IRS 2015: Erro no anexo H ao preencher despesas com o empréstimo da casa


Hoje é o último dia em que a maioria dos portugueses podem entregar, sem multa, o IRS de 2015. Há vários guias para ajudar a preencher e, sobretudo, a evitar pagar mais do que devemos. Um das situações é particularmente bizarra. Quem tiver casa própria, comprada até ao fim de 2011 e ainda a estiver a pagar, se não incluir o anexo H, a respectiva despesa com juros não será tida em conta. O que facilmente significa uma perda superior a 100 euros. Situação semelhante para casa arrendada.

anexo H

Insira o Anexo H clicando em “Novo Anexo”


Sabendo deste truque, adicionei o anexo em causa. Optei por aceitar os valores fornecidos ao fisco, mas primeiro disse que não aceitava, para ver que valores eram esses. Por incrível que pareça, a única forma de saber o que é que o fisco está a considerar como despesa de habitação, saúde e educação é dizer que não se aceitam os valores que foram comunicados ao fisco, situação em que o fisco carrega esses valores para a declaração electrónica.

anexo H  benficios fiscais e deducoes - quadro 6

No quadro 6, escolha Sim para ver as despesas que o fisco está a considerar

Feito isso e tendo verificado que o fisco estava a considerar bem estas despesas, validei a declaração e foi então que começou a via sacra. No quadro 7 do Anexo H dava-me este erro:

098H : Por favor, indique o NIF do mutuante/locador (senhorio).

Que raio de NIF é que me estava a ser pedido? A casa não era arrendada… Depois de muito procurar, lá encontrei no meio de comentários a um artigo alguém dizer que devia fornecer o NIF do banco, já que este seria o mutuante.

anexo H  benficios fiscais e deducoes - quadro 7

O NIF de Mutuante/ Locador é o do banco onde se tenha o empréstimo

mu·tu·an·te
(mutuar + -ante)
adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
[Jurídico, Jurisprudência] Que ou pessoa que mutua ou dá por empréstimo. = MUTUADOR

Resolvido o problema, usei o simulador do fisco e fiquei a saber que, por apenas ter inserido os dados referentes à minha casa, vou receber mais cento e tal euros do que receberia sem este anexo.

fisco - caixa de ferramentas

Simulador IRS/2015

Assim sendo, não se esqueça de incluir o anexo H. O fisco tem toda a informação disponível, mas opta por não a pré-preencher. Talvez apanhe alguns incautos. Se já entregou, note que, até ao fim do prazo, pode entregar uma nova declaração, a qual substituirá a anterior.

Comments

  1. Rui Silva says:

    Caro J.Manuel Corderiro,

    Isto é apenas um teste.
    Tentei deixar um comentário no Post:”Da objectividade da imprensa portuguesa”, e esse post não é publicado.
    Será que estou de novo censurado com aconteceu há algum tempo ou é uma falha do sistema.
    Este e-mail tem a finalidade de fazer esse teste. Mas teria a sua piada e ironia, num comentário critico à comunicação social , censurarem-me o comentário…

    O meu comentário era o que abaixo transcrevo:

    A isto chama-se liberdade e pluralidade de comunicação social.
    O Jornal de Negócios apenas publicou 2 peças sobre o mesmo assunto com dados de origem diferente. A informação sobre a origem dos factos é claramente identificada na noticia.
    A critica faria sentido se o jornal só publicasse uma das noticias. Desta forma o jornal até foi isento uma vez que publicou a mesma noticia com dados com origens diferentes.
    Cabe agora aos leitores pensar sobre a questão.
    Julgo que o Jornal fez bem em publicar as duas noticias.
    Imagine-se por exemplo que: um politico do governo diz que não há o chamado “plano b” , e outro politico do mesmo governo diz passadas algumas horas, que há “plano b”. A comunicação não deve dar a segunda noticia ?

    Rui Silva

  2. Rui Silva says:

    Como o comentário anterior passou, parece que se confirma a “censura” se bem que cirúrgica ( pode ser só a determinados autores, neste caso do autor João Mendes ?).
    Ou será que estou a deduzir mal ?

    Rui Silva

    • j. manuel cordeiro says:
      • Rui Silva says:

        Ainda bem que foi erro do sistema aliás como eu próprio questionei. Portanto retiro a observação que fiz.
        Queria no entanto dizer que não entrei nas teorias da conspiração, pois foi uma situação que aqui já me aconteceu, situação essa, que foi abordada por ambos, num post seu há já algumas semanas.
        Além disso quando o meu comentário foi feito e verifiquei a não publicação , enviei um e-mail sem identificação que foi de imediato publicado, e repeti o outro anterior e voltou a não ser publicado.
        Mas como disse congratulo-me que tenha sido um lapso.

        cumps

        Rui Silva

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s