Cavaco Silva não adopta o Acordo Ortográfico de 1990

sampaio guterres durao cavaco

© ACNUR/ S.Hopper (http://bit.ly/1na93XN)
© ENRIC VIVE-RUBIO (http://bit.ly/1na9cdV)

É verdade, já sabíamos. Contudo, no prefácio deste livro de Xanana Gusmão, ficam dissipadas aquelas dúvidas que pudessem ainda subsistir: tudo continua como dantes.

Aliás, através de uma leitura atenta dos quatro prefácios, não se detecta qualquer vestígio de adopção do AO90.

Sampaio, Guterres, Cavaco Silva e Durão Barroso não vêem qualquer necessidade de adoptar o AO90, num livro promovido pela CPLP (sim, pela CPLP) — permitam-me que volte a perguntar: para quê?

Foi ainda durante o mandato de Xanana Gusmão como Primeiro-Ministro que a economia timorense registou quatro anos sucessivos de forte crescimento, que o país foi objecto, pela primeira vez na sua História, de um plano sistemático de electrificação e se procedeu ao lançamento dos alicerces de uma rede de protecção  social em larga escala.

Aníbal Cavaco Silva

***

A mesma visão e a mesma liderança são expressas nos discursos compilados neste livro, documentando um projecto que em vários aspectos foi tão difícil como a conquista da independência: a construção de um novo país democrático e com unidade nacional, por via da reconciliação e do desenvolvimento.

António Guterres

***

20 de Maio de 2002 ficará para sempre gravado na minha memória.

José Manuel Durão Barroso

***

No dia seguinte, em mais um acto excepcional, apresentei, pessoalmente, ao Presidente Xanana Gusmão o primeiro Embaixador de Portugal em Timor-Leste.

Jorge Sampaio

Comments

  1. Maria Manuela Lopes Félix Costa says:

    Então porque não teve coragem ainda para tomar uma atitude, talvez “uma importante” das que houve na sua vida? – O acordo ortográfico AO90 é inaceitável ao povo português que se orgulha da sua verdadeira Língua.

  2. Algo “importante” daquele senhor ?? Só se foi o que fez para que ontem tenha sido notificado que ele e todos os parlamentares e ministros se foram tocados nos seus subsídios, lhe serão repostos acrecentado 4% de juros de mora – bem eu fiquei de fora e se calhar lá terei ainda de contribuir para os 4% a dar a todos os topos de gama que não se governam mal

  3. Para quem não concorda com o AO 90 apresentar essa figurinha como troféu, não é de muito bom gosto. É que o sr. tem por hábito estar sempre do lado errado da vida. Por outro lado, um ultraconservador com 75 anos seria difícil gostar de última coisa que fosse novo. Se fosse a Maria, vá que não vá!

    • O Cavaco foi um promotor do acordo. Estava fora de Portugal e deu ordens, pelo telefone, quando era primeiro-ministro, para que Santana Lopes o assinasse o que este fez com gosto.
      Já Salazar e Marcelo tinham feito acordos. Parece que é típico de ditaduras ou de democracias atrasadas.

  4. Onde se lê última deve ler-se qualquer.

  5. Dizem bem e então pergunto eu – Santana anda “ocupado” tal e tanto que já não se mostra nem como politólogo nem como comentador de futebol, um dos políticos mais famosos ?? que saudades que tenho – mas agora adoro o sr Mendes que faz muito bem o nó da gravata e tem boa dicção pelo que nem se nora se acorda ou não ortograficamente – estou preocupada – ou deve andar a tratar da sua candidatura para Belém ??

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.