O Equilíbrio do Terror #3 – Putin, o querido líder da extrema-direita internacional

O partido do Putin, o Rússia Unida, é um partido de extrema-direita, que se rege pela mesma cartilha da extrema-direita europeia: é nacionalista, securitarista, ultraconservador, tradicionalista e apoia-se na Igreja Ortodoxa como a extrema-direita ocidental se apoia na Católica. Anti-progressista, o Rússia Unida é profundamente racista e xenófobo, intolerante em relação a minorias étnicas, absolutamente intolerante em relação à comunidade LGTB, anti-aborto, anti-eutanásia, anti-ideologia de género e usa slogans estilo “Rússia Primeiro” ou frases como “vai para a tua terra”, dirigida a pessoas de outras nacionalidades.

Rejeita, em absoluto, a luta de classes, basilar para qualquer partido comunista, e, em certa medida, transversal à generalidade das correntes de esquerda. Aliás, no seu discurso de há dois dias, quando anunciou ao mundo o reconhecimento das “repúblicas” de Lugansk e Donetsk, Putin foi muito crítico de Lenine, que seria a mesma coisa que o Papa ser muito crítico de Deus.

Dito isto, acrescento o seguinte: é factual que Putin tem financiado os partidos de Salvini e Le Pen, seus admiradores, e que tem ligações conhecidas a Orban, Farage, à AfD, à extrema-direita búlgara e, claro, a Trump e Bannon. Aliás, Trump foi dos primeiros a vir a terreiro defender a jogada (quote) “de génio” que foi o reconhecimento oficial de Lugansk e Donetsk. Também é factual que a Rússia interferiu nas eleições americanas que levaram Trump ao poder, bem como no referendo do Brexit, que levou à saída do UK da UE, enfraquecendo a União, em particular do ponto de vista militar.

Há quem prefira viver na ignorância, ou pretenda apenas branquear os factos, ao estilo desinformativo da própria Federação Russa, única e exclusivamente por ódio cego à esquerda e a tudo o que ela representa. A isto acresce um facto doloroso, para a direita mais empedernida, que não sabe como lidar com um profundo incómodo, que é este: foi o capitalismo, na sua versão mais selvagem, quem abriu os portões da economia global a Putin e aos suas oligarcas, fazendo com que as anunciadas sanções não passem de propaganda para democrata ver. Basta ler a peça do Politico de hoje, para perceber isso mesmo. Graças a esta lógica inerente ao capitalismo na sua versão mais “liberal” o dinheiro, mesmo que a pingar sangue, é sempre bem vindo. Que o digam os tiranos da China ou da Arábia Saudita.

Comments

  1. Paulo Marques says:

    Londres vai voltar a ter propriedades no mercado outra vez!

  2. JgMenos says:

    O PC lambe-lhe o cu e a exrema-direita é que o defende?

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading