A primeira derrota de Trump


A CNN avança que o juiz Federal James Robart (estado de Washington) deferiu o pedido de dois procuradores estaduais para suspender (temporariamente) a ordem do presidente relativa à entrada de muçulmanos e refugiados no país. A ordem judicial produz efeitos federais.

Comments

  1. Uma derrota que se espera seja a primeira de muitas. Mesmo os congressistas Republicanos só apoiarão Trump se virem nisso vantagem pessoal. E como, para serem reeleitos, não precisam de Trump para nada, e nem sequer da direcção do seu partido, mas sim e apenas dos seus financiadores e dos eleitores nos seus círculos eleitorais, estão na retranca. Até Paul Ryan e Mitch O’Connell, duas das personagens mais reaccionárias e corruptas do Congresso, estão a adiar decisões.

    • Estou consigo. Esperemos que caia depressa.

      Certo mas para já estou a ver um Congresso expectante para ver. Não se esqueça que naquele congresso cada um representa um interesse, seja ele um ou vários sectores de negócios ou até mesmo uma ou duas grandes marcas ou multinacionais. Para já, a ridícula “Defeat Isis” order e o fim do Obamacare está a agradar imenso aos dois maiores lobbys presentes no Congresso. Vale a lógica romana: agrada a quem enche os bolsos. Se agrada, governa bem. Se não agrada, tem que cair. Estou a ver paulatinamente uma Justiça Norte-Americana (principalmente a inclinada para o Partido Democrata) a mexer-se. Tem força para o contrariar? Como vimos, tem alguma força para contraria dentro dos limites estabelecidos pela Constituição, quer nas suas competências quer nas competências que esta reserva ao Presidente dos Estados. Contudo, o seu alcance é federal. E aí reside um dos problemas.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s