Postcards from Greece #10 (Thessaloniki)

Estou há dois dias fechada em casa…

porque tenho uma grande constipação. Ainda bem que trouxe os cêgripes de Portugal. Sinto-me melhor, um bocadinho pelo menos.
 
Apesar de estar há dois dias fechada em casa, quando vou ali à varanda tenho o mundo inteiro, ou quase, à minha frente. Apesar de estreita, a rua Evripidou é movimentada, frequentada por gatos e pessoas de todos os feitios e medidas, que me entretenho a observar. Já sei quem mora ali em frente e hoje uma das rapariguinhas acenou-me. Já sei que gatos se dão melhor e quais nem se podem ver e já conheço também as preferências do senhor da loja das motas aqui defronte, no que se refere aos gatos. É sobretudo ele que os alimenta.
Quando chega de manhã aparecem logo os gatos todos à porta. Ele abre-a e saem dois ou três que passaram a noite lá dentro e entram os outros que a passaram cá fora. Há um gato preto ainda jovem, de pelo muito brilhante que é o preferido do senhor. Raramente se vê na rua, com os outros, passa as noites dentro da pequena oficina e os dias também. Vejo-o ao colo do homem, quando este se senta no cadeirão que tem ao pé da janela. O gato preto aninha-se primeiro, depois levanta a cabeça e olha para o senhor em êxtase. Hoje à tarde o senhor antes de fechar a oficina e ir para casa fez-lhe tantas festas quantas um gato pode suportar. É certo que ele alimenta os outros gatos todos e que eles podem entrar e sair da loja, mas o gato preto é tratado como um príncipe. 

 

Na minha rua passa gente atarefada e vagarosa. Com compras pesadas ou levemente a falar ao telemóvel. Gordos e magros e assim-assim. Velhos e novos e assim-assim. Hoje até passou um batalhão de polícias de choque. Deviam ir para o consulado turco, certamente. Já que se esperam tumultos aqui (ver postal de ontem) amanhã. Eu entretenho-me assim, gosto de fazer peoplespotting, já se sabe e parece que agora descobri que também aprecio fazer catspotting. Seja. É melhor aproveitar mais estes dias para fazer isto, a gatos e a pessoas, já que segunda-feira mudarei de casa, para perto da Agios Dimitrios, para a tal casa num terceiro andar e com uma vista muito bonita sobre a igreja. Com mais luz e limpeza, também. Devo dizer que aluguei esta casa via Airbnb. Pela segunda vez na vida usei este sistema. Pela segunda vez na vida, não gostei. Aqui chegada, a casa estava tudo menos limpa, não tinha nada a ver (ou pouco) com as fotografias e muitas coisas estavam estragadas. Refilei e lá mandaram uma senhora para fazer a limpeza. Ficou melhor, mas não o suficiente. A casa tem muito pouca luz durante o dia e isso pode ser deprimente, especialmente quando, como agora, se tem de ficar fechado em casa alguns dias. De maneira que se cancelou esta reserva, me vão reembolsar e fui ver entretanto essa outra casa, a dois passos daqui e, ao que vi, mais limpa, luminosa e arejada que esta. Na segunda feira mudo as tralhas e espero que a vista me compense de algum eventual problema. Mas já sei que vou ter saudades dos gatos. Do batalhão de polícias de choque, nem por isso.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading