Um sistema bancário que respira saúde

Banco

 

(Reparem no semblante matador de Ricardo Salgado. As pobrezinhas da Comporta devem suspirar que nem umas malucas…)

Na pátria de grandes banqueiros como Oliveira e Costa e Dias Loureiro, o sistema bancário respira saúde. O BES é agora um Novo Banco mas as mil empresas Espirito Santo qualquer coisa ou qualquer coisa Espírito Santo continuam a causar estragos. A PT que o diga! Mas vêm aí os testes de stress do BCE e a “verdade” virá ao de cima. Aguardemos.

Por falar em testes de stress do BCE, parece que o BCP chumbou. Mas está tudo bem e nem os prejuízos acumulados ao mês de Setembro, uns irrisórios 98 milhões de euros, beliscam o optimismo da administração. O optimismo é tal que Nuno Amado fez questão de dizer que, se os testes fossem hoje, o BCP passaria com certeza. Essa malta do BCE é que escolheu aquela data mesmo para os lixar…

Melhor sorte tiveram BPI e CGD. Nos testes de stress claro. É que os resultados do BPI também não são propriamente entusiasmantes depois do anúncio dos 114,3 milhões de euros de prejuízo nos três primeiros semestres, o que contrasta com os lucros de 72,7 milhões registados em igual período de 2013. Já no caso da CGD, parece que se descobriu aí mais uma dívidazita de uma Espírito Santo qualquer coisa que poderá gerar perdas de 114 milhões de euros que, sob determinadas condições, desconhecidas do grande público, poderão mesmo ascender a 300 milhões de euros. Mas aqui não há problema que para salvar a CGD não faltará dinheiro dos nossos impostos. E se for preciso privatiza-se tudo por uns trocos que não devem faltar angolanos e chineses interessados.

Está portanto tudo bem. E, para os mais desconfiados, o Banco de Portugal já veio clarificar que CDG, BCP e BPI têm “níveis de capitalização adequados“. E nós sabemos bem que o Banco de Portugal não costuma falhar, isso era no tempo do Constâncio. Mas mesmo que não esteja tudo bem, a malta está cá para resgatar, levemente indignada mas sempre submissa e bem comportada. É que, no fim de contas, a malta nem chega bem a perceber o que se passou. Nem quer! Com sexo oral em horário nobre na TVI quem é que vai perder tempo com coisas chatas de bancos? Eles que se entendam!

 

Comments


  1. Reblogged this on O Retiro do Sossego.

  2. Ernesto Martins Vaz Ribeiro says:

    O pior dos cegos foi sempre o que não quis ver e a lata desta gente é infinita. Graças a Deus…

  3. antonio oliveira says:

    “Com papas e bolos se enganam os tolos”

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.