Oligarca bom, oligarca mau

Ainda sou do tempo em que Salgado, e outros como ele, patrocinavam tudo e todos. Ds selecção nacional de futebol às férias na neve de José Gomes Ferreira e Paulo Ferreira, entre outros jornalistas acima de qualquer suspeita, o dinheiro do oligarca de Cascais chegava a todo o lado. E se alguém ousava falar sobre as muitas suspeitas dos muitos crimes que há anos sobre ele pendiam, sempre surgia alguém a mandá-los calar, porque davam emprego a muita a gente e o que nós precisávamos era de mais uns quantos iguais.

Depois, começaram a cair em desgraça, uns atrás dos outros, e já ninguém se lembrava dos empregos, das mesadas, das capas da Exame com os CEOs do ano, do mecenato e da filantropia que paga com benefícios fiscais. Já ninguém era amigo deles. Acontece agora o mesmo com os oligarcas russos. E, suspeito, virá o tempo em que os seus congéneres chineses, que hoje controlam meio país, também cairão em desgraça. E a jihad do mercado livre, que lhes fez juras de amor num anexo da sede do Partido Comunista Chinês, garantirá que nunca se envolveu com tão má rês. E os senhores da narrativa, aqueles que controlam, de facto, os órgãos de comunicação social, cá estarão para garantir que tudo se desenrolará de acordo com o plano.

Comments

  1. JgMenos says:

    Estes idiotas esquerdalhos parasitam o capitalismo quando este é sucesso e sempre que dá para o torto atacam-no pela corrupção que eles mesmos promoveram, desarmando valores morais e cultivando a irresponsabilidade por leis que enunciam princípios que logo são negados em regulamentos e ineficácia administrativa e judicial..

    Mas tudo calam, pois o consolo de mal-dizer o capitalismo sem que tenham que dar um passo para realizar o que dizem querer construir, tudo justifica.
    Treteiros. Oportunistas!

    • Paulo Marques says:

      Diz o operador de lavandarias…
      Ora conta lá o sucesso do Lehman Brothers ou do Credite Suisse ou da Greesil ou da dependência da produção de países pouco recomendáveis. Tu consegues, pá

      • Vitor Cruz says:

        Metes nojo JgMenos. És mesmo menos. Pior, um zero. Chapeau a quem ainda te responde, perfil abjecto. Estás aqui sempre em serviço. Quem te paga?