«O que acontece se numa eleição os votos brancos e/ou nulos forem superiores aos votos nas candidaturas?»
Comments
Trackbacks
-
[…] a imagem ao oportuno post do Aventar para relembrar que não votar, ou votar branco/nulo é basicamente permitir que outros decidam por […]
Não me apercebi ainda pela luta pelo voto obrigatório…distracção minha?
Dava jeito aos seus correlegionários muita abstenção, não é? Pois.
Não concordo de maneira nenhuma com o voto obrigatório.
Não é uma questão de voto obrigatório, é uma questão de as pessoas deixarem de se contentar com qualquer coisa porque é um protesto sem impacto nenhum.
Não é sequer uma questão de impacto, pois não tem nenhum, como se explica preto no branco no post.
Quem tiver vontade de ir às urnas e não querer .votar em nenhuma candidatura, aconselho vivamente o voto nulo, pois, muitas vezes, mesmo muitas do branco se faz válido.
Os militantes não são povo?
Digamos que são uma parte do povo que (talvez) com interesses obscuros ou pouco claros, votam cegamente ou acefalamente. Faça o seu partido o que fizer…
São então povo de segunda, compreendo. Eu, militante comunista, estou cheio de interesses obscuros a motivar a minha opção. Aliás, por ser militante comunista só tenho ganho – profissionalmente, desde logo – ao ser por mais de uma vez o único grevista numa empresa (privada) onde todos se queixam e ninguém quer mexer uma palha. Sou povo de segunda, “com interesses obscuros ou pouco claros”. Compreendido.
Serão de 2ª se votarem cegamente e acefalamente. Tal como os deputados que têm disciplina de voto, prescindiram da sua liberdade.