«Caro Francisco Assis,
Como sabes o distrito da Guarda foi o único distrito onde o António José Seguro venceu.
Eu, como tantos companheiros, lutámos pela vitória de António José Seguro e atingimos os objetivos a que nos propusemos, mas foi um resultado muito curto e António Costa venceu e, sobretudo, venceu a Democracia. A partir desse momento e perante os resultados inquestionáveis o nosso líder passou a ser António Costa.
Tu foste sempre apoiante de António Costa e, como tal, nunca lhe regateaste elogios quer sobre as suas qualidades quer sobre a experiência política que tanto lhe reconhecias. Durante a campanha eleitoral para estas legislativas, tu próprio te insurgias contra o desgoverno que a coligação da direita trouxe ao nosso país, ou seja: mais pobreza, mais desemprego, mais emigração, mais desigualdade e mais dívida, sem resolver qualquer problema da nossa Pátria. Por conseguinte, participaste na campanha eleitoral, apoiando o secretário-geral, sem reservas e de forma incondicional, mas certamente distraído não registaste o facto do António Costa ter afirmado, com algum estrondo e significativo impacto, durante a campanha eleitoral, que não viabilizaria o orçamento da coligação.
Pois tens andado seriamente esquecido e deve ser ter sido do queijo da Serra que comeste aqui no distrito durante a campanha eleitoral, quando o distrito, em má hora te elegeu, como seu representante na Assembleia da República. E o que fizeste tu como agradecimento às boas gentes do distrito da Guarda que contavam com a tua voz na Casa da Democracia? NADA! Além de nunca te teres referido às gentes, e aos seus problemas, que representavas no Parlamento. Com o teu silêncio revelaste uma enorme ingratidão para com o distrito que, por todas as razões, deverias acarinhar, uma vez que nunca chegaste a agradecer sequer aos eleitores que contribuíram para a tua eleição.
Caro Assis se não concordas com o rumo que está a ser seguido pela direção do partido, apesar do infeliz momento que escolheste para o afirmar, é um direito que te assiste. Apesar de tudo não me parece que após reiterado silêncio possas colocar em causa a legitima liderança, (que apoiaste até à pouco tempo) por isso deverias repensar melhor a tua estratégia de “assalto” ao poder em vez de andares a minar o partido tentando provar que há um mal-estar interno no PS e uma corrente crítica que se apresenta como alternativa.
Num momento politicamente sensível que vivemos eu, como a esmagadora maioria da massa militante e simpatizante do partido, reprova veementemente a tua “golpada” e dos companheiros que tentas arrastar contigo.
Se não consegues ter tento na língua, nem aguardar melhor oportunidade, deverias repensar a tua posição ideológica no partido e, com os teus seguidores, engrossar a coligação da direita, mantendo-te lá por muitos anos à procura da maioria …
Golpada? Pois senão é outra coisa o que está em curso!
Mas mais que tudo, comove-me esta crença no querido líder, seja ele qual fôr. Então ele disse que não aprovava o orçamento…vai daí logo se percebeu que ia fazer uma coligação à esquerda!
Há gente inteligentíssima!
Bastava estar atento e ouvir o António Costa a afirmar que não colocava de lado um entendimento à esquerda, já que com a direita nem pensar.
portanto o seu seu comentário foi um desperdício de espaço e de ironia de pacotilha.
Que se ade dizer deste homem?E um parasita, nao sabe o que diz, nao diz o que sabe.,E um palhaço, que tenta demonstra que e alguém, Ele se esquece, se continuar haver eleições directas, o que enfrentar Costa e derrubado, Costa e melhor do que ele em tudo, O partido socialista neste momento nao e dos militantes, mas sim de todos os SOCIALISTAS
Em relação ao Assis só há uma coisa que não entendo: o porquê de ser um fraco socialista quando poderia dar um excelente social democrata…
Para ser social democrata terá que continuar no P.S., porque no PSD já são raros os sociais democratas. O que Assis demonstra é que está cada vez mais próximo do neoliberalismo que tem governado a ocidente nas últimas décadas, e aí estaria melhor na coligação…
Social Democrata só de nome?Ou querias dizer Neo- Liberal?Porque o Partido d
o Coelho nunca foi Social Democrata.
Esmagador.
“… não me parece que após reiterado silêncio possas colocar em causa a legitima liderança …”
Este recado para Assis foi copy/paste de algum recado mais antigo dirigido a Costa? É anedótico dizer isto a Assis quando o líder é Costa. A não ser que o texto seja sarcástico.
carta aberta ao Assis(e apoiantes dos pafiosos):não,não queremos o Paf(ou seja,portas e coelho,ate porque o PSD pode eleger outra direção,se quiser).sim ,queremos entendimentos á esquerda(explica lá,ó Assis ,qual o problema,de o BE/PCP serem soluções de governo?)…por outro lado,Portugal é de todos,não é só das “tias” das av.novas que votaram no Paf…
João lopes, pensei que estávamos esclarecidos quanto às “tias” das av.novas e às idas à Gulbenkien!!!
Há tiques difíceis de disfarçar.
A atitude em relação ao eleitorado egitaniense não me espanta, uma vez que, no domínio privado, este senhor faz o mesmo em relação ao seu enteado…bem sei, é ad hominem…mas a negligência e a falta de seriedade são as mesmas, já para não falar no que ele escrevia há uns meses em relação a um acordo com esta mesma esquerda
…e que tal Ganharem as eleições nas urnas??? Que Grande Golpada Extremista!!!
Vou assumir que tenha exigido o mesmo quando o PSD e o CDS se coligaram em 2011…
Caro Santiago o PSD em 2011 ganhou as eleições e por isso legitimamente pode fazer a coligação com o CDS ou com quem quisesse e aceitasse claro está, no caso do PS agora em 2015 não foi isso que aconteceu, o PS perdeu as eleições, logo não tem legitimidade para fazer a coligação à posterior.
devo dizer que eu até votei PS, aliás sempre que votei votei PS, mas contra factos não há argumentos.
D. Francisco Assis vai aparecer numa manhã de nevoeiro para salvar a Pátria do governo de esquerda!
http://esbulhador.com/pais/item/469-direita-a-espera-que-d-assis-apareca-numa-noite-de-nevoeiro-para-salvar-a-patria
Os PORTUGUESES íntegros deveriam exigir eleições JÁ!!!!!!!
Houve eleições há 1 mês e a maioria dos portugueses votou nos 3 partidos da esquerda que agora fizeram um acordo de negociação
Disse muito bem «acordo de negociação»
Uma explicação por favor: qual é o código postal desses PORTUGUESES integros?
Penso que SIM, pois as eleições foram uma palhaçada, pelo menos com a situação dos Emigrantes, até parecia que o Governo estava com medo que pudessem surgir mais votos para o P.S.. Além de que vergonhosamente o POVO mostrou que não está para votar em Partidos cujos representantes não têm valor para ocuparem o lugar de 1º Ministro, o que ficou bem patente quanto aos resultados… ” FOI A ABSTENÇÃO QUE TEVE A MAIORIA ” coloquem estas palavras nas vossas cabeças! depois já era tempo de uma LEI- que obrigasse todos a votarem! Não… não é Ditadura, é que andam uns a trabalhar para os outros estarem nas esplanadas e o pior é que a maioria dos que não votam, vivem à conta dos Serviços Sociais, com creches, roupas, alimentação e um subsídio mensal superior ao que muitos Portugueses que trabalham e têm filhos recebem mensalmente, e ainda lhes levam a casa o cão , etc. etc., Quando é para fazerem Leis para retirarem, feriados com séculos, ou qualquer regalia que o Povo conquistou, desde que seja para porem o Povo a pedir, estão logo todos os políticos de acordo, vai sempre sobrar um pouco para eles !!!
Viva Portugal! Viva as esquerdas portuguesas.
Que horror apenas aiie quis dizer por bem, se não for a direita a governar que secha a esquerdia, era xô uma ideia, pronto. ..os meus óculos porra outra vez Felgueiras.
O cds/PSD nunca quis saber das opiniões do PS enquanto maioria, agora engole o que fez . quem com ferros mata com ferros m…
Sr. João Viveiro,
Apesar de, desde há muito tempo, não reconhecer nenhuma credibilidade a Francisco Assis, felizmente ainda há quem não siga rebanhos!!
