Páginas do Barroco (3) – Johann Pachelbel


Bastam as cinco primeiras notas desta peça para Johann Pachelbel (1653 – 1706) ter postulado ao que vinha. A primeira voz dá o mote com três notas soltas, numa progressão, que logo é agarrada pelos tenores, deixando adivinhar a sequência de variações que a Chacóina em Fá menor, de Pachelbel, explorará ao longo de oito minutos (a peça original foi escrita para órgão).

Contudo, a obra mais conhecida deste compositor é conhecida por Cânone de Pachelbel, em Ré Maior, aqui numa das versões mais antigas, tocada em instrumentos da época e com técnica, também, da época da composição. Crê-se que este seria o som que se ouviria na época do compositor.

A peça consiste na execução de uma mesma linha melódica por três vozes (violinos) desfasadas dois compassos entre si, mais um baixo contínuo. O vídeo seguinte, de pouco interesse musical, tem, porém, a particularidade de ilustrar o encadeamento das vozes, assim sublinhando o arranjo matemático da composição.

Curiosamente, esta peça permaneceu desconhecida até início do século XX e apenas se tornou popular nos finais da década de 70.

Pachelbel terá composto cerca de 500 obras ao longo da sua vida, sendo estes dois exemplos uma boa ilustração da obsessão do barroco com o detalhe e do horror ao vazio.

Comments

  1. Paulo Só says:

    Lamento saber tão pouco de música, sobretudo da música que se ouvia em Portugal nos séculos 17 e 18, com os reis músicos que tínhamos. Não se faz o suficiente para navegar nas veias intestinas onde correm ainda esses sons com o nosso sangue. Ver o barroco é óbvio no nosso país. Ouvi-lo de forma inteligente é mais difícil e isso teria de ser feito desde a escola. Mas infelizmente só estão preocupados em formar “empreendedores”….

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s