Uma autêntica novela…


Ao que parece o Estado irá permanecer no Novo Banco com 25% do capital accionista. Isto é o pior de 2 mundos, porque nada irá decidir quanto às opções estratégicas da instituição, mas continuará responsável por eventuais prejuízos futuros, que acabarão pagos pelos suspeitos do costume.

A confirmar-se que a venda à Lone Star apenas rende meia dúzia de tostões, sem garantias que esta triste novela fique por aqui, chega-se à conclusão que teria sido preferível o Estado assumir as responsabilidades, uma vez que é essa a doutrina económica em vigor e liquidar o Banco. Pelo menos teríamos a certeza que a conta a pagar terminaria de vez. Algo me diz que esta novela ainda está longe do fim e mais tarde ou mais cedo, os portugueses serão novamente chamados a suportar prejuízos.
Há quem defenda a nacionalização, mas o Estado não precisa de 2 Bancos públicos, sendo até discutível se precisa de algum, mas já que existe e sendo essa a opção, basta a CGD. Ter 2 ou 3 Bancos públicos em concorrência seria um disparate e desperdício de dinheiro, pela multiplicação de custos, sem qualquer contrapartida evidente para o país.

Comments

  1. Anasir says:

    Em matéria de bancos, Portugal só perde, desde o início da crise… Triste sina a nossa… Será que não há economistas competentes neste país? Ou é tudo culpa do euro, moeda demasiado forte para uma economia fraca como a nossa? Se assim é, por que é que entrámos nessa aventura, sabendo que “amigos, amigos, negócios à parte”? Quem tem a responsabilidade desta tragédia sem fim à vista?

  2. José Fontes says:

    António Almeida:
    E tudo isto acontece depois de a Maria Luís Albuquerque nos ter garantido que o BES/NB não nos ia custar nem um cêntimo.
    Só foi pena que não tivesse posto a sua solução mágica em marcha.
    Mas como a banca nunca foi discutida nos conselhos de ministros (Assunção Cristas dixit), talvez tenha sido por isso não tenha conseguido fazer o seu milagre das rosas.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s