Sobre a Desigualdade num Mundo Globalizado

Stiglitz foto

Foto: Jen Osborne

Joseph E. Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001 e ex- economista-chefe do Banco Mundial é um dos mais reconhecidos autores em matéria de desigualdade e uma das vozes mais críticas em relação à globalização comercial e financeira.
Excerto de uma entrevista a Joseph E. Stiglitz publicada na edição de 22.09.15 no jornal alemão der Freitag:
(…)
Stiglitz: Em todo o caso, é mais do que claro que o programa de reformas acordado com a Troika vai agudizar ainda mais a recessão no país (Grécia).
Jornalista: O ministro das Finanças Wolfgang Schäuble responder-lhe-ia: Veja a Espanha, Portugal ou a Irlanda: nestes países voltou a haver crescimento e o mercado de trabalho está a recuperar.


Stiglitz: Isso é uma visão muito distorcida. É mais ou menos como se alguém caísse do vigésimo andar e depois da queda você dissesse: que sorte ele não ter caído ainda mais fundo. A verdade é muito diferente: nestes países, tanto o produto social bruto como o potencial de crescimento são hoje muito mais baixos do que antes da crise financeira. Emigraram muitos jovens qualificados que não voltarão. Claro que uma taxa de desemprego de 50% entre os jovens é melhor do que uma de 60%, mas tanto uma como outra representam um desperdício maciço de recursos, já para não falar na dimensão social – as crianças sofrem de malnutrição, os sistemas de saúde e de educação estão arrasados.

Conferência por Joseph Stiglitz: Terça-feira, 1 dez 2015 | 18:30 | Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian

Comments

  1. J.V. says:

    Muito bom. Sugestão: colocar “Conferência por Joseph Stiglitz: Terça-feira, 1 dez 2015 | 18:30 | Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian” no início do artigo e com destaque 🙂


  2. O filho da puuta do Paulo Silva censura todo o tipo de comentários no Aventar.


  3. – Entretanto … e por falar em “Desigualdade num Mundo Globalizado – * Roberto Moreno, fundador e presidente, da Fundação Geolíngua, presente todos os dias do ano, na net e no Facebook, e – Não Nobel da Economia, afirma que Portugal é o maior pais do mundo para se investir, via a Santíssima Trindade da Justiça – “O Juiz, o Advogado e o Jornalista”, pois – são extremamente raros em Portugal, praticamente são inexistentes, no quesito – “Diálogo a sério, na pratica e no terreno”.

    Portugal carece de Juízes que ouvem directamente o Cidadão e de Advogados e Jornalistas profissionais de Direito e de Facto! – Por exemplo: Em 2002 foi criado o Projeto ENDOECONOMIA no Hotel Sheraton de Lisboa. Lá ficou até 2004, quando foi sumariamente eliminado, junto com a Fundação Geolíngua, e que foi processada criminalmente pelo Sheraton, Ministério da Administração Interna e TAP, entre outras, mas – Todas perderam os Processos !!! – Porque será ?? – E, porque a Imprensa à portuguesa, não noticiou Nada?!

    Roberto Moreno, com base científica e conhecimento pessoal, profissional, ético e moral, do que acontece em Portugal, na área da Educação, Saúde e Segurança Pública, desde 1-1-1992, no âmbito de uma tese de doutoramento, cuja finalidade é implantar, a partir de Portugal e Brasil o Projecto Geolíngua / Comunidade dos Países de Língua Portuguesa & Espanhola, sendo a “Escola e Empresa do Futuro”, através da moralização da Justiça e da Comunicação Social, o ponto de partida a nível Iberófono.

    Investigar, em detalhes, o nível de profissionalismo dos três profissionais citados e que fazem mover o mundo tem sido a sua prioridade.

    O que se passa nos Tribunais e na Ordem dos Advogados, desde o ano de 2005, do ponto de vista técnico, administrativo, ético e moral, no âmbito do Projeto Geolíngua será levado até as ultimas instâncias e Publicado, pois será uma referencia às futuras vitimas desta “Santíssima Trindade” criminosa. A intenção é, sem sombra de duvida – Separar o Joio do Trigo e – denunciar o Joio.

    *Roberto Moreno – em 1989, 90 e 91, foi assessor de tecnologia e marketing para a Policia Militar do Estado de São Paulo e, tentou e continua a tentar, desde 1992, em Portugal, a realizar o mesmo, porem – está a ser ignorado, roubado e boicotado. – Sugiro ver os comentários deste video de 2 minutos – https://www.youtube.com/watch?v=z1pU0MvsucE

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.