Todas as petições são entregues em clima de gala?

rui-santos-0501

Para evitar chatices fica a declaração de interesses: Não sou ‘doente’ pelo futebol e gosto de ver erguida a verdade desportiva. Agora, ao que me traz.

Hoje, além da petição pelo referendo ao casamento homossexual, foi entregue na Assembleia da República a famosa petição “pela verdade desportiva”, promovida pelo jornalista Rui Santos. O documento defende o uso de novas tecnologias para auxiliar os árbitros de futebol. Nada tenho contra o propósito da petição. Já a formulação prática desta medida me deixa dúvidas. Seria uma espécie de júri de quatro ex-árbitros a ver duas ou três repetições televisivas que iria determinar a opção do árbitro? E o jogo ficaria parado, enquanto analisavam e discutiam a coisa? E seria passível de recurso, com visionamento de câmaras de outro ângulo?

Claro que as discussões de segunda-feira iriam perder todo o interesse. As queixas dos treinadores teriam de ser orientadas para outros alvos, como os cameraman das televisões, que não captaram o lance do melhor ângulo. Os presidentes teriam de passar a acusar outros, talvez os empregados dos bares dos estádios, em vez de assumir erros próprios.

Em todo o caso, e voltando ao que aqui me traz, não percebi a razão de tal aparato e de tantas celebridades na entrega de umas assinaturas. Uma cerimónia pomposa que teve o ar de uma gala. Enfezada, claro, sem glamour, sem caras larocas a apresentar os protagonistas, mas com muito aparato. E gente ‘in’. Ele era o presidente da SIC, o presidente da Liga, o presidente da federação, presidentes de clubes e muitas outras pessoas. Até jogadores. De gravata, portanto era gente importante.

O presidente da AR, Jaime Gama, já garantiu uma análise cuidada à petição. Sempre são sete mil pessoas a assinarem o dito cujo documento. Daí a minha questão: todas as petições são entregues com uma festa deste género? Ou todas as petições são importantes mas umas mais importantes que outras?

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Não, a hipótese que eu vejo é ter um arbitro de baliza em cada baliza só para ajuizar os lances dentro da área.E os off-sides, deveriam ser marcados no seguimento da linha da grande área.
    Quanto ao aparato, é para darem um ar de “correctinhos…”

  2. Fernando Moreira de Sá says:

    Fosga-se, como eu gostava de ter escrito isto! Grande malha!

    Vi na televisão e pensei exactamente o mesmo: “todas as petições são entregues com uma festa deste género? Ou todas as petições são importantes mas umas mais importantes que outras?”.

    Já agora, mesmo a seguir, vi uma reportagem sobre a febre dos saldos e só me ficou uma questão: estavam a falar de Portugal ou do Portugal das nossas TVs, ou seja, Lisboa? É que eu não sinto a dita loucura por estas bandas nem pelas de VReal, S.J. Pesqueira, Bragança, etc. O país real…


  3. Estou quase a desistir de Portugal.
    Este não quero de forma nenhuma que seja o meu País…e tantos jovens desempregados, tanto dinheiro desperdiçado.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

  4. Nuno Castelo-Branco says:

    Ainda não percebi se o Rui santos é do Benfica, Sporting ou o quê?

    • Luís Moreira says:

      O gajo é do Benfica e arranjou um poleiro de se lhe tirar o chapéu. O gajo foi muito novo para jornalista da Bola porque o tio dele, foi um grande jornalista -Vitor santos- muitos anos chefe de redacção do jornal. Quando um dos accionistas comprou o jornal, ele foi afastado (depois da morte do tio) e vive da indemnização.
      Não convém nada levar o gajo a sério…

      • Luís Moreira says:

        Oh! Ricardo, o autor não tem nada de ignorante. Melhor, somos todos ignorantes, é só uma questão de assunto…

  5. rodrigo roque says:

    eu também assinei a petição sr.rui santos e já não ia ao futebol a uns tempos mas como vi que o arbitro era o Henriques e que também tinha assinado como eu cai na asneira de ir assistir ao rio ave /v. de Guimarães e então esse sr. fez a pior arbitragem possível tendencioso a errar sempre para o mesmo lado com influencia no resultado COMO É POSSÍVEL ESTE SR. TER ASSINADO COMO EU UM DOCUMENTO DESTES o que as novas tecnologias o ajudam a melhorar a sua prestação era isto que eu gostava de ver comentado por o rui santos.

    • Luís Moreira says:

      Rodrigo, todos dizem que estão pela verdade desportiva. E pela verdade política e assim…

Trackbacks


  1. […] Todas as petições são entregues em clima de gala? […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.