoso?

    E grande educação digoLHE ja SENHOR PROFESSOR *

  11. Ricardo Santos Pinto says:

    Assim sim, meu caro aluno! (viste como te dirigiste a mim no primeiro comentário?)


  12. nao e a mesma pessoa.


  13. Nos externatos de Portugal é tudo boa gente. Os automóveis foram comprados com o suor dos seus rostos, gente que depois das aulas ainda vai fazer uns sapatos para ganharem a vida.
    Esta arrogância diz tudo: o tipo de putos a quem eu não vendia aulas nem que me pagassem o dobro.


  14. se vender aulas é do que vocês falam, tentem ganhar a vida sem espiar e vender o dia-a-dia dos outros, talvez isso fosse uma maneira melhor de viver a vida!!!
    Isto porque uma vez que não sabem de metade do que se passa podem fazer alegaçoes que nada tem a ver com a realidade!

    • Luís Moreira says:

      j,V,N, essas vossas identificações mostram bem que estão muito incomodados com o que aconteceu. Assumam e deixem-se de manobras de diversão que por aqui não levam nada. Acontece a quem é jovem e julga que ter um BMW é uma grande coisa. Nunca é uma grande coisa e muito menos quando não é ganho com o suor do nosso rosto. E, já agora, não sou professor e fiz muitas asneiras, mas a pé e descalço…


  15. Meu caro, se nós não sabemos nem metade, conte lá as duas metades…


  16. Boas…
    O que aconteceu no extrenato não tem explicação, pois é grave um jovem 17 anos ja andar de arma… Mas isso é nosso mundo, e o nosso Portugal…tanto faz ser Privado ou Publico, por isso meus amigos não vamos culpar o Externato de nada… Temos condenar o aluno pois apartir dos 16 anos já não se é uma criança…já se responde pelos seu actos…Já foi aluno do Extrenato Carvalho Araujo, e tenho a informar que é uma escola rigida tanto ou mais que o publico, os motivos de se ter altas notas deve se ao facto do acompanhamento que o extrenato ofereçe, muitas aulas para preparação de exames…COM MUITA HORA DE ESTUDO E DEDICAÇÂO OS RESULTADOS SÃO OBIOS… Em relação aos carros de alta celindrada é uma verdade, os filhinhos de papás…MAS TAMBÉM EXISTE MUITA MAS MUITA GENTE QUE SABE DEUS PARA ANDAR LÁ, FAMILIAS HUMILDES QUE TRABALHO UMA VIDA COM OS SALÁRIOS MINIMOS E AJUDÃO OS FILHOS NUM FUTURO,E POR VEZ O ALUNO É TRABALHADOR ESTUDANTE…o extrenato tem alunos de todo País incrivel que pareça… no meu ano andava malta de MONTALEGRE, VILA REAL, BRAGANÇA, CHAVES, TROFA, FAMALICÃO, BARCELOS, ESPOSENDE, PÓVOA DE VARZIM, GUIMARÃES, FAFE, VIEIRA DO MINHO, ARCOS DE VALDEVEZES….Por isso podem ver que também tem muita PESSOA HUMILDE QUE TEM DE PAGAR O EXTRENATO, O QUARTO, OU OS TRANSPORTES PUBLICOS COMO O COMBOIO E AUTOCARRO…
    Por isso não é só os BMW’S, MERCEDES, AUDI’S, PORCHES,….POIS ESSES SÃO MEIA DUZIA DE TRISTES…QUE OS PAPÁS TEM CARROS MELHORES QUE OS PROF’S, E EXIBEM-SE…QUERO VER DAQUI A 20 ANOS, OS CARROS DELES 😉 😉 🙂 🙂


  17. A escrever dessa forma acabou de demonstrar os reais motivos das notas altas do tal “extrenato”. A menos que tenha lá andando para concluir o 1º ciclo com notas baixas, admito.

  18. Rita says:

    Acho incrivel que se fale assim de realidades que se desconhece. Algum de vocês já entrou naquela escola? Frequento-a há três anos e se me perguntarem, a mim ou a qualquer um dos alunos mais antigos, vão ouvir de todos eles que aquilo não é uma escola, é uma casa.
    Ser maioritariamente frequentada por jovens de uma classe social alta, é um facto mas isso não dá à escola um menor mérito. Quantas pessoas não gostavam de ter um mercedes ou um bmw? Não têm porquê? Não podem! Lá está, nenhum deles tem culpa de poder. Ninguém é pior ou melhor pessoa pelo carro que tem, muito menos se pode avaliar uma escola pelos carros dos alunos que a frequentam.
    Tabaco? Drogas? Oh Meu Deus, fazem daquilo o quê? Há, certamente, mas não mais do que numa escola publica e sempre no exterior. Cenas de sexo? Por favor! Isso NUNCA foi visto lá.
    Informem-se


    • Eu não tenho nem um mercedes nem um BMW e isso não me causa nenhum trauma.
      Agora, que raio de escola é essa que deixa os miúdos entrarem com armas??? Não têm dinheiro para contratar vigilantes, com as propinas provavelmente elevadas que os encarregados de educação pagam?? Se calhar, a escola está nas lonas…

  19. Ricardo Santos Pinto says:

    Se calhar é melhor ler o post com mais atenção, Rita. Não estou a falar desse Externato, estou a falar em geral. «Nos colégios», como diz o texto. Ou seja, nos colégios há a mesma coisa que nas escolas públicas. Não estou a falar desse.

  20. Rita says:

    Então não ponhamos o Externato Carvalho Araujo nesses “colégios”, porque seria realmente um erro.
    “Ou seja, nos colégios há a mesma coisa que nas escolas públicas.”, é um facto. Mas, e se fosse numa escola publica isso seria tema para ser comentado? Seria noticia de abertura num jornal de televisão? Não, seria no máximo nota de rodapé.
    Aproveito para acrescentar um ponto de que me esqueci no comentário anterior: Há uns anos, um aluno do colégio D.Diogo caiu de uma janela, morreu; há dois anos, o mesmo aconteceu com um aluno interno que, felizmente, não morreu. Não isso noticiado, nem comentado. Talvez porque até a TVI, que tem por habito noticiar as desgracinhas todas do mundo, se deixou comprar pelo grande Dr. Araujo. Enfim…

  21. Rita says:

    Não vejo isso noticiado *

  22. Rosário says:

    Pois, eu , nos meus 50 anos sinto-me, vejo-me e dizem-me parecida, quase igualzinha, com os mesmos tiques, comportamentos e atitudes de tios que não conheci, de avós que mal lembro, e claro pai e mão. Até me acham bem à maneira das minhas manas e alguns primos….

    Caraças, só não há quem me ache parecida ou a sair assim ó parecido com nenhum dos tantos professores que tive….

    que azar, naquele tempo eu fui educada pelos pais e família…. por isso tenho o feito tipo eles

    Tanto queria ser parecida com o velho Magalhães Lima meu prof de matemática……

    Ou mesmo com o Calçada, meu prof de geografia…..

    Se calhar os unicos com poder de nos ´moldar´e domesticar´mesmo so os pais…

    Os professores apenas ENSINAM…..

  23. aluna do eca says:

    LOOL, o tiro nem foi a porta xD e o gajo nem tinha 16 anos xD

    mais uma coisinha, o externato nao é colégio amor 😀

  24. maria monteiro says:

    e mais uma coisinha… a pistola nunca existiu, o tiro também não, os alunos esses foram uma miragem… ups e… quem disse que foi acidental esfrega as mãos de contente … será que está a ver a cor do dinheiro?

  25. Aluno da Eca says:

    Depois deste pequeno excerto publicado por um autor que pouco me deu a perceber a sua escrita depois de tanta ironia … digo lhe :

    Andei na escola Publica até ao ultimo ano 11 ano!!
    Passei agora no 12 ano para o extrenato Carvalho Araujo e ao inicio pensei que era mais facil e bla bla bla mas afinal fiquei a comprender que parece mais fáci devido a boa qualidade de professores que temos.

    Quanto ao tiro, na antiga escola Publica em que andava, havia raparigas a fugir de casa porque os pais descobriam que consumiam droga, foram inclusive professores de braga para lisboa para a estação de comboios ver se econtravam as alunas, envolveu GNR e tudo mais mas nada passou na TV provavelmente nao ia ficar bem ao ministério da Educação.

