Procuram-se Mulheres Lacobrigenses Desempregadas para Trabalho Pontual

                                                            Kick in the eye, lacKick in the eye, lac lagos

Chamamos todas as mulheres Lacobrigenses desempregadas para participar numa performance de arte a realizar-se em Junho. Remuneração.

Este projeto enfoca a situação económica que se vive em Portugal, mais especificamente em Lagos, e pretende-se como um acto simbólico de contestação silencioso. Para tal, são precisas voluntárias que estejam dispostas a rapar os seus próprios cabelos para um filme que será projetado no exterior de edifícios em Lagos; na galeria LAR e no Centro Cultural de Lagos.

Em tempos de crise, seja ela qual for, precisamos de arranjar um símbolo que seja abrangente e abarque todas as contradições afectivas que estes momentos despertam em nós.

Rapar os cabelos tem muitas leituras diferentes e até mesmo contraditórias, dependendo das diferentes culturas e contextos onde esteja inserido. Poderá significar vergonha, castigo, humilhação, luto, perda, desespero mas, por outro lado, simboliza também um renovar de energia, revolta, contestação, provocação e um repensar de novas direcções, um novo começo.

Como tal, este acto simbólico é capaz de abranger todos os estádios afectivos que os Portugueses, nomeadamente os Lacobrigenses, estão a experienciar neste momento.

Este projeto vai focar particularmente uma perspectiva feminina, como forma de homenagear a sua força anímica por caírem e levantarem-se sempre em luta.

Interessadas deverão contactar geral@lac.org.pt ou tlm 96 531 03 51

*

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projecto Kick In The Eye organizado pelo Laboratório de Actividades Criativas, Lagos.

KICK IN THE EYE é o novo projecto do LAC, que se propõe a convidar artistas nacionais e internacionais a participar em residências artísticas, cujo trabalho e percurso pessoal valorize a pesquisa em/com comunidades locais absorvendo e integrando-as na sua obra, neste caso na cidade de Lagos.

Sentimos a necessidade de um projecto que convidasse artistas a, propositadamente, habitarem temporariamente a cidade/região e, em residência artística, devolverem esse olhar/reflexão através do trabalho aqui realizado.

*

Isabel Lima (1977, Lagos, Portugal), a primeira convidada para o projecto KICK IN THE EYE, é uma artista Portuguesa sedeada no Reino Unido desde 2001. Em 2012 completou o Mestrado em Belas Artes na Universidade de Newcastle no Reino Unido.

Lima desenvolve projectos artísticos debruçados sobre esferas politicas e sociais que questionam o sentido de pertença, identidade, lugar e cultura. O deslocamento da sua família, provocado pela descolonização de Angola, é a sua fonte de inspiração e investigação. No seu trabalho, Lima colabora com outros artistas, profissionais de cinema, arqueólogos, arquitectos, grupos sociais e membros do público. Estes projectos tomam a forma de Filme/Video; Performance; Instalação e/ou Publicações.

*

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma associação cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos. A associação é um espaço de residências artísticas que tem como prioridade desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.

Comments

  1. Não será “Procuram-se mulheres”?

  2. Gralha. Está corrigido, obrigado.

  3. Sílvia says:

    Remuneração…

  4. Pedro Nunes says:

    Atenção: procura-se mulheres é que está certo. Não são as mulheres que se procuram é alguém (singular) que procura as mulheres. Mais cuidado com o português, por favor. Nada de precipitações.

  5. são correia says:

    já estou escrita. acho fui a primeira louca.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading