A Mariana Mortágua tem

Publiquei este vídeo no Facebook porque a sua partilha a partir de uma página estava bloqueada, alguém deve ter andado a brincar às denúncias. Vai a caminho das 200 partilha 700 partilhas 5206 partilhas e 151.425 visualizações, o que nunca me tinha acontecido com um vídeo, imagem etc. etc.

E como tenho acesso à forma como cada um a partilhou posso constatar que não, não é maioritariamente gente do Bloco, nem sequer de esquerda. Mas gente que escreve coisas como esta:

Oxalá esta “menina” um dia seja Governo!

A explicação da Mariana Mortágua é clara e simples, e obviamente que tem razão. Mas não é isso, ou só isso: há quem tenha nascido com este talento natural para a política, inspire confiança nas pessoas comuns, chamem-lhe empatia ou carisma. Uns têm, outros bem tentam mas não. O BE teve a sorte de mal se afastou da direcção quem tinha chegar a Mariana. Se calhar não é só sorte. Seja o que for, só precisam de arrumar os egos na prateleira e dar espaço a quem tem.

Adenda: vídeo substituído pelo original, com outra qualidade. Os mesmos 20 minutos, e a disponibilidade de outras intervenções na conferência “Quem ganhou com as privatizações?

Comments

  1. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    Recordo-me de um post aqui colocado há umas semanas sobre esta matéria, onde fiz um comentário que tocava a igualdade política e económico-financeira entre o PS “rosinha” e os fascistas.
    Notei na volta, muitos polegares invertidos ao comentário que fiz, vindo necessariamente de leitores que, sem darem a cara, apenas tiveram o condão de me deixar a dúvida se os meus opositores sem rosto eram “rosinhas” ou fascistas…
    As declarações bem humoradas de Mariana Mortágua, sobre matéria muito delicada e que põem a claro que o “rei vai nu”, arrancam-me um “Parabéns” à jovem deputada e as minhas “cordiais saudações” aos “rosinhas” e/ou fascistas.
    E pergunto a esta gente, se sabe o que é um “polvo”…
    Ouçam Mariana Mortágua que entenderão o mecanismo de assalto ao poder por uma turba que conduzirá o País a um buraco negro.


    • Esta menina sabe muito de bancos, privatizações e de muitos outros itens que os esquerdalhos combatem.
      Quem sai aos seus não é de genebra, porque o seu Pai CAMILO, de quem herdou o ADN, era um espertalhaço nestas coisas de bancos, como provam os balanços positivos que apresentava quando era Gerente do Banco de Portugal da Figueira da Foz.
      Num futuro governo que o Costa vai fazer com os esquerdalhos esta menina será a Ministra das Finanças e a sua irmã JOANA vai substituir o Carlos Costa no Banco de Portugal…

      • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

        Pois caro Viriato de Viseu…
        Essas coisas do clã Camilo, desconheço-as e o que aqui comunica, é uma opinião mas para mim, cai no período do futurismo, independentemente da razão que lhe assista.
        Mas em contrapartida estou a par das “traquinices” do clã governado pelo espertalhaço do Vitor Constâncio e do clã PSD governado por outro espertalhaço de nome Cavaco que fez “traquinices” com o mesmo peso e medida.
        Dito de outra forma, já sei o que a direita fascista e encapotada fez, com os exemplos que nos brindaram.
        Mas não digo que não tenha a sua razão. Mas antes de mandar foguetes, seria melhor apanhar as canas dos que andam há muitos anos a lançar fogo e obrigar o povo a pagar.

      • jose miguel santana says:

        “Esquerdalhos”, é a PQOP, SEU “ERNESTINHO”…………

        • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

          O Sr. José Manuel Santana, não passa de um arruaceiro que se esconde nas redes sociais para covardemente tratar mal as pessoas usando o insulto.
          Compreende-se porque de ideias … NADA.
          E ainda por cima demonstra toda a sua iliteracia.
          Quem escreveu “esquerdalhos” foi uma outra pessoa seu ignorante. Ao menos, saiba ler.

        • jose miguel santana says:

          A minha observação não era sobre o seu comentário, que até aprovo, mas sobre o comentário do Viriato de Viseu. PEÇO DESCULPA. Claro que o ernestinho seria VIRIATINHO.

          • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

            Pois eu não retiro nada ao comentário que lhe escrevi e dirigi anteriormente, independentemente das desculpas que pede.
            Saiba que o termo “Ernestinho” ou “Viriatinho”, é irrelevante.
            Relevante pela negativa, é a sua postura e incapacidade de demonstrar um comportamento urbano.

  2. Francisco d'Oliveira Raposo says:

    Reblogged this on Coisas de vida, pedaços do mundo… and commented:
    Masi claro que isto só vinho tinto…

  3. Nightwish says:

    Tal qual.
    Eu tenho muitas dúvidas sobre o caminho e a liderança do BE, mas a escolha está decidida: é no partido da Mariana e mais nada.

  4. Nightwish says:

    A versão completa da conferência está em https://www.youtube.com/watch?v=TuWG_sVDe-E , onde se pode ver os slides.


  5. Uma das pessoas do Bloco que muito provavelmente acabaria eleita em círculos uninominais a uma volta…
    Ou que provavelmente pode vir a obter um excelente resultado autárquico se assim o entender…
    Neste momento, eleitoralmente vale mais que o partido, não tenho dúvidas…

  6. Konigvs says:

    Há uns tempos, creio que na revista de imprensa do Fernando Alves na TSF, fiquei a saber que esta deputada, quando jovem era uma “rapariga comum que comia caracóis vivos”.
    Acho que isto é uma perigosíssima informação, pois já estou mesmo a imaginar os opositores:
    “Você gostaria de ser comido vivo”?!

    De resto, a imagem que tenho dela, é que ela retira demasiado as sobrancelhas e podia-se vestir um bocadinho melhor. Não sei, às vezes parece-me que tem um aspeto demasiado pesado. Picuices? Oh pá a imagem conta. Lembram-se do Guterres de bigode? É verdade, o político mais mal vestido de sempre (Durão) chegou a primeiro-ministro… Mas há muitos estudos que dizem que os eleitores votam unicamente pela cara do político. Basta olhar para o primeiro-ministro que temos. Carinha laroca, voz colocada. Programas eleitorais? Puffff!!!


    • Tiveste graça. Mas fica entre nós, não conto a ninguém.

    • José Gonçalves says:

      LOL, tiveste quase piada e olha que eu nem sou BE.Mas a tua forma de pensar faz lembrar a que ouvi à uns anos numa universidade de parte de uma aluna. Ela dava importância ao filme do Al Gore “An Inconvenient Truth” e ouvia o que ele dizia porque, ele estava bem vestido. Por isso se este senhora estivesse de Armani, tinha toda a razão no que diz, isto claro, segundo a tua forma estúpida de ver.
      Muito bom, deve ser por isso que a Ca Vácuo condecorou um alfaiate.

      • VHugo says:

        “deve ser por isso que a Ca Vácuo condecorou um alfaiate”

        Este último apontamento fez o meu dia! Obrigado!

    • Nina says:

      “…quando era jovem…” Pois! Com 28 anos está quase a entrar para o rol dos idosos!
      Fosse ela homem e iria reparar nas sobrancelhas?

      • Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

        Olha que se calhar reparava.
        Dá para se perceber que o escriba que assim se refere aos políticos é sobretudo uma pessoa muito “atenta” … ao que se vê. O que se faz, passa-lhe mais ao lado…


  7. Inteligente, conhecedora e convincente dos assuntos que aborda tem a minha simpatia. A alteração da lei eleitoral é nova arma dos neoliberais para se perpectuarem no poder.
    Ora agora viras tu, ora agora viro eu. Com os milhões fizeram mais um pasquim. Com milhões venderiam os excelsos deputados.


  8. Se mantiver a inteligência de continuar a defender só no que acredita(retirando-se de demagogias ou lirismos), prevejo-lhe uma intervenção publica muito promissora e muito superior aos dos parceiros caviares


  9. Como sei de quem ela é filha e conheço o pai,sei que o seu ADN está muito bem representado ,a sua actuação política no parlamento tem dito quase tudo sobre a sua estatura,embora muito jovem,não envergonha ninguém,qualquer pai se deve sentir orgulhoso de ter uma filha deste calibre !!!

  10. José Francisco Ribeiro says:

    Quem ganhou com a privatização da TAP?
    TODOS OS PORTUGUESES QUE PAGAM IMPOSTOS!
    Actualmente na TAP toda a gente rouba… como pode dar lucro?
    Estou de acordo com todas as privatizações que dão ao Estado prejuizos loucos.
    Estou farto de pagar impostos para tudo isso e muito mais.
    Trabalhem mais e falem menos.

  11. jose silva says:

    Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/96
    Foi concessionada à TERTIR, S. A., em 6 de Julho de 1981, através de contrato administrativo e em regime de exclusividade, a construção e a exploração de dois terminais internacionais rodoviários, situados na zona de Lisboa (Alverca) e na zona do Porto (Freixieiro), concessão essa que teria uma duração de 25 anos, ou seja, prolongar-se-ia até ao ano de 2006.

    A TERTIR, S. A., realizou investimentos em terrenos adquiridos, no caso do terminal de Alverca, ou expropriados, no caso do terminal do Freixieiro, tendo ficado titular de direito de superfície, mediante uma compensação simbólica.

    Ficou estipulado que, no termo do prazo da concessão, o imobilizado resultante de investimentos realizados reverteria para o Estado, mediante indemnização, procurando a TERTIR assegurar a reconversão ou transferência do pessoal ao serviço nos terminais, suportando o Estado os encargos da transferência e reconversão.

    Em 1991, e a pretexto de ruptura do equilíbrio económico da concessão, imputada, entre outros factores, à modificação do regime aduaneiro decorrente da adesão à CEE e da supressão de fronteiras, a TERTIR veio pedir que lhe fosse atribuída uma indemnização, a conceder por tribunal arbitral previsto no contrato.

    O tribunal arbitral deu em parte razão à TERTIR, tendo sido o Estado condenado a pagar 14,1 milhões de contos a título de lucros cessantes até 31 de Julho de 1997, mais as quantias iguais às que a TERTIR viesse a ter de pagar a título de IRC e da derrama que incide sobre a colecta deste, devido às importâncias recebidas a título de indemnização por lucros cessantes e sem prejuízo de, por eventual nova decisão do tribunal arbitral, poderem vir a ser atribuídas à TERTIR indemnizações de idêntica natureza relativas ao tempo a decorrer entre 31 de Julho de 1997 e o fim da concessão.
    Obs.: Os transitários foram obrigados a deixarem todos os armazéns de mercadorias, para que todas as cargas IMPORT/EXPORT fossem para este Terminal, causando grande prejuízo, passando a existir um monopólio formado pelo Presidente da Transnautica: Dr. Rodrigo Leite, mais tarde este terminal deixou a sua funcionalidade e passou novamente para as empresas Transitárias o recebimento de das cargas. Estando este terminal praticamente abandonado!…..

  12. Elias Adriano says:

    “Dormia a pátria tão distraída enquanto era subtraída em tenebrosas transações”. Séculos de lutas e conquistas entregues em tão pouco tempo… Quando se perde a soberania, o país se autocondena, passou, portanto, de dominador/colonizador a dominado/colonizado face ao neocolonialismo disfarçado com discurso bonito e maquiado do liberalismo.

  13. Judite Cardoso says:

    Infelizmente Mariana o pessoal parece que só acordou agora e o PS agora faz de indignado
    Talvez um dia sejas ministra das finanças……
    Acho que és a única apor a boca no trombone com conhecimentos
    Parabéns
    Acho que o plano da alta finança e isso:
    Privatizações em todo o mundo polos financeiros com um chefe a nos calhou a Alemanha
    Escravatura governo mundial da alta finança e uns palhaços que são os mordomos “deles”
    A nos basta pensar que podemos escolher e falar a vontade….
    Por isso eu digo que neste momento prefiro a democracia ao euro.

Trackbacks


  1. […] ver este vídeo para perceber a fúria das privatizações. Chegámos a isto, a reedição do governo […]


  2. […] A explicação da Mariana Mortágua é clara e simples, e obviamente que tem razão. Mas não é iss…. […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.