    Porque foi acidental e ate explico melhor, o aluno levou uma arma para mostrar ao colega e pelo que sei a arma estava descarregada, mas apesar da arma estar descarregada como nao tinha experiencia nao pensou que podia tar a ultima bala na camara da pistola mas tava e como ja referi ao tar descarregada o aluno pensou que nao havia qualquer problema, e foi intencional. Se foi intecional e dados os factos acho que todos conseguimos perceber a nao se o autor que tenho a certeza que nao vai perceber depois deste “post” que nao diz nada de interessante.

    Ate digo mais no dia do tiro entrei e nao dei por nada, so soube a 13 horas por contacto de familiares que estava a dar na Tv.

    Gostava de saber porque nao escreve sobre escolas Publicas, e que casos nao faltam ???

  26. maria monteiro says:

    pois é caro aluno da Eca também não ficava nada bem ao ME, nem às escolas, saber que há jovens que se drogam para estudar. Snifar anfetaminas, injectar esteróides etc, etc,etc… está muito na base da “sabedoria” duma grande elite de estudantes … assim conseguem ser os “melhores”.

    Pois também há os que se drogam porque sim, os que se drogam de sexta a domingo e depois… tomam-lhe o gosto e nunca mais param

    Ora paizinho que se preze e descobre uma coisa dessas certamente não vai ficar de braços cruzados… ou será que vai?

  27. antónio says:

    eu sou aluna no externato e nao sei qual é o vosso problema, se compram bmw, audi, mersedes é com cada um. e deixa la que te diga, sou aluna e nao tenho nem bmw, nem mercedes, nem audi, se a inveja é tanta do que os tem, trabalhai porque quem os tem nao os roubou, trabalharam para os terem. sou filha de pais imigrantes e trabalharam para um dia me darem o melhor. se tem inveja por coisas destas eu metia a minha cara num saco. e se efectivamente as notas são melhores deve-se a qualidade de ensino que nos dão, andei numa escola publica e o que aprendi foi nada, ate á agressividade dos professores, e se nao conheces as instalaçoes é melhor nem abrires a boca, para quem fala de sexo dentro de um colegio, isso no externato esta muito longe de acontecer, a respeito pelos outros, queira acrescentar que para quem leu e sabe o que realmente se passa la dentro, de quem nao esta la vai uma grande diferença falarem do que nao tem conhecimento e quando falarem dizerem mentiras e invejas. enquanto a inveja e a mentira forem maior que a verdade nao iram longe porque a verdade por mais pequena que seja ela virá sempre ao de cima. por favor quando falares questiona-te se sera verdade o que iras dizer…

  28. antónio says:

    garanto que dentro do externato nao havera droga, mas qual éo teu problema?
    faz uma entrevista a escola publica concerteza que verdades nao te faltam. como ja disse estudei numa escola publica e fumavam as escondidas na casa de banho dentro do estabeleciemto de ensino, ate mesmo professores, eenquanto nem os professores no externato fumam dentro, dirigem-se ate a porta assim como os alunas que nao derrespeitam as regras.

  29. Catia says:

    Por ne:
    ”Boas…
    O que aconteceu no extrenato não tem explicação, pois é grave um jovem 17 anos ja andar de arma… Mas isso é nosso mundo, e o nosso Portugal…tanto faz ser Privado ou Publico, por isso meus amigos não vamos culpar o Externato de nada… Temos condenar o aluno pois apartir dos 16 anos já não se é uma criança…já se responde pelos seu actos…Já foi aluno do Extrenato Carvalho Araujo, e tenho a informar que é uma escola rigida tanto ou mais que o publico, os motivos de se ter altas notas deve se ao facto do acompanhamento que o extrenato ofereçe, muitas aulas para preparação de exames…COM MUITA HORA DE ESTUDO E DEDICAÇÂO OS RESULTADOS SÃO OBIOS… Em relação aos carros de alta celindrada é uma verdade, os filhinhos de papás…MAS TAMBÉM EXISTE MUITA MAS MUITA GENTE QUE SABE DEUS PARA ANDAR LÁ, FAMILIAS HUMILDES QUE TRABALHO UMA VIDA COM OS SALÁRIOS MINIMOS E AJUDÃO OS FILHOS NUM FUTURO,E POR VEZ O ALUNO É TRABALHADOR ESTUDANTE…o extrenato tem alunos de todo País incrivel que pareça… no meu ano andava malta de MONTALEGRE, VILA REAL, BRAGANÇA, CHAVES, TROFA, FAMALICÃO, BARCELOS, ESPOSENDE, PÓVOA DE VARZIM, GUIMARÃES, FAFE, VIEIRA DO MINHO, ARCOS DE VALDEVEZES….Por isso podem ver que também tem muita PESSOA HUMILDE QUE TEM DE PAGAR O EXTRENATO, O QUARTO, OU OS TRANSPORTES PUBLICOS COMO O COMBOIO E AUTOCARRO…
    Por isso não é só os BMW’S, MERCEDES, AUDI’S, PORCHES,….POIS ESSES SÃO MEIA DUZIA DE TRISTES…QUE OS PAPÁS TEM CARROS MELHORES QUE OS PROF’S, E EXIBEM-SE…QUERO VER DAQUI A 20 ANOS, OS CARROS DELES ”

    Eu Sou aluna do Eca e tudo que já disse em comentarios noutros locais, é cópia do que disse com toda a razão. E hoje continua a ser exactamente igual , gente de todo o país , o nivel de exigência ee os filhinhos e papas e os mais humildes 😉
    MElhor comentário e mais verdadeiro impossivel.
    Isto para calar o monte de gente que nem tem ideia do que estão a falar 😉

  30. Catia says:

    e concordo com a Rita 😉 BEm dito e completamente verdade


  31. Só pessoas ignorantes e que podem escrever estas coisas, só mesmo quem nunca entrou la dentro. eu também era um desses que achava que no Externato Carvalho Araújo se davam as notas mas após a primeira semana la já deu para ver que estava completamente enganado, não a facilidades no externato apenas existe uma equipa de profissionais que se preocupam e estam empenhados a ajudar os alunos no seu percurso escolar, e não e preciso ir muito longe para ver isso eu mesmo sou a prova disso nunca passei de 15 na escola publica onde eu andava no 12º fui para o externato e depois de estudar e fazer tudo como eles me aconselhavam os resultados estão há vista subi a minha media em 2 valores. . parem de tentar deitar as escolas privadas abaixo sem saberem como e que elas funcionam, e este comentário e o mais mais idiota que eu já vi. o Externato Carvalho Araújo é das melhores escolas do pais, encarem isso como uma realidade e não o tentem deitar abaixo quando um aluno é baleado porque quantos e quantos alunos são esfaqueados e vitimas de violência nas escolas publicas e não vos vejo a publicar certos comentários só que como e uma escola privada ai tal vamos deitar estes abaixo porque são os melhores do pais, parem de ser crianças meus senhores e minhas senhoras…e para quem não esta dentro do assunto o aluno foi julgado no tribunal. .
    Boa tarde meus senhores


  32. Se o senhor Ricardo Pinto diz ser quem realmente e deve ser então mais um dos professores do nosso ensino publico que faz as pessoas preferirem o ensino privado só a maneira como fala das coisas sem saber do que realmente fala e a maneira como responde aos comentários das pessoas que são livres de exprimir a sua opinião. Mas enfim são os chamados “jornalistaszecos” que o nosso pais possui.


    • “Jornalistazecos”, Rui, é “jornalistazecos” que deve escrever, e não “jornalistaszecos”. Percebeu, rico?


  33. Não me digam que acham normal que um aluno leve uma arma para uma escola privada!!! Será que esta escola não tem dinheiro para contratar guardas ou vigilantes, tendo em conta as propinas provavelmente elevadas que os encarregados de educação – os papás e as mamãs dos meninos que andam de Mercedes e de BMW – pagam??? Ou será que a direcção da escola não sabe gerir bem o dinheiro que recebe???

    Sim, é verdade que isto acontece nas escolas públicas, mas o problema é que muitas delas têm problemas de falta de pessoal. Percebem ou é preciso fazer-vos um desenho?

Trackbacks


  1. […] Externato de Braga: Olha se fosse na escola pública! […]


  2. […] Externato de Braga: Olha se fosse na escola pública! […]


  3. […] uns meses, foi notícia uma cena de tiroteio no Externato Carvalho de Araújo em Braga. Chamei a atenção para o facto e comparei com o forrobodó que teria sido na nossa Comunicação Social se a cena se tivesse […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.