TAP vendida por 1 euro

Se ainda somos 10 milhões…

Governo vende TAP por 10 milhões de euros
Sérgio Monteiro confirmou ao início da tarde a venda do grupo TAP ao consórcio de David Neeleman e do grupo Barraqueiro. O encaixe para o Estado será de…. 10 milhões por 61% da companhia. Contrato obriga próximo governo a vender o resto do capital da TAP. (…)
“O negócio é sobre todos os pontos de vista um sucesso”, decretou Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, que rematou: “Quinze anos depois de muitos tentarem, nós conseguimos vender a TAP.” [ionline]

euro

E qual é o sucesso? Ter sido vendida a TAP.

Vamos lá relativizar o sucesso.

O governo vendeu os ENVC com prejuízo. Visto assim, estas migalhas são um sucesso.  Mas nada que se compare aos 85 milhões que o governo perdoou ao ex-BES.

Dirá o leitor que também há o passivo. E onde está o relatório a mostrar o valor presente da companhia?

A TAP tem uma frota de 61 aviões, 10,8 mil trabalhadores, 2,8 mil milhões de euros de volume de negócios e todos os anos vê o total de passageiros crescer, fruto do alargamento de rotas e da adaptação da oferta à procura. [ionline]

2,8 mil milhões de euros de volume de negócios valem uma entrada de 10 milhões nos cofres do estado?

Ide ver este vídeo para perceber a fúria das privatizações. Chegámos a isto, a reedição do governo quero-posso-e-mando, sem oposição, pleno da prepotência que o aliado da presidência da república lhe permite.

Adenda 1: o negócio está cada vez com mais sucesso: “Novos donos da TAP só garantem sede em Portugal e rotas estratégicas por dez anos” [P]

Adenda 2: O leitor João deixou o link para a imagem seguinte. Coerência são “piners” que acompanham uma b’jeca.

pires-de-lima

Comments

  1. João says:
  2. amiguel says:

    De facto é isto: ” Chegámos a isto, a reedição do governo quero-posso-e-mando, sem oposição, pleno da prepotência que o aliado da presidência da república lhe permite.”

  3. Rui Silva says:

    Até que enfim foi resolvido o problema da TAP.
    Foi das poucas coisas boas que este governo fez.
    Falhou a privatização da RTP, porque o lobby da comunicação social é muito forte em Portugal. Vamos lá a ver se na próxima legislatura esse problema (RTP) também é resolvido de vez.

    cumps

    Rui SIla

    • j. manuel cordeiro says:

      Que eu saiba, a TAP foi vendida, o que não é o mesmo que resolver o problema.

      • Rui Silva says:

        Deixa de ser um problema para mim, a partir do momento que não serei chamado a pagar a má gestão da empresa, e isto foi um passo de gigante nessa direção.

        cumps

        rui SIlva

        • j. manuel cordeiro says:

          É uma perspectiva interessante. Excepto que tudo se paga, seja directa, seja indirectamente. Por exemplo, qual é o preço que iremos pagar por se ter privatizado a REN?

    • Nightwish says:

      Que problema da TAP? A TAP dá lucro, só tem dívida por causa do GES.
      Rais parta esta direitalha acéfala.

      • Rui Silva says:

        Caro Nightwish,

        Repita até á exaustão: “a Tap da lucro”, que mesmo assim continuará a dar prejuízo.
        Mas daqui para a frente você pode ficar descansado pois quando der prejuízo a empresa fecha. Você não será chamado a pagar a má gestão do actual dono. Se você não acha isto fantástico parece-me uma atitude masoquista. Não deve ser daqueles que se queixa que paga muitos impostos.

        Cumps

        RS

        • j. manuel cordeiro says:

          Foi por isso que não pagámos o BPP, o BPN e o BES. Como se sabe, era tudo sector público.

          • Rui Silva says:

            Nisso concordo consigo.
            Se tivéssemos uma constituição que em vez de defender as nacionalizações as proibisse isto não acontecia.
            A constituição devia defender-nos destes esquemas.

            cumps

            Rui SIlva

        • Nightwish says:

          E a direitalha acéfala pode continuar a negar a realidade sobre tudo o que é economia que a realidade continua a ser a mesma.
          A TAP dá lucro, ponto final.

