JOSÉ MARIA PEDROTO, ou "O MESTRE"

Ao cair do pano, uma referência que se impunha, pelo menos para mim enquanto portista. Os demais com outras sensibilidades que me desculpem, mas não podia deixar de o fazer.
Não tive oportunidade de conhecer o Mestre Pedroto pessoalmente. Era amigo do meu avô materno, mas a ocasião nunca surgiu, nunca se concretizou. E faz hoje 25 anos que essa oportunidade se esgotou.
Lembro-me bem do estilo, e estou grato pelo que fez não só pelo FCP como também pela cidade do Porto e pela região do Norte.
Foi ele, através do futebol, que iniciou um árduo trabalho de equilibrar os pratos da balança, e de devolver à cidade o seu orgulho tantas vezes ferido, numa época em que a homens assim se apelidava de “bairristas”.
Obrigado, Mestre.

Comments


  1. Tendo eu pouco mais que os 25, torna-se difícil ter opinião directa, daí que recorra apenas à opinião do meu Pai, portista sócio de todos os domingos na bola, que tinha uma enorme admiração por este homem. Se me permitem, como sócio do Benfica, associo-me à homenagem que o Aventar lhe presta.
    Sem ser um Mas, gostaria também de dizer que não gostei MESMO nada de ouvir o bi-bota a falar sobre Pedroto dizendo que “são todos contra nós, até os comemos, e tal… É um discurso actual”.
    Não concordo mesmo nada, o FCP não cresceu mais e nunca crescerá que mantiver esta lógica Calimero de ganhar em cima do ódio aos outros, de procurar nas ameças alheias as suas próprias forças.
    E, se isso foi a força do Pedroto, foi num contexto sobre o qual, repito não tenho opinião. Hoje, parece-me um completo absurdo!

    • Ricardo Santos Pinto says:

      Sim, esse foi um discurso necessário na altura, agora já não faz sentido. Agora a luta do FC Porto é outra, a Europa.
      O Gomes não pareceu muito certo do que estava a dizer. O melhor mesmo foi quando disse que a memória o atraiçoava «apesar de ainda ser jovem».
      Onde é que ele é jovem? Com 50 anos? Só se fosse um jovem agricultor, eh eh!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.