Dizem que o socialismo gasta o dinheiro dos outros. Mas foi o capitalismo que gastou o seu dinheiro. Pergunte por ele à malta dos BPN, BPP e BES.
Ruralidades dos mitos urbanos
23/06/2015 by j. manuel cordeiro
Filed Under: curtas Tagged With: capitalismo, socialismo
Pelo contrário, pelo lado patronal “3 pessoas a receberem o dinheiro de 10)
E isto é ser muito bonzinho na análise,,,
No caso BPN foi uma medida socialista que nos vai obrigar a pagar (chama-se nacionalização).
No caso BPP não tenho conhecimento de que dinheiro público tenha sido usado. Porém não tenho a certeza. Se foi devia ser um caso de policia.
No caso BES julgo também que não será usado dinheiro público. Neste momento o dinheiro publico usado no fundo de recapitalização deverá ser recuperado.
O risco que corremos, é um perigo legal, que acabará por vir á tona quando as pessoas processarem o estado pela ilegalidade da separação dos activos (banco bom) e passivos(banco mau). Mas seguramente isso irá demorar mais de 20 anos . Fica para os nossos filhos pagarem. É mais uma herança que lhes deixamos.
Mas esta medida não foi uma medida capitalista. Num sistema capitalista não havia nenhuma medida a tomar, o BES teria que falir naturalmente como uma Enron ou WorlCom. Esta medida é uma medida típica de governo intervencionista. Neste caso visou apenas proteger os “amigos” mutualizando as responsabilidades dos compadres/capitalistas.
cumps
Rui Silva
Acontece que o BPN e o BPP foram bancos das pessoas do PSD. O governo PS nacionalizou o BPN mas o PSD quando foi governo nada alterou. E na primeira pesquisa que fiz encontrei logo esta notícia “Estado vai pagar 37 milhões aos clientes do BPP”. Que eu saiba o PSD não é propriamente um antro de socialismo.
Quanto ao BES, está a esquecer-se que a CGD tem lá dinheiro? Alguém acredita que a venda do BES vai permitir recuperar esse dinheiro? Até a Maria das finanças já admitiu que haverá prejuízo para o estado (apesar de ter jurado a pés juntos que isso não aconteceria).
Para quem conhece também o que se passa em França, tenho a dizer-lhe que “conhece” muito mal o que cá se passa.
Não, não é uma medida capitalista em teoria, excepto que foi tomada por um governo que se encontra a executar políticas capitalistas e que se passa a vida a dizer que o socialismo (leia-se o PS) gastou o dinheiro dos outros. Olhe, você é um dos que o disse. Por isso quando vier com essa conversa dos socialistas que gastaram o dinheiro dos outros, lembre-se que os laranjinhas mais os betinhos do CDS gastaram o seu dinheiro.
Realmente o PSD é um antro de socialismo, não tenho ilusões, até pelas situações que você aqui citou. Se não fosse, teria como diz, revertido a situação, e também não devia ser prestada qq garantia aos clientes do BPP.
Em relação á CGD, só reforça a minha opinião que devia ser privatizada. Você é contra mas vai lamentar a próxima “despesa” com o dinheiro dos outros que aparecer. Mas neste capitulo pode estar descansado que nenhum governo vai privatizar a CGD. Muito pelo contrário , vão ainda constituir mais um banco público ( pode ser que me arranjem para lá um tacho…).
Bom depreendo que você está de acordo que gastem o dinheiro do contribuinte , só preferia que fossem outros partidos que não o PSD e CDS.
Em relação a França vejo que está pouco informado, mas hoje em dia com a Internet se você quiser pode bem colmatar essa falha. Ficaria a saber no que deu o socialismo do Holland, que por cá se dizia que ia resolver os problemas dos países pobres.
Quando lhe explicaram que se a Alemanha sair do euro é a para a França que o “cravas” vão olhar ( a Inglaterra tem juízo) , mudou logo de rumo.
cumps
Rui SIlva