O assalto ou a golpada a que se refere é tão legítima como a do seu líder Costa..mas com uma diferença, é que a de Assis acertou em cheio no timing..após uma enorme e clara derrota de Costa!!
Mas pronto, para alguns, a política é como o futebol..o que hei-de dizer?
Olhem, bom fdsemana a todos!..e aproveite que deve haver bola hoje…
Não se esqueça, Maurício, que em termos de partido a partido, o PS foi o mais votado. O PaF apenas usa o CDS porque o PP anda com um medo horroroso de ter as suas tropelias à mostra e aliava-se nem que fosse ao diabo.
Quem tem dúvidas que costa é um oportunista?
Não Axo que seja Golpada: Foi Sacaniçe,Este Tipo andou quase sempre ás Costas dos Sec.Gerais do PS,Agora Deve querer Tomar o Partido: Mas Eu Entendo que Seria Melhor se Abraça-se a Pasta de PORTAVOZ da PAF. e assim Teria Montanhas de Almoços (LeitãoAssado ).
Assim que a PAF for Corrida do Poder o Sr. ASSIS bem Pode seguir o Mesmo Caminho.. E Assim O Trio Musical fica Completo
Esta é uma questão para o futuro. Quando é que se opoem em aceitar candidates de for a, estilo paraquedistas. Não chore a não intervenção daquele que aceitaram como vosso representante, para a proxima elejam alguém dos vossos e não outros de for a.
Deveria ter escrito “há pouco tempo” e não “à pouco tempo” – trata-se do verbo haver e não de uma preposição. (Um exemplo: “às 5 horas vou telefonar” e “há 5 horas de diferença nos fusos horários”). O texto está bem escrito mas a gramática… gramática !! (Como diria o saudoso Raul Solnado. Penso que o texto tergiversa para uma ironia inútil abordando o queijo da serra. Francisco Assis é tudo menos esquecido – é um populista (da génese de Portas) que usa as palavras de conveniência no momento mais conveniente. Mas, é um facto, este indivíduo pretende dividir o PS tentando criar clivagens entre os seus membros. Não o vai conseguir – desde logo, pela clarividência exemplar que o autor da “carta aberta” revela e, também, porque, se o acordo à esquerda já está feito, António Costa será Primeiro-Ministro dentro de poucas semanas. A questão central neste momento é, citando alguém, se F Assis não anda à procura de tacho, se, engolindo sapos, o líder do PS não vai ter de lhe dar uma secretaria de Estado. Esperemos que
não.
Este pessoal do PS é muito esquisito se eles se voltam contra os próprios camaradas imaginem só como é que eles podem fazer aos dos outros partidos, José Seguro vs Antonio Costa enquanto não o meteu de lá a andar não descansou agora é o Assis vs António Costa. Só posso dizer que esta gente “da-se” bem.
Dizia Francisco Assis à época líder parlamentar do PS. «O Partido Comunista é uma força política com a qual se deve contar para o futuro de Portugal (…) Um PC mais aberto, que compreenda e se adapte melhor às realidades do nosso tempo, sem prejuízo de continuar a ser uma voz mais crítica à esquerda do PS, pode ser útil numa solução governativa.»
Em que ficamos?
Boa noite, não se preocupem porque daqui a seis meses terão a oportunidade de todos juntos numa coligação, suponho, se apresentar aos Portugueses e ter ou não o caminho aberto para governar. Golpada foi o que o Sr Costa fez ao presidente do Partido António Seguro , GOLPADA é o que o Sr Costa quer fazer, mas FELIZMENTE temos presidente que vai agir pelos Portugueses como é o seu dever. O GRANDE SR COSTA NÃO CHEGA AO NATAL como presidente do Partido Socialista
então que raio de demodracia ´é a vossa? em tantos anos com governos de Direita agora que a esquerda com uma maioria de votos,não querem de forma nenhuma que constitua governo?
Concordo plenamente como teor desta carta. Não lhe retiro uma palavra.
Houve milagre. A farinha desapareceu do saco.