O resgate de Lula da Silva

LulaDS

Quando um político suspeito de envolvimento em crimes de corrupção vem a terreiro afirmar “estou vivo e sou mais honesto que vocês“, a tendência que tenho é para desconfiar. Quando esse político, em vias de ser detido, é resgatado pelo governo do seu partido e transformado em ministro, tornando-se assim imune à investigação do gigantesco caso de corrupção que o poderia levar para a prisão, então a margem para dúvidas torna-se praticamente nula. Bem sei que Lula da Silva tirou milhões de brasileiros da pobreza e das garras da exploração de um país que tem tanto de rico como de desigual. Mas isso não pode justificar tudo. E se Lula é mesmo inocente, gritar que é honesto para de seguida ser blindado dos avanços da justiça por uma jogada política desta natureza não abona rigorosamente nada em favor da sua pretensão. As ruas cheias de protestos são o espelho disso mesmo.

Foto: Reuters@DN

Comments

  1. Carvalho says:

    Nós também tivemos por cá um (péssimo) político que dizia que os outros tinham de nascer 2 vezes para ser tão honestos como ele.
    Quando alguém tem necessidade de afirmar e reafirmar a sua honestidade é porque não é honesto.
    A Honestidade revela-se nas acções e não nas palavras.


    • A Honestidade revela-se também em falta de provas contra ele! E nem é pelos próprios advogados em suas defesas! Mas por conta dos que acusam ainda não terem obtidos nenhuma, nem por torturas na “Guantánamo de Curitiba”…

  2. Nascimento says:

    Vamos com calma.Há muita coisa estranha nisto tudo.Juízes heróis? Veremos…


  3. Novamente de acordo. Uma coisa é um político tomar medidas justas, outra coisa é esse mesmo político em paralelo ter feito atos de corrupção. Os segundos atos não sujam as primeiras, pois cada um deve ser tratado no seu âmbito.
    Isto de um suspeito ir para ministro para fugir à justiça é algo que não lembra a ninguém por cá, imagine que tivessem criado uma legislação igual em Portugal… quem seriam os nossos governantes presentemente?

  4. joão lopes says:

    “as ruas cheias de protestos”…podem significar muita coisa mesmo,alias tal como o apoio massivo a donald trump nos EUA.parece que os media mandam nas pessoas,que se comportam como o pavlov provou:salivam e obedecem aos “justos e honestos” jornais populistas,acabando por eleger lideres made in tv.FOI ASSIM QUE HITLER CHEGOU AO PODER.cá estaremos apara analisar friamente a questão lula.


    • são alguns milhões de pessoas. não me parece que sejam todos manipulados e/ou obrigados a estar ali. o caso lava-jato, também é uma manipulação de laboratório?

      • joão lopes says:

        esses milhões estão indignados…porque o estado ajudou bastante os pobres do brasil.eles ainda não aprenderam,que o tempo dos coroneis não devia voltar…embora esteja por um fio.veremos…


        • e onde estão as contra-manifestações a favor do Lula? Lula até pode estar inocente mas não seria o primeiro corrupto do PT a ser apanhado. E nada disto significa que a direita brasileira seja muito melhor. É óbvio que se estão a aproveitar da situação.

          • joão lopes says:

            os ricos brasileiros tambem tem direito a manifestarem-se.pelos vistos,querem…pagar menos ás amas secas negras.é um direito deles e uma ironia minha.


          • Portanto a possibilidade de Lula ser corrupto tem obrigatoriamente que ser descartada?

          • joão lopes says:

            não.julge-se os de direita ou de esquerda,a verdade é que o brasil,a europa não saem ou estaõ a caminho do buraco.o dinheiro esta mais que parado,esta guardado ,a economia não anda…desculpe,mas já vi este filme,mais do que uma vez,para este peditorio do tiro ao politico,não dou


    • Foi assim que Hitler chegou ao Poder! [2]

  5. A.Silva says:

    Quem ouviu e viu pela TV as declarações dos representantes do MP de S.Paulo fica com uma certeza, a condenação que estes fazem de Lula é mais do que politica.

    Um representante do MP, que tem a lata de afirmar:
    “Enquanto milhares de brasileiros vêem impedido o seu sonho de ter uma casa, este sujeito foi graciado com um triplex.”

    Um representante da “justiça” que faz considerações politicas desta natureza, é mais um PIDE que outra coisa.

    • joão lopes says:

      a velha historia,tem um triplex ou um bmw e está…arrumado.sendo assim,Portugal esta cheio de corruptos parolos,é so bmw e vivendas não pagas por todo o lado


    • Desconhecia tais declarações. É muito grave…


    • Bem em relação a casa própria… Milhões de Brasileiros já estão com as suas por conta de um dos programas do Governo do PT, o “Minha Casa, Minha Vida”.

      E em relação ao tal triplex… Ele até poderia ter um, mas com frutos de suas palestras que começou a dar após deixar de ser presidente.

      Já o FHC tem um na Avenida Foch, em Paris; tem um na Torre Trump, na 5ª Avenida, em NY; tem vários em São Paulo; acabou de dar um para a atual esposa… e ninguém questiona!


  6. Até agora não a Lava Jato não conseguiu nenhuma prova contra o Lula, nem para a Presidente Dilma! Ambos acabaram ganhando um grande atestado de idoneidade!
    O Juiz Moro segue até agora em querer destruir Lula, o PT e o Brasil. Também ignorando políticos e empresas que esses sim tinha provas concretas, mas para o Moro era um “isso não vem ao caso”. Com vazamentos seletivos para a imprensa golpista alimentar o golpe à democracia e ao Lula.
    Na ânsia de cavar provas contra Lula, Moro descobriu um grande esquema de remessa da Globo para paraíso fiscal. Quem a festa foi o jornalismo tido por um dos golpistas de “blogues sujinhos”. Procure por Triplex em Parati.
    O Lula como Ministro está ganhando tempo para o Brasil sair da “crise” que a imprensa golpista (PIG) e a Lava Jato criaram. Para a Presidente continuar com o seu governo. Um governo que deu dignidade, direitos, estudos, capacitação profissional… aos da base da pirâmide social.
    E quanto a esses que foram às ruas no dia 13, dê uma olhada nessas fotos: https://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2016/03/14/reflexoes-no-day-after-ou-como-socrates-nao-precisa-explicar-so-queria-entender/
    Verá que não é o povão. É uma elite que como postaram ai, perderam a senzala, que agora dividem os voos com os “pobres”, que sonegam, que corrompem….

    • joão lopes says:

      é uma manifestação de ricos(que tambem tem direito,claro),mas gente com dinheiro,que não pode com o lula,porque no fundo o rico quer mais,sempre mais,muito dinheiro,eu ate acho que o rico come notas de 500 euros,tal a ambição desmesurada por dinheiro(e ser famoso,seja la o que isso for).e eles querem o dinheiro para guardar-lo debaixo do colchão,nem sequer para investir na economia(porque só investem na alta finança,na city…enfim,as “elites” deste mundo no seu melhor)


      • Com uma dessa elite que se entupiam de compras nos Estados Unidos, mas como os juros dos cartões de créditos aumentaram, vão para as ruas protestar contra o governo.l


        • Parece-me abusivo reduzir estas manifestações a ricos e elites. E não pensem que estou a fazer a defesa dos saudosistas do regime dos coroneis. Agora isso não me impede de ver que a jogada da Dilma foi um abuso de poder.

    • Martinhopm says:

      Parece-me, Valéria, que a sua análise é correcta. Vive no Brasil? Não sei porquê, mas estas manifestações muito se assemelham a outras que recordo, no Chile, aquando do derrube do presidente Salvador Allende. Qual será o motivo desta minha sensação? Confesso que também me faltam elementos para uma análise fria e desapaixonada e correcta deste caso de Lula.


      • Martinho, vivo sim no Brasil! Moro num subúrbio do Rio de Janeiro, num bairro extremamente popular. Com o povão saindo com os carrinhos cheios dos mercados. Felizes por poderem comprar!
        Por aqui não se houve nenhum panelaço o qual a “elite” – que mora em bairros mais caros – espera pelo “comando” do apresentador de um telejornal da Rede Globo, para então bater panelas.
        Mas uma gente que não bate panelas para roubos, desvios, sonegação… de políticos de outros partidos: PSDB, DEM, PMDB.. O qual já houve muitas outras operações que envolvem esses políticos, com valores muito mais alto, mas foram todos arquivados. O próprio juiz Sérgio Moro arquivou um, o do Banestado que evadiu 520 bilhões dos cofres públicos. Só para fazer uma comparação, na da Petrobras, foram 10 bilhões. Por que arquivou uma muito maior se diz que quer acabar com a corrupção? Uma outra mais recente, do HSBC, com provas até vindas da Justiça da Suíça, num total de 20 bilhões, também foi arquivada porque esse caso envolvem a casa grande, além da imprensa golpistas. Corrupção com metros, com merenda escolar, Listas de Furnas… e muito mais! E todos arquivados!
        O Golpe que querem dar no Brasil ultrapassa a um atentato à Democracia! Querem é acabar com o combate à corrupção! E para isso só tirando a Presidente Dilma do Poder! E junto com ela destruir o Partido dos Trabalhadores, o PT.


        • Sem querer colocar em causa o que refere – por ser brasileira, conhecerá a realidade do país bem melhor que eu – não consigo deixar de ver a jogada da Dilma com uma utilização do seu poder para proteger o Lula do processo. Mesmo que sejam ambos inocentes, aquilo que foi feito foi, a meu ver, um suicídio político. Perde o PT e perdem todos aqueles que viram as suas condições de vida melhoradas com a governação do partido.


          • João! Eu já deveria ter esclarecido desde o primeiro comentário. Falha minha! Vamos então a isso!

            Ao dar um cargo de Ministro ao Lula, de modo algum quis a Presidente dar imunidade a ele. O que isso significa é em centrar num único ponto todo e qualquer processo que recaia sobre um Ministro de Estado.

            Até pela perseguição que ele vem sofrendo, inclusive com o terrorismo da imprensa golpista, que até pelos holofotes dessas mídias, qualquer um do Ministério Público poderia abrir processos em cima de “revelações” saídas nessa mesma imprensa. E era o que já estava acontecendo!

            O Lula até sendo levado preso para responder as mesmas perguntas que ele já respondera indo por vontade própria!

            E em 2 anos de Lava Jato não obtiveram nenhuma prova concreta nem contra o Lula, nem contra a Dilma!

            Quanto aos Petistas presos, se tiveram provas contra eles, que paguem por isso! Só que aqueles que nem do PT são, após um tempo preso na “Guantánamo de Curitiba”, após delação contra petistas estão soltos para curtirem os milhões “ganhos” e curtirem com a cara dos brasileiros numa de: o crime compensa!

            O triplex que os juízes deveriam investigar é um de Paraty… Mas como esse liga a Rede Globo, é o “isso não vem ao caso”…

            O Brasil está passando por um Golpe de Estado!


      • Martinho, vou trazer links de um dos “blogs sujinhos” 🙂 São de jornalistas com mais atenção as verdades dos fatos.

        Pedindo ao administrador daqui para ver se não cairá no spam 😉 Vou lá!


  7. Eu sigo esse blog faz tempo! Ter notícias da Europa, mais em português já que não falo outra língua 🙂