Marques Mendes e a arte do soundbite


É claro que António Costa esteve mal. É claro que devia ter respondido às perguntas da oposição. Não só fez má figura, como perdeu uma excelente oportunidade para explicar algo que a camarada Ferreira Leite, antecessora de Passos Coelho na São Caetano, explicou de forma muito objectiva.

Posto isto, esbarro-me no Dr. Marques Mendes, a dar o seu show dominical na SIC Notícias, e a sair-se com esta, a propósito da não-resposta de Costa a Passos:

Eu acho que António Costa tem muitas qualidades, mas tem aqui um tique socrático… Que lhe fica muito mal. Que ele devia corrigir.

Clara de Sousa, rápida no gatilho, dispara:

De autoridade?

Claro que é de autoridade. Se é socrático, só pode ser de autoridade. Se fosse, sei lá, uma candidata autárquica, imposta unilateralmente a uma concelhia por um líder partidário, que recusa “expressamente e publicamente dialogar ou reunir com a estrutura” do município a que se vai candidatar, sempre seria menos autoritário do que não responder a uma pergunta sobre o porquê de um governo rejeitar uma funcionária do FMI para integrar um órgão independente como o Conselho de Finanças Públicas.

É interessante assistir à fabricação destes soundbites. Marques Mendes até fez uma pequena encenação, afirmando ter Costa em boa conta e separando-o “diametralmente” de Sócrates, mas a semente está lá, regada pela pergunta oportuna de Clara de Sousa. Costa e Sócrates estão unidos pelo “tique socrático” por quererem “controlar entidades independentes”, “não gostar das críticas” e “tudo isso”, que inclui “agradar ao PC e ao Bloco”. Inédito, não é mesmo?

Um ou dois “tiques socráticos” depois, perdi o interesse naquela conversa amena de Domingo à noite. O senhor a fazer o elogio da funcionária do FMI, “muito amiga de Portugal” e capaz de ajudar “em termos de credibilidade lá fora“, e eu a pensar no alemão que lá temos a vice-presidente desde 2012, sem que nada de particularmente espectacular se tenha passado. A pensar nesse autoritário tique socrático de não responder a uma pergunta, logo eu que vivo num concelho onde o poder laranja-azul, que tentou fazer de Marques Mendes nosso pai, viola a liberdade de imprensa e ignora as questões de um munícipe sobre má despesa pública e decisões controversas. Isto dos tiques autoritários, socráticos ou não, tem muito que se lhe diga.

Imagem via inÉpcia

Comments

  1. JgMenos says:

    Nada mais natural no nº2 do 44.
    Apesar de não ouvir nem ver nem adivinhar nada do que se passava, alguma coisa haveria de lhe ficar.,

    • José Peralta says:

      Ó “menos” ! Tão “pressuroso”, (ou “preçoroso” porque tenho suspeitas, que não são só minhas, que tu costumas ter um preço para as “doutas opiniões” que escreves lá no pasquim…), tão… “pressuroso” a comentar o “n.º 2 do 44”, mas sobre o tema do post, nada dizes ! Nada sobre o sapo cocas anão, sobre os seus “tiques coelhistas”, nada sobre a citada Manuela Ferreira Leite, essa perigosa “esquerdista”…

      Andas “a nadar” que te fartas, ó “menos” !

    • José Peralta says:

      Queres comentar, ó “menos ?

      https://aventar.eu/2017/04/24/psd-lisboa-em-estado-de-sitio/

      É que, na data deste “post”, não li nenhum comentário teu ! Sei lá ? Sobre “asfixia democrática”, por exemplo, um tema tão querido aos “teus” fantoches” e “sapos cocas” !

      Comenta agora ! Ainda estás a tempo…

    • José Peralta says:

      Então e esta, ó “menos” ?

      https://aventar.eu/2017/03/17/a-luta-de-classes-no-psd/

      Também não li nada teu…

      • É tempo perdido, José Peralta. O menos que atenção mas não temos que lha dar. Não podemos perder tempo com qualquer fantoche que nos aparece à frente!

        • José Peralta says:

          De acordo, João Mendes ! Mas temos que dar a este infame aldrabão coelho, a oportunidade do despedimento…

          …E ontem já era tarde

    • JgMeno, um troll de categoria ao serviço do humor blogosferico.

    • José Fontes says:

      Ó olharapo José , agora JgMenos:
      E o teu querido Pinóquio Passos Coelho, o homem da Tecnoforma (é curioso ver como voaram os milhões e o silêncio que se fez) é o n.º quantos do Dias Loureiro (um homem que conhece o mundo – da alta vigarice), do Duarte Lima, do Oliveira e Costa, do Isaltino de Morais, etc., etc., etc até ao infinito?

    • anti pafioso. says:

      Ó menos ainda não reparas-te que todos cagam em ti .limpa a espuma .Otário .

  2. Rui Naldinho says:

    Não vi, nem vejo. Já o vi, mas cansei-me de tanto conturcionismo. A arte de malabarista também enfastia quando repetimos sempre o mesmo tipo de exercícios. E Mendes, o da SIC, há anos que faz os mesmos “truques”.
    O homem está na peugada para a PR, a seguir a Marcelo. Não sei se ele terá tanta sorte, dúvido, mas como acredito que o PS é capaz de candidatar um personagem do estilo Jaime Gama ou coisa no género, ao mesmo lugar, já não digo nada!
    Se querem a minha opinião sobre esse assunto, António Costa fez aquilo que lhe competia. Ignorar a armadilha em que Pedro Passos Coelho o queria meter.
    Ficaram todos estarrecidos de raiva por Francisco Louçã ir sem funções remuneratórias para o Conselho Consultivo do BdP, mas acham que somos lorpas e temos de aceitar todos os ideólogos da economia liberal, só e apenas porque não declaram ser portadores de um cartão partidário.
    Assim, o Pedro ficou cheio de raiva, a ranger os dentes sózinho, a chamar fascista ao Costa, e a clamar pela axfixia democrática!
    “Com muita pena minha, pois afinal estamos perante um herói nacional, segundo Nuno Crato.”

  3. JgMenos says:

    O Costa, além de uma grosseria toda natural, chefia uma clique de caceteiros ufanos das tradições do partido, antro de acolhimento de todo o burguês que sente dever ser recompensado por renegar efusiva e palavrosamente a sua natureza.

    • Nascimento says:

      Os cogumelos andam marados 😋? Mas de onde é que saiu este monte de merda?Oh Ruizinho volta que estás perdoado 😍…o menos consegue ser pior.Livra.

    • anti pafioso. says:

      Ó menos não mereces lamber o chão que o costa pisa .

  4. anti pafioso. says:

    Ó Nóia ve lá se adivinhas para onde foram os milhões que sacaste ao BPN ?.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s