Votação: Blogues do ano – 2011

Tendo em conta a saga que, nos últimos anos, tem sido a eleição do melhor blogue do ano, nas suas diversas categorias e modalidades, o Aventar entendeu promover uma votação respeitante aos melhores blogues de 2011.
Para o efeito, estamos a elaborar listas de blogues, a partir do blogometro, que poderão ser acrescentadas e corrigidas por todos os interessados que manifestem essa vontade na respectiva caixa de comentários.
O principio é simples: todos os blogues têm direito a serem votados, todos os potenciais eleitores terão direito a votar em quem mais gostaram de ler.
Até ao final do ano de 2011, sempre assumindo a caixa de comentários como um forum aberto de participação e discussão, começaremos por criar uma lista de categorias, colocar nelas os blogues potencialmente concorrentes, e proceder a uma votação, utilizando o software de sondagens do wordpress.
Como é óbvio o Aventar estará excluído desta votação, e avança para ela com algum trabalho de casa, a Blogopedia que tivemos no ar enquanto estivemos alojados num servidor a expensas próprias, e que continua guardado em formato wiki. O espírito e regra serão exactamente esses: discussão aberta, processos transparentes, decisões claras. O colectivo Aventar só intervirá em última instância, esperando-se que tal não necessário.
Para já, deixamos aqui a lista de categorias que servia de base de trabalho à blogopedia com o pedido a todos, autores, comentadores e leitores de blogues portugueses, até passarmos à fase seguinte.
  • Actualidade Política
  • Desporto
  • Fotoblogs pessoais
  • Fotografia
  • Educação
  • Culinária
  • Televisão
  • Religião
  • Locais
  • Publicitários
  • Eróticos
  • Moda
  • Cinema
  • Livros
  • Poesia
  • Íntimos
  • Pessoais
  • Diários de Bordo
  • Saúde (acrescentado)
A estas acrescente-se:
  • Blogue revelação (blogues que nasceram em 2011)
  • Autor/blogger do ano
Este artigo será reeditado, mantendo o mesmo endereço, a partir da colaboração dos seus leitores.

 

ACTUALIZAÇÃO

blogs do ano - 2011
Blogues do ano – 2011
Regulamento e calendário publicados. Inscrições abertas até 13 de Janeiro.

Comments


  1. Aventadores, povo em geral,

    Sou leitor assíduo do aventar. Além da qualidade das postas, aprecio a abertura aos leitores. Eu próprio me orgulho de ter sido publicado por vós. Outro grande mérito que tem este espaço é o facto de não haver moderação de comentários. Permite-se até, ocasionalmente, a baixaria. Acho bem porque também ela faz parte da vida e dos blogues.

    Agora não consigo compreender esta vossa votação alternativa, porque, inadvertidamente, está a valorizar o outro concurso. Escrevemos para exprimir ideias, angústias, dúvidas, para alertar, para denunciar e não para o nosso umbigo.

    O tamanho das pilinhas é secundário. Ou como dizem os brasileiros “não interessa o tamanho da varinha, mas o que se faz com ela”.

    Um abraço deste vosso leitor, com ou sem concurso


    • Se o nosso problema fosse medir fosse o que fosse não lançávamos um concurso do qual nos auto-excluímos (e era fácil pedir a outro blogue que o fizesse).
      Votações deste género sempre existiram. Não podem é ser feitas sem respeito pela democracia, com um processo de pré-selecção em que os interessados puderam votar em si próprios. Muito simplesmente retomamos a forma que nos parece mais correcta de organizar este tipo de “concurso”, que de resto deve abranger todo o tipo de blogues e não apenas os de actualidade política.


      • Era o que mais faltava serem juízes em causa própria, cometendo os pecados que criticaram. Para isso já basta o personagem monárquico, que acha que o capitalismo popular é ele e a sua barbicha terem meia-dúzia de títulos do Pingo Doce.

    • jorge fliscorno says:

      Bom, e porque não? :- )

      Há por este mundo blogosférico muita coisa boa. Alguns bons trabalhos não chegam a ter visibilidade correspondente ao esforço porque, nisto das audiências um bom post, não chega para as ter. Ossos do ofício que, certamente, muitos conhecerão. Aqui no Aventar temos sido premiados com as visitas dos leitores e, assim sendo, porque não dar visibilidade a quem faz bom trabalho?

      Além disso, seguido a postura de abertura do Aventar, sendo isto aberto a todos, seja por iniciativa dos bloggers, seja por sugestão dos leitores de outros blogs, creio que todos ficam a ganhar.


  2. Faltam aí blogues sobre Saúde…

    Cumprimentos

  3. Fernando Moreira says:

    Parece-me perfeita, suficientemente abrangente, a lista de Categorias. Louvo-os pela iniciativa. Abraço.
    Nota: se pudesse, votava no Aventar…


  4. Conheço alguns com muito mérito. Acho boa ideia.
    Cumps

  5. Viúvo de Sócrates says:

    Pela minha parte, proponho nos blogues políticos de Direita o blogue Jugular e, como bloggers, esse magnífico autor que dá pelo nome de Paulo Pinto.

  6. Nuno says:

    Fazer uma selecção pelo blogometro exclui todos aqueles que não têm sitemeter.. Têm alguma colaboração com essa firma?

    • jorge fliscorno says:

      Simples. Deixa aqui a sua sugestão.
      Por isso é que estamos a elaborar uma lista e é preciso partir de algum lado 😉


  7. Olá. Este post (e consequentemente este concurso) está em destaque na Homepage do SAPO, tab Radar. 🙂


  8. Sugiro aqui uma proposta alternativa de classificação dos blogues:

    http://divina-a-comedia.blogspot.com/2011/12/para-uma-classificacao-dos-blogues.html


  9. deixo aqui um blog muito interessante, sobre politica e actualidade mas com uma dose de ironia e humor…
    http://dadoslancados.blogspot.com/

  10. Amadeu says:

    A ideia até pode ser boa para libertar as opiniões do espartilho em que uma outra votação colocou a questão. Isso é uma coisa. A outra coisa é a a forma pouco clara e embrulhada como apresentam o V. projecto e, isso, leva-me a crer que matou por aqui qualquer alternativa.

  11. Daniel Teixeira says:

    Bons dias.
    Eu deixo aqui o link de um blog que partilho com mais 5 amigos, onde abordamos vários temas, da política ao desporto e também passando por outras áreas.

    http://cronicas-em-branco.blogspot.com/


  12. E que tal uma categoria dedicada ao humor?


  13. Se quiser que meu blog participe
    http://www.yfrends.wordpress.com


  14. Devem olhar também aos blogs pessoais … tem muitos blog bons .. só não são descobertos .


  15. Não sei se resolveu adoptar ou não a taxonomia proposta num outro comentário mas correndo o risco de advogar em causa própria diria que faltam pelo menos duas categorias: Cultura e Música …

  16. jorge fliscorno says:

Trackbacks


  1. […] de alguém ter tido o despudor de os colocar na categoria de “blogue de esquerda”. O segundo por contestar quer as regras do concurso quer por ter sido excluido por um júri ecuménico logo […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.