          • Nightwish says:

            E a TAP não fecha, acaba com os serviços que não dão dinheiro, como viagens para as ilhas e Cabo Verde e o raio.

    • NIKO says:

      tambem fazes parte da quadrilha?

  4. Nightwish says:

    Se calhar estou um bocado desfasado, mas não havia uma providência cautelar?

  5. Maria de Almeida says:

    “E, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos
    Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo… e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.”

    José Saramago, Cadernos de Lanzarote, Diário III

    • Rui Silva says:

      Cara Maria Almeida
      José Saramago era marxista, para ele tudo devia ser nacionalizado. E isso já foi feito em muitos locais, com os resultados que se conhecem.

      RS

      • Nightwish says:

        O resultado das privatizações também se conhecem, paga-se mais por pior e menor serviço.

      • Fernando Antunes says:

        Privatize-se o Rui Silva por 1 Euro. É um caso sério de má gestão de racionalidade. Era um favor ao Estado.

        • Rui Silva says:

          Se alguma empresa quisesse a minha força de trabalho até podia ser. Estou aberto a negociações. No entretanto vou cá ficando pela repartição á espera pelas 35h/semanais.
          Mas o Fernando Antunes não mantem essa racionalidade em relação á TAP, RTP, Carris etc porquê?

          • Fernando Antunes says:

            Mantenho. Se tirar a RTP da equação são tudo empresas que dão lucro. Se não fossem, nenhum privado as queria. Nenhum investidor privado perde dinheiro. Jamais.

          • Rui Silva says:

            Caro Fernando Antunes,
            Fique lá com a bicicleta.
            Dá para ver, que a gestão não é o seu forte.

            abraço

            Rui Silva

    • NIKO says:

      Sábio artigo . completamente de acordo FDP.

  6. maria celeste ramos says:

    Mas não privatizaram as hospedeiras e os hospedeiros e que % AFINAL VÃO ELES TER QUE NÃO QUEREM (QUERIAM) VENDER SEM SACAR A SUA PARTE ??- afinal o Cais do Sodré não é um bairro de Lisboa mal frequentado (dizem) – é mesmo um sítio de 89090 km2 todo ele a privatizar – afinal hã tanta porcaria nas ruas – que preço receberam pela porcaria ?? dada pelo sr Sérgio Monteiro de olhos esbugalhados tão contentinho por ter dado mais uma vez o TAP aos seus amigos do português que não é nem português nem língua sequer apesar de haver homens que as acham muito meiguinhas – mas vamos esperar de 6 a nove meses para acabar a taponovela – de 11 mil trabalhadores – do BARRAQUIRO – esta designação é a propósito que era uma empresariaseca e passou a grandérrima que já tem a AZUL – agora levóvermelho-verde-Mas pires de Lima diz que vão deitar prá rua uns trabalhadores- Beber muita cerveja ilumina o cerebêlo – ponho acento circunflexo para não terminar em bélo – fala a arrotar um bocado e Montenegro diz cavalidades (bebeu cerveja do outro de borla ??) – isto é um nado de governantes ou de afectados pela cerveja ??CDS acha exquise que o PS agora se xateie se andou sempre a querer desde 98 privatizar a TAP – Jerónimo diz que ~e crime – odeio o PC em geral e o que me fizeram em 1975 eme especial mas concordo com o tipo – os BE Mariana diz que o “cára de pau” disse ser contentamento acabar isto – estou maluca e não percebo – ninguém tem culpa que eu não entenda – o supremo tribunal administrativo e bruxelas tem de dar o sinal de andar prá frente diz um entrevistado EU SÕ penso no que falta ainda vender ao brasil – Isabel dos Sanos anda também ESFOMEADA por coisas que restam aqui e o senhoreco fernando pinto peocupado porque a greve fez beixar o preço da tap – cabrãozão

  7. maria celeste ramos says:

    /0 anos de história com uns 2 mil milhões de euros ?? quem se abotoou?’ FMI abandonou a Grécia – – bicha de km de gente â porta da não sei onde para ter sedação para fazer colonscopia – parece a bicha de pão de 1938

    • Rui Silva says:

      Se tivéssemos de meter mais uns milhões na TAP a bicha prá colonoscopia acabava de imediato…

      RS

  8. NIKO says:

    ABUTRES

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.