Quer explorar uma piscina olímpica, e equipamentos anexos, pela módica quantia de 2300 euros mensais? Vá ao Porto.


piscina_porto_campanhaAntónio Alves

Num negócio muito pouco transparente, a Câmara do Porto cedeu os direitos de superfície sobre a Piscina de Campanhã, a título gratuito pelo período de 25 anos, ao FC Porto. Essa é condição essencial, a cedência dos direitos de superfície, para que o FC Porto pudesse ter aberto no passado dia 16 de Dezembro um concurso público urgente para a realização de obras de recuperação da infra-estrutura assumindo-se este clube desportivo como dono da obra. É também condição essencial para que o FC Porto possa candidatar-se a fundos do QREN para financiar os custos das citadas obras.Este negócio foi tão pouco transparente que, apesar do FC Porto ter aberto o concurso já há um mês atrás, só há 3 dias é que o executivo municipal reuniu para votar a aprovação da cedência do citado direito de superfície ao FC Porto. Mais grave ainda, um dos vereadores, o da CDU, recusou-se a votar alegando desconhecer o processo e não ter tido tempo para o debater no seu partido. Isto é, no dia da reunião do executivo camarário para decidir sobre o assunto, um dos seus membros estava na mais completa ignorância sobre o processo enquanto o FC Porto, que não tem qualquer assento na Câmara, já sabia de tudo há meses.
Pelo que se sabe, através das notícias vindas a público, uma das condições do negócio é a candidatura e obtenção de financiamento europeu por parte do FC Porto. No concurso público aberto a obra é avaliada em 2,3 milhões de euros. O clube poderá obter um financiamento de 70% do total suportando os restantes 30%. Estes 30% representam 690 mil euros que divididos por 25 anos por sua vez divididos por 12 meses anuais equivalem a uma renda mensal de apenas 2300 euros. Fica mais cara uma lojeca com escassos 60 m2 na Rua Sta. Catarina. Não há dúvida que não é só no futebol que o FC Porto faz bons negócios. São tão bons que nem sequer irá gastar um centavo no projecto para as obras de recuperação: a câmara já o mandou fazer às suas custas. Custou cerca de 75 mil euros.
Para saber mais sobre este assunto leia aqui.

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Este “negócio” é em tudo igual ao do Campo do Olival em Gaia e que ninguém comenta, com a diferença que o aluguer do Campo do Olival à entidade FCP é de 500 (!!!!!) euros. Neste contexto, este por 2300 euros, é um exagero …

    Não está em causa a agremiação FCP.
    Estão em causa os políticos, os politiqueiros e as politiquices, para além de outras coisas que vão desde o “amor” ao jogo das influências.

    Este autarca já “descobriu” a cor azul para a cidade e agora oferece, a preço de saldo, a piscina ao Clube.
    Dito de outra forma, os políticos continuam a ser os mesmos trapaceiros e ao povo resta-lhe discordar mas no entretanto, paga e não bufa.

    • Ricardo Santos Pinto says:

      É igual ao do Olival, mas muitíssimo menos escandaloso do que aquele outro negócio, aqui há uns anos, em que a Câmara Municipal de Lisboa deu ao Benfica 65 milhões de euros, segundo contas da PJ, através da EPUL.
      http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html
      O que a Câmara de Lisboa deu ao Benfica nessa altura dava para construir 5 complexos do Olival. O Olival custou 13 milhões, não custou 65.
      Mas já que estamos a falar de complexos de treinos, muito mais escandaloso do que o complexo do Olival é o complexo do Seixal. Mas muito mais escandaloso. À beira disto, o Olival e as piscinas de Campanhã são trocos. http://a-sul.blogspot.pt/2008/07/urbanizao-benfica.html
      Quando se vê, convém ver para os dois lados.

