Alan Rickman, a voz

Alan-Rickman-alan-rickman-13116384-2560-1680Para os fãs de Harry Potter, morreu Snape, papel desempenhado por Alan Rickman. Muito antes de se ter celebrizado por andar a dar aulas de magia em Hogwarts, a voz e a presença deste actor deram corpo àquele que é, na minha opinião, o melhor Xerife de Nottingham da História do meu Cinema, mesmo se o filme era, no mínimo, sofrível. Reencontrei-o num teledisco dos Texas, com Rickman a encher a história com um sereníssimo mutismo.

Mais do que as suas qualidades como actor, no entanto, foi a voz que me marcou (a voz perfeita, como pude ler numa ligação encontrada no mural da Carla Romualdo). Timbre, força, serenidade, veludo escuro, a voz de Rickman transforma a de qualquer outro homem num soprano esganiçado. No meu arquivo sonoro, coloco-o na mesma sala das de Richard Burton ou de James Mason.

Ao ouvir o soneto 130 de Shakespeare, fico com a certeza de que o próprio Bardo está, neste momento, a pedir a Alan Rickman que não pare de o recitar. Ouça-se.

Comments

  1. Konigvs says:

    Voz radiofónica.
    Não acompanhei os Harry Potter mas lembro-me do tal xerife, do assalto ao arranha-céus (passado milhentas vezes na televisão principalmente no Natal claro!) e até no Amor Acontece ao lado de Emma Tompson interpretando mais uma vez uma figura pouco simpática.

  2. Konigvs says:

    Último trabalho do ator, com um pedido. Para vermos o seguinte vídeo, de uma tartaruga a comer um morango, pois quanto mais vezes o vídeo for visto, mais dinheiro será angariado para a ajuda aos refugiados.