O professor doutor especialista e “tudólogo” Alexandre Rublo Guerreiro

As nossas televisões são uma maravilha no que toca a descobrir aves raras do comentário. Talvez por falta de atenção minha ainda não conhecia a “última bolacha do pacote” das aves raras do comentário televisivo: o Alexandre Guerreiro. Ao que parece divide o seu tempo entre vender aulas na FDUL, o comentário desportivo e agora a guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

Bem vistas as coisas está tudo interligado. São tudo verdadeiros cenários de guerra. E, verdade seja dita, o lado bélico do comentário sobre bola nas televisões em Portugal não anda muito longe do antagonismo verbal a que se assistiu hoje de manhã na Sic Notícias entre este Alexandre “Rublo” Guerreiro e o José Milhazes. Vamos então ouvir o especialista em guerras, sejam elas no leste da Europa ou no Sporting:

Sobre Bruno de Carvalho, Ministério Público, Terrorismo e Alcochete: AQUI

Agora sobre a manifestação das forças de segurança na crónica criminal num programa da manhã da TVI e também fala de Terrorismo: AQUI

Já neste, temos o especialista, desta vez na TV Record, a falar sobre o “Terrorista” do ISCTE: AQUI

E aqui temos o benfiquista especialista Alexandre Rublo Guerreiro a falar sobre a agressão a um director de modalidades do Sporting no programa do Goucha na TVI: AQUI

Nestes exemplos temos o homem a falar como um verdadeiro especialista em terrorismo, direito, futebol, medicina, política internacional, políticas de segurança. E confesso que não coloquei aqui tudo. Estou convencido que se a minha busca fosse mais intensa ainda descobria um vídeo sobre como fazer o melhor “Bacalhau com Todos”.

Porém, hoje de manhã na SIC Notícias, o homem foi falar sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia com o José Milhazes. E, de repente, pensei que estava a ver o Pé em Riste. Estou convencido que se a coisa tivesse mais uns minutinhos, o José Milhazes partia para a violência. É que o nosso Rublo estava a explicar que o presidente da Ucrânia, que é Judeu, apoiava os neo nazis lá da terra e outras barbaridades sobre a rendição da Ucrânia (o aventador Carlos Osório chamou-lhe de tudo no facebook, honra lhe seja feita). Com o Milhazes a espumar raiva (como eu o entendo) ao ver o Rublo a debitar a cartilha da propaganda de Putin. “Você já mentiu várias vezes”, atirava Milhazes. Infelizmente, ainda não está nem no site da SIC nem no Youtube o vídeo (pelo menos não encontrei) e é pena.

Eu estava a ouvir e nem queria acreditar no que a personagem dizia. Até que a minha memória relembrou os tempos das discussões televisivas sobre Timor Leste e a Indonésia. Também nessa altura tivemos uma minoria, um deles até tinha andado metido numas confusões da extrema direita, que explicavam o erro da independência de Timor. “Como pode a Indonésia permitir a existência de um país comunista nas suas fronteiras”, gritavam eles. Ou então, “Timor e os timorenses estão muito bem integrados na Indonésia” e não faltavam, na altura como hoje, mil e uma justificações com base no Direito Internacional, na culpa das grandes potências, dos timorenses, de Portugal e de tudo e todos, menos daqueles que, diariamente, assassinavam timorenses… Em Portugal como em toda a parte não faltam, nunca, Judas. Só mudam as circunstâncias e os protagonistas. É como a história das moscas. Só mudam as moscas…

Ao José Milhazes, de quem várias vezes discordo, só lhe posso, desde este poiso, enviar um forte abraço. E para a próxima, não se contenha. Nestas coisas, como se diz na Areosa, “é dar-lhes com um gato morto nas trombas até o bichano miar”.

Comments

  1. goncalo says:
    • JgMenos says:

      «um partido ultranacionalista que se opõe tanto a Rússia quanto a entrada da Ucrânia na OTAN e na União Europeia»

      Só lhe falta o amor a Putin…

      • POIS! says:

        Pois não se enerve!

        Fica reservado para os Venturosos amigalhaços de Vosselência. Nada de ciúmes!

  2. JgMenos says:

    Os argumentos possíveis sobre uma suposta irresolução nas zonas separatistas cai por terra quando o novo cabo arvorado a nazi, Putin, nos explica a sua interpretação da história e o seu projecto para uma nova Grande Rússia com seu espaço vital.

    Não tinha remédio o que estava destinado a construir uma acção imperial.

    Os especuladores do que poderia ter sido, só podem concluir com razoabilidade o que sempre esteve para acontecer após Crimeia.

    • POIS! says:

      Pois. Tá bem! Mas restam dúvidas.

      O bacalhau já deve vir desfiado? E os ovos têm de ser batidos? Deve levar salsa ou coentros? Ou os dois?

      A malta estava á espera de mais de Vosselência. Mais uma desilusão! Ou Menos!

  3. POIS! says:

    Pois…

    “Rublo”? “Guerreiro”? (Não haverá aqui mão dos russos?)

    Deve ser por isso que está a ser tão requisitado!

    • POIS! says:

      Alexandre I, ao que parece, reformou o rublo. E tornou-se guerreiro à força, por obra de Napoleão.

      Não estaremos perante uma reencarnação induzida pelo Kremlin?

      Isto anda tudo ligado!

      Eu não acredito em bruxas mas o certo é que ainda anteontem quis comprar uma vassoura e estavam esgotadas!

  4. Paulo Marques says:

    É novo nisto, estou a ver; bem vindo ao ciclo noticioso de 24 horas e aos especialistas em tempos de conflicto.

  5. Fernando Manuel Rodrigues says:

    Nestas coisas de “paineleiros tudólogos” ninguém bate o Adão e Silva (putativo coordenador da Comissão para as Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril).

  6. Alexandre Lima says:

    Muito bem apanhado, vou partilhar!!!

  7. Jose martins says:

    Parece que hoje foi insultado em direto na SIC. O próprio queixou-se no Twitter.
    Já procurei mas não encontro…
    Entretanto, basta ler o que o senhor tem escrito no Twitter sobre esta invasão e percebe se tudo. Não acerta uma…
    Ele bem tenta dizer que é só analista e não toma parte, mas cheira me que deve estar a receber de alguém para esta propaganda nojenta.
    Não percebo a SIC insistir em alguém tão desonesto intelectualmente …

  8. Vítor Cruz says:

    Pois, sr. Moreira de Sá, quem não é por nós é contra nós. Mais nada. E sabe uma coisa: desconfio que afinal alguém está (como sempre) a ganhar com isto tudo, lá longe, a muitos Quilômetros disto tudo…a facturar. Não será sr. Moreira de Sá?

  9. Rasec Semog says:

    “Já neste, temos o especialista, desta vez na TV Record, a falar sobre o “Terrorista” do ISCTE: AQUI”

    Como assim do ISCTE ?….o presumível terrorista era aluno caloiro da FCL da UL e não do ISCTE….ao menos corrigam essa merda…

  10. Rasec Semog says:

    E especialista em Putedo e artes afins,…bem como em assédio moral e sexual é na UL…mais concretamente na FDL…no ISCTE só temos assasinos betinhos que matam coleguinhas por terem sido rejeitados….nós somos finos karalho…

Trackbacks

  1. […] como especialistas a antecipar […]

  2. […] várias vezes se falou aqui no Aventar nesta personagem televisiva chamada Alexandre Guerreiro. E o motivo é simples: esta […]

  3. […] longo dos últimos dias, o Aventar publicou vários artigos sobre o “comentador” Alexandre Guerreiro que geraram uma enorme curiosidade dos leitores com […]

  4. […] o Alexandre Guerreiro já o Aventar falou inúmeras vezes ao longo destes dias. Desde o primeiro post a 25 de Fevereiro que se tornou viral passando por ESTE que viralizou de igual forma até ao que se […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading