Um passo importante para a reforma do Estado

1274_1-1

Parece-me que poderá estar a caminho um verdadeiro processo de descentralização no País.

Ontem o Ministro Adjunto Eduardo Cabrita disse estar a preparar o processo legislativo para que, em 2017, as presidências das áreas metropolitanas sejam eleitas de forma directa.

Entendi sempre, como social-democrata, que apenas a regionalização ou uma efectiva descentralização das competências do Estado, legitimidada por uma eleição directa, poderia contribuir para um crescimento mais coeso e equilibrado do País.

Entendo também a descentralização, através da eleição directa dos líderes das áreas metropolitanas, uma das vias para uma efectiva reforma do Estado.

Esta eleição directa terá que ser acompanhada da descentralização de um quadro de competências alargado para as áreas metropolitanas mas que seja também simultaneamente acompanhada de uma descentralização de competências para os municípios.

Apenas a legitimação, através de uma eleição directa, poderá dar poder reivindicativo aos líderes políticos dos territórios metropolitanos no sentido de se caminhar para uma verdadeira coesão nacional.

Comments

  1. Só com véu says:

    Não desista, que tal como o Vitorino Silva de Rans também o meu amigo há-de um dia chegar a Prelsidente da Junta.

  2. José M. says:

    Você, Vieira da Silva, é mais patego que o Tino, é mais otário que o atrasadinho dos óculos, é mais demagogo que o Marcelo, tem um cabelo mais ridículo que a Maria de Belém: você, homem especial da treta, É O CANDIDATO PERFEITO (a palhaço, claro).

  3. Rui Moringa says:

    Dr. Paulo V. Silva,
    É preciso reformar o Regime, não chega só reformar o Estado.
    Defendo:
    Democracia direta;
    Mais nacionalismo (quem não gosta de si, não gostará dos outros;
    Saída do Euro;
    Combate ao acordo de Comércio EUA-UE.
    A EU está capturada por poderes estranhos aos dos Povos.
    A UE foi uma ilusão…
    Como todas as ilusões, terá o seu confronto com a realidade (circunstâncias).
    Saúde para todos.
    À maneira de Erasmus de Roterdão:
    Comam, bebam e fod**.

  4. Filipe says:

    Olá pessoal! Assinem e divulguem esta petição sobre a regionalização: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84770. Obrigado!