      • MANUEL says:

        Acho é que deves aprender a ler.O titulo sugere uma coisa e depois ao ler-se o desenvolvimento da noticia não condiz a gota com a perdigota. Vai lá aos arquivos do teu propagandista e manda-o corrigir as asneiras que dizes. O SLB fez um contrato programa por causa do Euro 2004 e os encargos nas vias públicas foram da responsabilidade da CML.Se calhar querias que o SLB pagasse os arruamentos e passagens aéreas que tiveram que ser feitas. Engraçado que a noticia foi do JN.
        Quanto ao Seixal basta que vás até lá e verifiques in loco que a noticia foi especulativa e nada se confirmou. Não há projectos urbanisticos nenhuns.Há um centro de Formação pago pelo SLB.
        Confundir o Seixal com o Olival é como confundir o fcp com o SLB.Mas podias colocar a noticia do resultado do Tribunal de Contas sobre o “donativo” feito ao fcp pela CMP em relação aos terrenos onde fizeram o Estádio. O prejuizo camarário foi calculado em CENTO E CINQUENTA MILHÕES DE EUROS.Mais do que o valor da construção do COMPLEXO DA LUZ (estádio, campos de treino, piscinas, pavilhões)

        • TenhamVergonha says:

          “Há um centro de Formação pago pelo SLB” se gostas tanto de verdade então não a escondas, quem pagou o centro do Seixal foi a CGD com o nosso dinheiro e eu quero saber porquê, visto que não sou benfiquista nem ninguém na minha familia quero saber como é que o teu correlegionário Vara (sim esse mesmo) fez o que fez com o dinheiro dos portugueses…. .

          • DIácono Remédios says:

            Pagou com o teu dinheiro? A CGD é uma empresa e como tal tem orçamentos de promoção e publicidade. O FCP também é patrocinado pela CGD. Será que a CGD neste caso anda a ser roubada?
            A CGD promove o Seixal como promove outros equipamentos. Sabes o que é Promoção & Publicidade e para que serve? A ignorância indigente destes corruptos é tanta que até dói!

        • Ricardo Santos Pinto says:

          Passando ao lado da sua falta de educação, sempre lhe direi que é verdade tudo o que diz sobre as ajudas da Câmara do Porto ao FC do Porto. E contra isso sempre me insurgi.
          A diferença é que, ao contrário de si, não vejo um mundo a preto e branco, em que uns são anjos e os outros são demónios, em que uns são os bons e os outros são os maus. Não há um único dos clubes grandes que possa dizer seja o que for a este nível. O resto é clubite.

      • Simões says:

        É. E porque não falas na escandaleira dos terrenos para a construção do estádio do Ladrão? Em quanto contabilizas essa roubalheira?

    • Ricardo Santos Pinto says:

      E sobre isto, não há nada a dizer? Ou só interessa quando está em causa o Porto?
      http://www.ptjornal.com/politica/2015/02/12/perdao-ao-benfica-camara-de-lisboa-abdica-de-18-milhoes.html

  2. Reblogged this on O Retiro do Sossego.

  3. Nightwish says:

    Curioso, dos galináceos nunca ninguém abre o bico…não convém.

  4. Não são os galinácios ou os dragões que estão em causa. É a Câmara Municipal.

  5. João Soares says:

    Exmº senhor “AUTOR CONVIDADO” : O FCP é provavelmente o maior empregador da cidade.
    Certamente achará mais bem empregue o dinheiro roubado pelo seu chefe de fila
    que está no est.prision. de Évora a curar-se e as centenas de milhões que meteu no bolso do António Mota,Lena,Granadeiro,Mexia ,Esp. Santo,etc…
    Essas não lhe fazem comichão,pois não ?
    Já agora qual é o seu nº de Sócio do SLB ?

    • “O FC Porto o maior empregador da cidade” – quem diz isto não faz a mínima ideia do que é o Porto cidade

      • MANUEL says:

        Ele estava a referir-se às casas de alterne.Só no Calor da Noite deve dar emprego a muitas.

        • Ricardo Santos Pinto says:

          Não consta que o sr. Howard King frequentasse o Calor da Noite. Ele era mais o Elefante Branco.

  6. BENFICA CAMPEÃO 33 says:

    PORTO É MERDA

    FILHOS DA PUTA

    CORRUPTOS

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s