ISP, mais uma descarada e despudorada mentira governamental


No início do ano 2016, com o preço do petróleo em baixa e temendo a perda de receitas, o ministro Mário Centeno anunciou a subida do ISP em 6 cêntimos por litro de combustível. Em simultâneo anunciou a constituição de um mecanismo de ajuste, que permitiria avaliar e rever o nível de imposto a cada 3 meses, descendo o valor a pagar se o petróleo viesse a subir a cotação, ou mantendo caso o preço da matéria-prima se mantivesse em baixa. Há sempre quem considere poucochinho mais um agravamento de imposto, mas a verdade é que para o Estado o sector automóvel tem sido ao longo dos anos uma verdadeira galinha dos ovos de ouro.

Das 3 revisões previstas para 2016, apenas 2 foram efectuadas. Para um aumento de receita prevista de 465 milhões de Euros, o resultado foram 1142 milhões de Euros esbulhados aos portugueses. Sem que existisse qualquer devolução ao contrário pela cobrança acima do esperado. Para 2017 o que temos é uma descida de 2 cêntimos na gasolina e subida de igual valor no gasóleo, sem que esteja prevista qualquer revisão em função do preço do petróleo no mercado, o que faz prever mais um brutal aumento de receita para os cofres do Estado, uma vez que os preços se encontram acima dos $50 usd com tendência para subir ao longo do ano.
Isto é bem pior, muito pior que as sucessivas trapalhadas do dossier CGD que vão distraindo os portugueses, porque aqui está um causa todo um programa de saque fiscal que uma vez mais rouba o bolso do cidadão…

Comments

  1. tá bem tá says:

    eis que o abreu amorim do aventar desespera… e junta-se à campanha anti-centeno. incrível, das 3 só fizeram 2… isto é muito pior que os 10 mil milhões dos amigos do núncio, que as mentiras da marilú swaps & sobretaxa e companhia… NOT!

    • Orlando Sousa says:

      Em vez de argumentar insulta. Digno do tal que escrevia o corporações.

      • joão lopes says:

        qual insulto,qual carapuça,querem o SMS ,exigem o SMS,pois que mostrem de vez o SMS,porque senão o PSD/CDS ainda mandam prender o governo todo.alias ,isto é mesmo questão de vida ou de morte para esses partidos(ou seja,estão-se nas tintas para Portugal,até porque existem problemas bem mais graves para resolver.mas pronto,se o PSD quer o SMS,mostrem o SMS,Senhores,bolas,tanto histerico nas direitas)

  2. „Uma galinha de ovos de ouro“ alimentada a farelo de diamantes!!! Isto esquece o nosso sempre aéreo amigo PAF. Quanto custa a manutenção das autoestradas com todo o imbróglio a elas ligadas? As mortes, os acidentes, o empestamento do ar, as distorções logísticas, populacionais, ecológicas? Sinceramente, não tenho nada que o senhor ande a ler pela cartilha do sr. Cavaco Silva, só que guarde isso para si, pois só faz má figura.

    • Não precisa ir muito longe, compare os preços do combustível em Portugal e Espanha. E já agora de caminho compare o IA. E caso não pretenda ficar pelo sector automóvel, pode continuar a comparação entre a fiscalidade dos 2 países nas mais diversas vertentes…

      • Também é curioso constatar que já em território nacional os preços dos combustíveis aumentam á medida que nos afastamos da fronteira espanhola.

  3. Fernando says:

    Caro António DE Almeida,

    O défice este ano vai ficar nos 2,1, o mais baixo de sempre em democracia, o desemprego desceu outra vez, foi criado emprego, aumentou o investimento e crescemos acima da média europeia. Olhe, sabe o que lhe digo? Tome um rennie (ou se calhar é melhor uma caixa inteira) que isso passa.

    Melhores cumprimentos,

    Fernando.

    • Antonio Santos says:

      Mas se isso aconteceu, deve-se tão somente a Passos Coelho, que reduziu o défice de 9% para 3%.
      Vamos ver daqui a 3 anos os valores do défice. É que as medidas extraordinárias não duram sempre. Sim, as mesmas medidas que vocês criticavam o PSD de as fazer.
      Este ano usaram o perdão fiscal, vamos ver que medidas usam em 2017 para cumprir o défice.

    • Antonio Santos says:

      Aumentou o investimento? Onde? Você vê alguma obra andar?
      Você vê é o palhaço do Pedro Marques a lançar anúncios, mas 0 (zero) de obras.

  4. Paulo Marques says:

    Não deixassem sair 10 mil milhões de euros em listas VIP. A sociedade tem um custo, tem que ser pago.

  5. Santiago says:

    Pagam-lhe á peça Almeida? Isto é vai uma valente caranguejola de propaganda!

  6. Nome Obrigatório says:

    Tantos posts, António Almeida?
    Nota-se que a distrital do PSD anda a apertar consigo.
    Ameaçaram cortar-lhe a avença?

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s