Passagem por Peniche

banca peniche

É a história banal de uma cidade enormemente degradada por há muito ter entrado em declínio a sua principal actividade económica – a pesca – e não haver (ainda) alternativas que possibilitem uma recuperação. Apesar de ser até hoje um dos principais portos de pesca portugueses, a actividade no porto de Peniche foi drasticamente reduzida: dos 80 barcos de pesca da sardinha que existiam há 40 anos, restam hoje 8, segundo nos diz um velhote no jardim. Quanto à indústria conserveira, que chegou a ter perto de uma vintena de fábricas de transformação e conservação de sardinha, restam hoje duas ou três. A maior delas, a ESIP, é detida por capitais tailandeses do maior grupo mundial  de conservas. “A sardinha vem de Marrocos já preparada e prontinha para ser enlatada em Peniche”, acrescenta o velhote. A queda dos stocks de sardinha desde 2006, que atingiu agora mínimos históricos, levou nos últimos anos à imposição de quotas para a pesca deste produto.

Com a redução da actividade pesqueira, o turismo é hoje tido como essencial para o desenvolvimento económico da cidade e do concelho de Peniche. Mas por agora, a arruinada área histórica urbana reflecte um extremo abandono triste, enquanto alguns bombásticos hotéis surgiram desgarrados a alguns quilómetros, completando o aspecto desconjuntado de Peniche.

Consta na Magna Carta de Fevereiro de 2009, em que, com base num Diagnóstico Estratégico, foi delineada uma Estratégia de Desenvolvimento e Programas de Actuação para o Concelho: “no panorama apontado pelo “Cenário Sardinha Viva”, preconiza-se a recuperação urbana, de forma a que o centro histórico e as zonas mais degradadas dos bairros populares sejam ocupadas por famílias de vários estratos sociais, alavancando a requalificação do Concelho”. O horizonte temporal da Magna Carta vai até 2025, significando pois que estamos a meio tempo; ao turista ainda pouco parece feito; somente em volta da muralha e no jardim se denota uma reabilitação cuidada.

Neste contexto globalizado em que vivemos é difícil encontrar e realizar soluções a nível local, mesmo (ou tanto mais) quando, como parece tentar-se em Peniche, as apostas são norteadas pela sustentabilidade.

Porém, nas desoladas ruas de Peniche a tristeza não é omnipresente: o mais bonito que lá vimos foram grupos de mulheres divertidas nas ruas, a jogarem o jogo da banca, aplaudidas por espectadoras e crianças. Uma bola de lona e uma caixa de sabão ou de peixe, mais 10 cêntimos para participar são suficientes para fazer a festa e comprar as amêndoas. Onde ainda se vê disto hoje? É um tesouro que levamos, ao abandonarmos Peniche.

Comments

  1. Martinhopm says:

    Situação idêntica, por exemplo, à de Olhão, com a pesca e a indústria conserveira reduzidas à expressão mais simples? Como contrariar esta situação? E de quem a culpa? Segundo julgo saber recebeu-se da CEE grossa maquia para abate de grande parte da nossa frota pesqueira. Quem autorizou esta jogada?

  2. É triste o que se passa. Infelizmente se trata de mais uma realidade quotidiana do nosso país.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading