Cristãos-caviar

Adoro o termo esquerda-caviar, essencialmente por dois motivos: porque 1) impede pessoas de esquerda como eu de usar iPhone, o que é perfeito, porque não conto dar um cêntimo que seja à Apple (e porque demonstra taxativamente a natureza autoritária dos proponentes desta chalupice), e 2) porque demonstra o nível de ignorância de quem acha que ser de esquerda implica não possuir bens materiais, algo que me diverte.

Por outro lado, o termo cristão-caviar, aqui proposto pelo genial Duvivier, está mal explorado e é, de longe, uma contradição infinitamente maior que a do gajo de esquerda que tem um iPhone. Religião por religião, o marxismo lá acaba por ser mais honesto. Pobre Jesus, que deve andar às voltas no túmulo à quase 2000 anos, com tanto cristão-caviar a subverter os seus ensinamentos.

Comments

  1. Filipe Bastos says:

    Bem me parecia que v. tinha esta confusão, João Mendes. É habitual em centristas / esquerdinhas moderadinhos. Tentarei ajudar.

    Primeiro, a hipocrisia cristã só será novidade para si e para o “genial Duvivier”: não há quem não saiba que os fiéis escolhem a parte da religião que lhes convém. Seja caviar ou tremoço, esta hipocrisia, em particular a da riquíssima Igreja, é exposta há séculos.

    Segundo, para alguém de esquerda devia ser +- indiferente o que Marx disse. Tenho sempre tempo para ideias; tenho pouco tempo para doutrinas. Interessa-me tanto discutir os termos exactos de Marx como a marca da caneta com que escrevia.

    O que interessa é o que é melhor ou pior; certo ou não; justo ou não. O valor e a importância de Marx são inegáveis, mas até ele – segure-se – poderia ser considerado um esquerdista caviar.

    Esquerda é acreditar numa sociedade igualitária, colaborativa e solidária. Não a igualdade absoluta, que é impossível e indesejável, mas razoável: ninguém pode ter tanto mais que a média. Ninguém pode gozar luxos enquanto tantos passam dificuldades. A riqueza tem de ser limitada, como tudo o resto que é humano.

    Quem é de esquerda pode gostar de luxos; todos gostamos de coisas boas. Mas deve prescindir de excessos. Se isto soa cristão e franciscano, é mero acaso; é uma questão de coerência. Não pode acumular luxos e riqueza sem ser hipócrita. Lamento.

    • Paulo Marques says:

      Luxo e riqueza não é um iPhone e comer caviar. Lamento.

    • Filipe Bastos says:

      Luxo e riqueza não é um iPhone e comer caviar.

      A habitual sentença esfíngica. Quem quiser que se esforce por entender; se entender mal não faz mal.

      Um iPhone não é um grande luxo; mas é encher um grande mamão e pactuar com exploração e lucros obscenos.

      Caviar é um luxo. Claro que se pode comprar no Lidl aqueles frascos a fingir, tipo Ralph Lauren dos ciganos, mas caviar a sério custa centenas ou milhares. Como v. deve saber, pois é também um esquerdinha caviar.

      • Paulo Marques says:

        Tenho mais amor ao dinheiro do que à ideia de consumir algum dos dois. Mas continuam a não chegar perto dos verdadeiros luxos.

  2. Jorge Silva says:

    “Posso compreender que um homem aceite as leis que
    protegem a propriedade privada e admita sua acumulação,
    desde que nessas circunstâncias ele próprio seja capaz de atingir
    alguma forma de existência harmoniosa e intelectual.
    Parece-me, porém, quase inacreditável que um homem cuja existência
    se perdeu e abrutalhou por força dessas mesmas leis possa
    vir a concordar com sua vigência […] devem ser muito tolos”

    Oscar Wilde, A alma do homem sob o socialismo

    • JgMenos says:

      Oscar Wilde (1854 — 1900)
      Mais de um século depois, com toda a diferenciação em riqueza e protecção social, ainda há quem se perca e abrutalhe ao ponto de ignorar a experiência vivida do que seja a alma do homem sob o socialismo.

      • POIS! says:

        Pois, realmente, terá sido dramático.

        Mas, felizmente, as almas adaptam-se a tudo. São muito versáteis e resilientes.

  3. JgMenos says:

    Falam em esquerda e logo invocam Marx, o profeta que anunciou o milagre do fim do capitalismo por combustão interna.

    Se o Cristo fundou a responsabilidade individual, o Marx deu a todo o treteiro a desculpa de aguardar que as ‘forças sociais’, ‘as inevitabilidades do processo histórico’ façam o que ele se dispensa de fazer: uma solidariedade activa para com o seu semelhante.
    E sabe ainda mais o treteiro: é seu dever promover conflitos e exacerbar lutas, não vá interferir no inelutável processo histórico que o guindará, obviamente, à posição de pastor de uma qualquer rebanho pronto a sustentá-lo.

  4. POIS! says:

    E sabem qual o receio, mesmo pesadelo, dos que inventaram o rótulo “esquerda-caviar”?

    É que ela se transforme na “esquerda qu’os vai aviar”!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading