Não tive oportunidade de conhecer o Mestre Pedroto pessoalmente. Era amigo do meu avô materno, mas a ocasião nunca surgiu, nunca se concretizou. E faz hoje 25 anos que essa oportunidade se esgotou.
Lembro-me bem do estilo, e estou grato pelo que fez não só pelo FCP como também pela cidade do Porto e pela região do Norte.
Foi ele, através do futebol, que iniciou um árduo trabalho de equilibrar os pratos da balança, e de devolver à cidade o seu orgulho tantas vezes ferido, numa época em que a homens assim se apelidava de “bairristas”.
Obrigado, Mestre.






Tendo eu pouco mais que os 25, torna-se difícil ter opinião directa, daí que recorra apenas à opinião do meu Pai, portista sócio de todos os domingos na bola, que tinha uma enorme admiração por este homem. Se me permitem, como sócio do Benfica, associo-me à homenagem que o Aventar lhe presta.
Sem ser um Mas, gostaria também de dizer que não gostei MESMO nada de ouvir o bi-bota a falar sobre Pedroto dizendo que “são todos contra nós, até os comemos, e tal… É um discurso actual”.
Não concordo mesmo nada, o FCP não cresceu mais e nunca crescerá que mantiver esta lógica Calimero de ganhar em cima do ódio aos outros, de procurar nas ameças alheias as suas próprias forças.
E, se isso foi a força do Pedroto, foi num contexto sobre o qual, repito não tenho opinião. Hoje, parece-me um completo absurdo!
Sim, esse foi um discurso necessário na altura, agora já não faz sentido. Agora a luta do FC Porto é outra, a Europa.
O Gomes não pareceu muito certo do que estava a dizer. O melhor mesmo foi quando disse que a memória o atraiçoava «apesar de ainda ser jovem».
Onde é que ele é jovem? Com 50 anos? Só se fosse um jovem agricultor, eh eh!