PS Gaia sofre segunda derrota nacional

Screenshot_2016-01-25-00-11-56-1

O concelho de Vila Nova de Gaia sempre foi considerado sociologicamente socialista. Normalmente o Partido Socialista ganhava folgadamente as eleições nacionais.

Gaia sempre foi um terreno difícil para a direita, nomeadamente para o PSD, tirando o consulado de Luis Filipe Menezes à frente da Câmara Municipal de Gaia, em que os sociais-democratas em coligação com os populares, conseguiram vitorias avassaladoras nas eleições autárquicas.

Porém as ultimas eleições nacionais têm desmentido a teoria sociológica que Gaia é socialista.

Foi assim nas últimas eleições legislativas em que, o PSD em coligação com o CDS, venceu a disputa eleitoral.

A esta vitória acresce hoje a estrondosa vitória de Marcelo Rebelo de Sousa com mais de 48% dos votos, deixando os dois candidatos da área socialista, Sampaio da Novoa ( 23,41%) e Maria de Belém ( 5,11% ), a cerca de 20% de votos de distância.

Não podemos entender estas eleições presidenciais como uma segunda volta das últimas legislativas porque Marcelo Rebelo de Sousa será com toda a certeza o presidente da República, após o 25 de Abril de 74, que menos deve a sua eleição aos partidos políticos.

Mas também não deveremos desvalorizar que estas duas eleições ocorreram com o Partido Socialista na liderança da Câmara Municipal de Gaia.

Penso que estes resultados eleitorais deverão merecer a mais profunda reflexão do Partido Socialista e do Partido Social Democrata, que até tem uma nova liderança, atendendo a que terão pela frente daqui a cerca de um ano e meio umas eleições autárquicas.

 

 

Trackbacks

  1. […] Tenho procurado promover essa característica trazendo Vila Nova de Gaia para o Aventar. Tenho um novo camarada geográfico e mesmo correndo o risco de tornar Gaia mais famosa que a Trofa, parece-me que é importante […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading