A excelência do ensino no Externato Carvalho Araújo em Braga

Em relação ao meu «post» sobre o tiroteio de anteontem, uma aluna do Externato Carvalho Araújo, em Braga, brindou-nos com este comentário de fino recorte literário:

ya mete mesmo piada estes comentários fogo. ve-se mesmo que nao conhecem o externato… e qto aos meninos ricos , e aos bmw’s audis e mercedes ha algum problema ? dor de cotovelo talvez nao ? e crescer ? dava jeito (;

Muito mal vai o ensino público quando…
Ai é privado? Ah… Então não faz mal, era a brincar.

Mais sobre o EXternato Carvalho Araújo aqui e aqui

Comments

  1. Luís Moreira says:

    ya,meu…n tás na onda, bmws só pode ser dôr de cotovelo.O tempo encarrega-se disso, Ricardo, não te amofines…


  2. yao, man. tasse memo a ver q ex un ganda invejoxo. tá?

  3. maria monteiro says:

    Ensino privado que se preze tem que ser o melhor em tudo, até…. nas explicações do tiro “ao alvo”

  4. Carlos Loures says:

    Ricardo, num serviço informativo da RTP vi aspectos do tal externato. Em termos de equipamentos pareceu-me inferior a muitas escolas públicas que conheço. Ou foi ilusão minha, ou no nome do colégio que, em grandes letras está sobre o muro, o CARVALHO tinha sido vandalizado, faltando-lhe o V? Se não foi ilusão, como se compreende que num colégio privado e, certamente caro, o vandalismo e o desleixo sejam tão grandes?

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Sim, em geral as escolas publicas têm mais meios do que as privadas no que diz respeito aos equipamentos. A principal diferença é que as escolas privadas seleccionam os melhores alunos e se por acaso escapa algum mau é convidado a sair. As escolas públicas acolhem todo o tipo de alunos, sem discriminações, e mesmo assim ficam à frente de muitas escolas privadas.

  5. Carolina says:

    Excelentissimos Carlos Loures e Ricardo Pinto para a vossa informação o Externato Carvalho Araújo tem óptimos equipamentos, estão tambem muito mal informados relativamente á escolha dos melhores alunos, este colégio privado não faz essa escolha, portanto antes de fazer referencia a isso deveriam ter se informado antes de publicar tal comentário. Caso não saibam este ensino localiza-se ao lado de uma escola pública, porque não terem sido esses alunos a tirarem o tal ‘V’?!, como tambem seria muito normal um aluno qualquer ( mesmo que seja um aluno do ECA ) por simples brincadeira, por andar num colegio privado não quer dizer que deixem de ser adolescentes e se comportem como tal. Falo assim, pois sou uma aluna do ‘tal colégio privado’ e sei realmente como as coisas se sucedem,
    obrigada.

    • Luís Moreira says:

      Carolina, claro que pode acontecer no público ou no privado, a questão aqui levantada pelo Ricardo é que se fosse no público, a comunicação social fazia um “escarcéu” muito maior. Ninguem tem nada contra o ensino privado, o meu filho tambem andou num e foi das melhores opções que tomei na vida! Há de tudo como na farmácia!

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Carolina,

      Eu nunca disse que o referido Externato não tem equipamentos. Disse que, em geral, as escolas públicas têm melhores.
      Quanto ao aspecto exterior do Externato, o Carlos baseou-se nas imagens transmitidas numa reportagem da RTP. E há-de convir que o aspecto de uma instituição que recebe milhares de euros dos seus alunos não é o melhor…

  6. The_N says:

    Arrisco-me a dizer como ex-aluno do externato que não há escola pública pertencente á DREN que tenha melhores equipamentos do que o ECA.

    E, talvez, por isso mesmo é que não apostaram tanto no layout exterior. Contudo, há que ver que o externato foi desenhado por um dos melhores arquitectos de braga, isto é, optou por uma fachada em pedra antiga como aspecto exterior.
    Andando uns 100m por um passeio impecável ladeado de relva sempre tratada e bonita, encontras uma escultura em forma de tanque, com repuxo de água ladeada por 2 enormes palmeiras e bancos em pedra.

    A escola é toda construída para baixo do solo, em forma de bunker, arquitectonicamente brilhante onde todos os blocos têm ligação a todos os outros recintos, com os melhores acabamentos e materiais visíveis a olho nu.
    Uma casa em pedra emerge sobre este recinto – a secretaria – que segue todo um padrão exterior e interior caracteristicos desta escola.

    Agora cada um é livre para achar o que quiser.
    Só não são livres para concluir precipitadamente certos e determinados aspectos, dos quais não têm informações suficientes para falar.

    Desafio.vos a entrar no externato. Tenho dito.

    Cumprimentos

  7. idina carvalho says:

    gostava de saber qual o mail do externato para saber das turmas

  8. José Candeias says:

    caros ex e actuais alunos do ECA

    Concordo com tudo o que foi dito, mas covinhamos que alguns de vocês precisam de umas expliocações de Português para acrescentar às outras que vocês frequentam para aguentar a notas da avaliação interna nos exames nacionais.
    Não falo com dor de cotovelo até porque tenho filhos que não precisaram do privado para entrarem em Medicina – apenas capacidade e muito trabalhinho, porque os pais não são ricos e sabiam que se queriam seguir o seu sonho tinham mesmo de trabalhar. boa sorte para todos.

    • Vera says:

      Gostaria que o Sr.José Candeias fosse primeiro lá ver os resultados dos exames antes de falar o quer que seja, pois o que relata são meras expeculações que fogem da dura realidade. Tenho a dizer mais, que a inveja é muito feia.
      Aluna do ECA

  9. Catia says:

    Tenho pena de só ver estes comentários nesta altura do campeonato. Sou aluna que acabei agora o scundário no externato, e amiga dos rapazes envolvidos no assunto, e tal que o alarido feito pela comunicação foi exageradamente desnecessário e exagerado, ao contrário do que as pessoas possam pensar. A verdadeira história que foi apurada tempo depois do alarido passar, é que houve realmente tiro, dois amigos que numa brincadeira que poderia ter sido evitada mas que não foi , levaram a arma para a escola e acidentalmente houveo tiro. A escola não tem responsabilidade pois nenhuma escola tem total controlo nestas situações, não culpem o facto de ser privado ou público. E parem por favor de falar na questão do português, é simplesmente repugnante. NOX SOMOX ADOLESCENTX CMO OTOS KUAISKERES E GOXTAMOX D EXCREVER CMO NOX APETECE, TASS?
    Eu estudei em publicas, mesmo no secundário e foi graças ao Eca que evolui numa escala de 0-10 de 2 para 9. A todos os níveis, condições?! São as melhores que já vi até hoje, sou ignorante pois deve haver melhores concerteza mas em todo o norte, conheço por várias formas a maioria das escola publicas e privadas e o Eca é sem dúvida das ou a melhor. Ensino? Melhor impossivel, temos fraca fama, é verdade, no entanto só quem lá estuda consegue ter a perfeita noção da excelencia de ensino que temos lá! Eu, pessoalmente aprendi de tudo, falar, escrever, português e inglês muito muito melhor, sem comparação às falhas que há no publico, já para não falar no desleixo e por vezes ”desistência” por parte dos docentes. No eca os professores são completamente incansáveis a todos os níveis. O que acontece é qe muita gente que até possa ter ou achar que não precissa de se esforçar ou que únicamente quer acabar o secundário, e os pápás andam apagar sem problemas, andam lá e pouco fazem, e passam, rés-vés. No entanto não se dão nem vendem notas, simplesmente andam o ano apertados e na hora H safam se como podem nem que seja só para passar e no entanto andam lá maioritariamente do tempo a ”pastar”. Quanto aos alunos que frequentam a escola com outros objectivos, digo vos que é preciso ter muita excelencia no que se faz. Nem no publico estudei, esforçei e trabalhei tanto, porque no eca exigem nos um nível elevado da coisas. Etc etc
    Quanto ao ”V” que falta no Carvalho, eu explico, a escola é constantemente vandalizada, e o fácil é tirar o V e fica logo uma piada para quem gosta de se rir no fim de vandalizarem a escola. Contudo a escola está constantemente a repor os estragos feitos e naquela altura do incidente estava sem o V.
    Quanto a quem vem praí gabar que os filhinhos não precisaram de estar no privado para ir para medicina… Parabéns. Mas do modo que fala parece até que foi um feito histórico. Da mesma forma que há centenas de alunos que por vário motivos não entram cá em portugal e procuram outros países, outros procuram as escolas privadas numa forma de tentar subir de alguma forma algumas décimas que seja.. Não somos menos inteligentes ou menos merecedores por frequentarmos uma escola privada. 😉
    E para alguém que esteja interesado, a possiveis futuros alunos do eca… digo vos, FORÇA. VÃO! Quando lá andarem vão desejar nunca sair, e vai mudar a ideia de escola + aulas = a uma grande seca e prisão. Areditem, é fenomenal ! Esforçem se e faça tudo que seja pedido, participem em todas as variadas actividades da escola, trabalhem que não custa , no fim vai valer a pena. Não ha como explicar a quem nunca experimentou…
    Mas acreditem que vão amar.
    Fiquem a saber que do melhor colégio de braga , segundo uma variedade de pessoas e entidades que o dizem, a maioria dos alunos ou uma grande parte ( que frequentem o secundário) transferem se para o Eca. Fiquem a saber que no Eca há pessoas de todo o norte, maioritariamente Barcelos, Guimarães, Braga, Esposende, Póvoa de Varzim , Póvoa de Lanhoso, Famalicão, Vila Verde, Caminha, Pnt. da Barca, Arcos de Valdevez, Vieira do Minho, Mirandela, Chaves, Vila Real, Porto, Vila do Conde, Montealegre, Pnt. de Lima, Viana do castlo, Bragança, etc etc…
    Experiência única das vossas vidas andarem numa escola como o Eca, acreditem! É UM TESOURO ! :’)
    Fiquem bem.

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Parabéns pelo comentário, Cátia. Vê-se que sais do Externato bem preparada. O que não é bem o caso dos teus colegas que comentaram anteriormente.
      Fica bem. Boa sorte para o futuro.

  10. Cátia says:

    Obrigado 😉


  11. O externato não se caracteriza por seleção de bons ou maus alunos. Se não arranjarem problemas e pagarem todos serão bem vindos. O que caracterizada é o ambiente que existe entre os alunos com alunos e alunos/professores. Existe um apoio extra-aulas que são incluídos nos horários escolares. Não vejo muitas escolas a fazê-lo. Os professores apoiam os alunos e ao contrário do que muitos pensam, eles não “oferecem” notas nem dão testes mais fáceis. Também pensava isso mas o certo é que não tinha nada com que basear para tal. Este ano, as opções do externato até foram bem puxadas. Tivemos 3 testes de fisica-quimica, 3 de biologia e geologia, 3 de matemática e mais os habituais trabalhos e testes às restantes disciplinas.
    O externato é uma escola formidável e tenho pena da fama que lhe colocaram. Todos que saiem de lá ficam com a noção do quanto trabalharam e do orgulho de puderem dizer que conseguiram entrar na universidade que queriam no curso que gostavam. Só que esses já estão muito ocupados com as oportunidades que lhes foram possiveis de atingir e daí só os insucessos é que saem cá para fora.
    E sim,claro que há casos de insucesso,mas garanto que não é por desistência dos professores.
    Acho que todos que querem dar a sua opinião sobre algo se devem informar.
    O externato já deixou muitos sorrisos de orgulho, e esses ninguém nos pode tirar (:


  12. Olá.

    Frequentei toda a minha escolaridade até ao 12ºano em escolas públicas e actualmente frequento o ensino superior público, dos melhores do país e que por acaso é cá em Braga. Contudo, tenho imensos amigos que frequentaram o ECA e que nos brindam com os seus testemunhos. Realmente, enquanto alunos têm todo o direito a óptimas condições uma vez que as quantias que exigem por mensalidade são bem altas. Agora como é que me justificam que alunos que frequentam uma escola pública têm maus resultados a determinadas disciplinas, e que posteriormente vão conclui-las no ECA, de repente se tornam grandes alunos? chamam a isto Rigorosidade? ou facilitismo? Confesso que já me apresentaram vários argumentos de facilitismo. Nomeadamente no que diz respeito a um componente tão sério que é a avaliação. Relembro que nunca frequentei o colégio, apenas me baseio em afirmações de ex-alunos, logo imponho-me apenas com interrogações e não afirmações. No entanto felicito os alunos que defendem esta instituição escolar.

    Fiquem bem*


  13. boas a todos.
    esta toda a gente a falar mal do ECA, pois eu vou para la este ano e digo-vos uma coisa quem não sabe não fala mal.
    E que fala mal do ECA que vá la para dentro veja como aquilo é e depois quando chegar cá fora, gostava de saber se ainda quer falar mal daquilo.
    tudo de bom para todos


  14. Estou sem palavras , com quem tao o ECA precisa dos ex’s alunos ou alunos actuais para se defenderem ? pois sim , digo-vos que por ali é so “fogo de vista” andei na escola ao lado (E B 2/3 de Real) e como amiga de varias alunas do ECA digo-vos nao compensa andar a pagar valores gastronomicos para la andar , porque no fim tem bons resultados quem paga mais. como explicam um aluno ir para la com negativa a uma determinada disciplina e de repente ficar um genio ? ah pois claro adoraçao divina -.- pois sim. a serio matem-se

  15. Sara says:

    Pessoal, esta “discussão” nunca vai acabar, o certo é que já ouvi falar muito bem do Externato, e também já ouvi falar muito mal. Pessoalmente, prefiro não ter opinião uma vez que vou lá muitas vezes e parece-me ser uma escola em condições mas por outro lado tenho amigos/as que foram para lá, e como já foi referido subiram as suas notas maravilhosamente rápido. O que não quer dizer que não se tenham empenhado para isso! Portanto , continuar com esta conversa não vai adiantar de nada porque nunca ninguém vai chegar aqui ,dizer algo e ser reconhecido o seu argumento como válido por todos. É uma discussão que não tem fim possível. Pelo menos por agora. Obrigada

    • António says:

      Rú, valores “gastronómicos”?
      Na verdade alguns gastam , outros investem e tu tens que investir no Português porque assim deixas um escola pública (EB2.3 e Real) mal vista.
      O que é pena é que neste país nem todos podem estudar nas melhores escolas e a vantagem do ensino privado é que se um professor não corresponder em termos profissionais ou científicos não tem hipóteses, o que contribui para uma maior homogenidade nas avaliações.
      Desejo-te as maiores felicidades.

  16. André says:

    Boa… se se habituarem a testes fáceis é óbvio que já não vão ter testes difíceis para comparar… é irónico, ou magia, que o pessoal que vai para lá, sobe de 12s para 18s e 19s e continua a fazer um piroco no estudo e a coçá-los o dia inteiro nas aulas… O Natal é quando o homem quiser, mas aparentemente lá é todos dias em que lá se paga para andar… depois chegam os exames, algo que já não está à venda e vai tudo com o carai.
    dispensas para estudar para testes? justificações de faltas pelo director de turma porque o estudante andou a tocar viola em tempo lectivo mas o DT está-se a cagar para o que o aluno fez e apenas justifica?
    Educação Física onde se pratica actividades desde de jogar dodge ball até passear pela cidade vendo montras? por favor…
    Isso é preparação para o futuro? Sim, pelos vistos deve ser. Quem tem dinheiro para comprar notas também deve ter dinheiro para passar a vida toda a coçar a micose à custa do dinheiro dos progenitores ricos.
    Bem, mas isso é com eles… Se têm dinheiro no presente para gastar, porque não o fazer? O excêntrico desperdiça, o sensato investe.

    • Vera says:

      A partir do comentário acima descrito podemos verificar logo á partida, pela linguagem, a diferença de uma pessoa não socialmente formada de uma socialmente formada. É realmente triste, eu acabei agora o 12º no ECA e é engraçado ver as pessoas das escolas públicas, sem saber do que falam e a fazerem comentários. Tenho a dizer que tenho muito orgulho em dizer que andei no ECA porque para mim isto é que é realmente uma escola, onde se aprende a ser pessoa a todos os niveis. Por favor gente que não sabe do que fala porque não andou lá, quando não se sabe do que se fala é melhor ficar caladinho do que abrir a boca para dizerem só asneiras.


  17. Concordo plenamente: “excêntrico desperdiça, o sensato investe”! a questão no ECA é mesmo essa! de fecto muita gente que não pensa no futuro anda la a deperdiçar. Os meus pais investiram no ECA e graças a esse esforço da parte deles eu consegui adquirir conhecimentos que não consegui nas publicas. E sim, usufrui daquele milagre de ver as minhas notas subirem significativamente! Mas na verdade nao foi bem milagre. O que aconteceu é que no ECA os professores me mostraram que o esforço e dedicação são recompensados. Não se importaram de perder mais tempo numa materia para que todos a entendessem na perfeição, e ainda exigiam que tivessemos presentes em aulas de apoio. Parece milagre, mas os excelentissimos senhores que frequentaram escolas publicas e que por isso são mais intelegentes que nós facilmente compreenderão que se calhar não é assim tao milagroso, se tentarem um pouco do raciocinio! Porém eu tambem frequentei uma escola publica antes de entrar no ECA. Não sei se consideram a diferença muito grande, mas passo a descrever: lembro-me de ter uma turma com alguns alunos que não queriam saber das aulas, e passavam o tempo a “coçar a micose à custa do dinheiro” de todos os contribuintes nacionais! depois a turma era tambem constituida por cer de 3 alunos muito intelegentes e os restantes medianos, tal como eu. O que acontecia nas aulas é que os professores tinham uma obcessão enorme em cumprir o programa. se os alunos o entendiam? não importava! o importante é que ele seja cumprido na totalidade! é fascinante de facto o ensino publico. como devem imaginar, as aulas eram praticamente dadas para esses 3 alunos e os restantes se queriam aprender e nao entendiam a primeira, que fossem sacrificar os pais para lhes pagarem umas explicações e la conseguissem ter um 10!!!! As escolas publicas são, de facto fantasticas para educar os alunos a serem uns frustados que trabalharam duro no futuro e se deverão contentar com um salário minimo e sem consideração nenhuma! tal como acontece com a maioria das classificações! vergonhoso é como o descrevo! O ECA fez-me ver que com verdadeiro esforço posso ir mais longe, e abriu-me portas para a melhor faculdade do país! Aprendemos a crer mais e melhor, enquanto nas publicas aprendemos a contentar-nos com pouco! E para finalizar, contrariando todas as vossas expectativas, os meus exames nacionais ficaram na mesma media das classifações internas, e posso ainda referir que repeti exames que já tinha feito com aulas da escola publica, mas desta vez tive o apoio do ECA e subi de 13 para 18! Hummmm….na volta o meu pai foi pagar o exame à ministra da educação 😉
    Relativamente às explicações, eu pessoalmente não tive de recorrer a elas, mas não me parece errado que o façam, uma vez que so desenvolvem competencias.
    E o sr que tem os filhos em medicina deve sentir-se feliz por isso e por não preisar de recorrer a externatos, pois eu não recorri por ter dinheiro para gastar a toua, mas sim porque era o melhor tendo em conta a minha situação! Tenham cuidado com os comentarios que fazem, pois eu conheci no ECA pessoas que passavam muitas dificuldades para poderem la estar e atingir os seus objectivos!! Isto sim, chama-se esforço e muito trabalho! algo que pessoas limitadas avaliam como despredicio.

    Caro andre, ao contrario do que fiz no ECA, na escola publica justificava as faltas que queria e o meu DT aceitava, pois não queria que eu reprovasse por faltas. alguma coisas falhou nesse comentário 😉

    Pesso desculpa por eventuais erros ortograficos, mas foi algo que nem na escola publica conseguiram alterar 😉


  18. Pagar para ter notas !!!! Quando alguém do externato vai para a universidade:
    -ou vai para uma privada e passa
    -ou vai para uma publica e fica la 10 anos

  19. susana says:

    andei no ECA um ano, e se soubesse nunca tinha saido de la. tenho dito

  20. Tiago says:

    Boa noite caro Ricardo.
    Sou ex-aluno do Externato Carvalho de Araújo. Acho desde já interessante este seu Blog no ponto de vista em que os seus post sobre o ECA têm quase tanta fama como o próprio site da instituição.

    Entendo toda a sua revolta sobre a instituição, pois como ex-aluno confirmo-lhe que as notas são maioritariamente “dadas”, afinal para que estamos a pagar ?
    Independentemente do que qualquer aluno do ECA lhe diga estou aqui eu para confirmar que são dadas.

    Agora, há uma coisa que não aceito da parte de ninguém. Dizer que o ECA não “forma nem educa” é uma barbaridade. Qualquer aluno que sai do externato é sujeito a exames nacionais e pode-se ver pelas pautas que as notas são bem elevadas para uns e baixas para outros como em qualquer escola. Alunos com falta de educação há em todo o lado tal como alunos educados.

    cumps

  21. filipe santos says:

    A unica nota dada no externato é ed.fisica isso venha quem vier nao pode desmentir quanto ao resto biologia, fis. química considero muito mais dificil no extrenato do que numa escola publica, falo por experiência própria .
    tudo o resto é muito bom o ambiente é soberbo conhecemos pessoas de todo lado.Quanto á droga existe mas como em TODAS as escolas, seja publica ou privada !
    a melhor coisa que encontrei no eca foi o auxilio da maioria dos professores assim como funcionários : )
    deviam ser todas as publicas assim !!!

  22. Isabel says:

    Deixem de criticar! Quem critica é porque não pode lá andar!


  23. Boa noite. Não consigo perceber o pq de tanto dramatismo qnt ao eca. Tenho a dizer q só este ano (12º) fui para lá e estou muiiiiito arrependida de não o ter feito anteriormente pois além de os alunos nao passarem o dia a olhar e julgar-nos pelas roupas que levamos, os funcionarios e professores sao de simpatia extrema. As notas não sao dadas, podemos ser beneficiados no final mas isso até nas escolas publicas acontecem apenas aqui não dão desculpas como:” È so para ver se te esforças mais” ou “Vou dar-te o beneficio da duvida”. Os testes sao tao dificies como os de qqr escola publica apenas os resultados sao bastante melhores pq os professores nao se importam de repetir, nao desistem de nos, nao nos deixam tirar más notas, esforçam-se tanto quanto nós! A unica nota que podem dizer ser dada realmente é de educação fisica, mas para que é que nos precisamos disso? quem quer praticar desporto pratica quem naoquer nao pratica, qual o drama? na venham com coisas de que precisamos de fazer educação fisica, precisamos é de ter boas notas noutras disciplinas e nao ocupar tdo o nosso tempo com educação fisica como acontece por exemplo no carlos amarante. Alem de tudo isto o material é optimo, temos tudo do bom e do melhor – belas condiçoes, comida optima, material em perfeito estado (…)
    a mim só me parece que muita gente que se poe aqui contra o eca so tem uma coisa: dor de cotovelo por nao ter possibilidades de vir para cá.
    Só tenho a dizer bem do ECA, e proximos alunos: venham, seram certamente tao bem recebidos como eu fui !

Trackbacks


  1. […] A excelência do ensino no Externato Carvalho Araújo em Braga […]


  2. […] A excelência do ensino no Externato Carvalho Araújo em Braga | Aventar […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.