O Nobel

A ideia de que o Nobel da literatura premeia alguém que é o melhor de todos é um bocado ingénua para não dizer impossível (o melhor de todos é o Tolstoy e já não lhe podemos dar um prémio).
O que o Nobel premeia é alguém que é muito bom de uma forma consistente e que a maior parte das vezes o merece verdadeiramente. Não é a questão de ser o melhor de todos mas é sim de ser muito bom e de ser premiado em resultado disso. Se formos a pensar no Nobel em termos competitivos enlouquecemos.
É óbvio que há pessoas que o receberam e que não mereciam e pessoas que não receberam e que mereciam. Mas o Nobel premiou, ao mesmo tempo, pessoas como Thomas Mann, Saramago, Garcia Marquez, Toni Morrison, Gunter Grass ou Neruda . Ou seja, o desprezo que muitos sentem em relação ao Nobel da literatura pode ser compreensível mas simultaneamente parece-me de mau gosto rejeitá-lo e reduzi-lo a um prémio atribuído por razões políticas. Por muitos génios que não foram reconhecidos, muitos outros foram.

Comments

  1. Jojo says:

    Mais nada.
    E a resposta, minha amigo, sopra no vento.

    https://youtu.be/3l4nVByCL44


  2. Também a verdade é que a ideia nunca foi exactamente premiar os melhores, mas sim – e cito de memória – premiar aqueles que no âmbito da sua arte, profissão ou ciência (Literatura, Física, Química, Medicina, etc.) mais fizeram em benefício da Humanidade.


  3. O prémio Nobel dado a Barack Obama foi baseado somente nos seus discursos brilhantes que não passaram disso! Ninguém se chateou.

    Quase que apostei que Vladimir Putin receberia o prémio Nobel da Paz. Afinal, não é paz que o presidente russo procura na Síria?

    Fiquei muito chateado mesmo! Vou protestar no site do Comité Nobel! Creio que devem ter lá um formulário que podemos preencher.


  4. Para quem pensa que os critérios de atribuição do prémio Nobel da Literatura estão a piorar de ano para ano, convinha dar uma vista de olhos pela lista dos premiados. Muitos dos seus escritos dificilmente podem ser considerados literatura. Isto logo nos primeiros anos do Nobel.
    Sabem quem foi Theodor Mommsen? Foi prémio Nobel da Literatura em 1902. O 2º Nobel da Literatura. Não era escritor, era um historiador alemão. Escreveu a História de Roma e ganhou o Nobel.
    Podia dizer coisas parecidas sobre Churchill que escreveu dois livros sobre história e dois sobre memórias e ganhou o Nobel da Literatura.
    Quanto a músicos, temos Rabindranth Tagore, músico indiano que em 1913 ganhou o Nobel pelas suas poesias muitas das quais postas em música.

  5. Paulo says:

    E Churcil não ganhou o Prémio Nobel da literatura ?!!!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.