«O que acontece se numa eleição os votos brancos e/ou nulos forem superiores aos votos nas candidaturas?»

Nada.
voto_em_branco_ou_nulo_ou_abstenção
«Os votos em branco, bem como os votos nulos, não sendo votos validamente expressos, não têm influência no apuramento do número de votos obtidos por cada candidatura e na sua conversão em mandatos. Ainda que o número de votos em branco ou nulos seja maioritário, a eleição é válida e os mandatos apurados tendo em conta os votos validamente expressos nas candidaturas.»
Apenas os votos expressos são válidos.

Comments

  1. JgMenos says:

    Não me apercebi ainda pela luta pelo voto obrigatório…distracção minha?

  2. martinhopm says:

    Não concordo de maneira nenhuma com o voto obrigatório.

  3. Nightwish says:

    Não é uma questão de voto obrigatório, é uma questão de as pessoas deixarem de se contentar com qualquer coisa porque é um protesto sem impacto nenhum.

    • Sarah Adamopoulos says:

      Não é sequer uma questão de impacto, pois não tem nenhum, como se explica preto no branco no post.


  4. Quem tiver vontade de ir às urnas e não querer .votar em nenhuma candidatura, aconselho vivamente o voto nulo, pois, muitas vezes, mesmo muitas do branco se faz válido.


  5. Os militantes não são povo?

    • Ana A. says:

      Digamos que são uma parte do povo que (talvez) com interesses obscuros ou pouco claros, votam cegamente ou acefalamente. Faça o seu partido o que fizer…


      • São então povo de segunda, compreendo. Eu, militante comunista, estou cheio de interesses obscuros a motivar a minha opção. Aliás, por ser militante comunista só tenho ganho – profissionalmente, desde logo – ao ser por mais de uma vez o único grevista numa empresa (privada) onde todos se queixam e ninguém quer mexer uma palha. Sou povo de segunda, “com interesses obscuros ou pouco claros”. Compreendido.

        • Ana A. says:

          Serão de 2ª se votarem cegamente e acefalamente. Tal como os deputados que têm disciplina de voto, prescindiram da sua liberdade.

Trackbacks


  1. […] a imagem ao oportuno post do Aventar para relembrar que não votar, ou votar branco/nulo é basicamente permitir que outros decidam por […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.