Voltar ao escudo? Humilhação para Sócrates!

Dois economistas, no “Financial Times” de ontem, assinam um artigo em que  colocam a hipótese de Portugal voltar ao escudo nas transacções internas, mantendo o Euro como moeda de troca com o exterior.

A situação de Portugal é de tal forma dificil que já serve de cobaia para uns quantos, ávidos de protagonismo, avançarem com medidas que humilham o país, no mínimo!

A ideia, para além de “espatafurdia”, nada tem de original. Basicamente,o que se pretende é que, desvalorizando os factores de produção, a nossa economia se torne mais competitiva.Era o que se fazia quando a moeda era nacional, desvalorizava-se e já está, os nossos produtos tornavam-se competitivos. O que eles não dizem é que essa é a forma mais eficaz de nos tornarmos cada vez mais pobres.

Foi assim que, em vez de aumentarmos a produtividade, racionalizando meios, investindo em novos equipamentos, em inovação, em formação do pessoal, fomos desvalorizando o escudo até nos tornarmos nos mais pobres da UE!

Mas escolhendo entre os ” PIGS ” ( Portugal, Itália, Grécia e Espanha) o nosso país para cobaia, mostram o que pensam da situação a que chegamos, enquanto cá dentro temos um governo que diz que fomos o primeiro país a sair da crise.

O esquema até já tem nome ” IOU – I owe you –  Eu devo-te !

O Sócrates, com o seu inglês técnico, é que não deve perceber os sinais que constantemente nos estão a mandar.

Talvez sinais de fumo resultem!

Comments


  1. eu quero o escudo de volta ,porque a gente vai beber un cafe sao 0.50 centimos de euro,sao 100.00 escudos e imposibel de viver em portugal. ordenados e uma miseria 400.00 euros ,nem da para comer.dao milhoes aos jogadores de bola poque que nao dao a queles que presisao muito.voseses so querem e meter para dentro do bolso.desculpem mas e assin.voseses sao chulos.

  2. Ricardo says:

    Com o escudo era tudo mais barato antes, veio o euro subiu tudo.
    Lembro-me que as latas de coca-cola antes eram entre 80 a 95 centimos, o que era algo á volta dos 40 ou 50 cent. em euros, hoje há locais a vendê-las a 1 euro ou 1 euro e 20. O que é 200 e tais escudos, que é uma roubalheira!


  3. Vocês nao sabem escrever.. mas deu para perceber a ideia e concordo convosco.

    Por mim voltava-se ao Escudo.

  4. joao says:

    eu por mim tambem voltava ao escudo,mas duvido que se voltemos ao escudo que os preços descam,talvez em algumas coisas,mas nao em tudo,era bom pela razao que varias empresas estrangeiras poderiam abrir de “novo” e outras empresas que nunca estiveram em piso portugues la fossem tambem abrir algumas fabricas de produçao pois a mao de obra ficaria de novo mais barata,mas duvido que isto tudo aconteça,depois portugal “agarra-se” a que? vai buscar dinheiro onde? e que os cidadaos portugueses ta,bem ja nao o teem,mas isto e demais,agora querem desculpar as dividas da grecia,e as de portugal? e as minhas?! voltemos ao escudo sim senhor.Apoio,ou porque nao aos reis? devolvam-nos o nosso ouro,perdoem-nos que nos estavamos bebedos por causa das festas da corte,devolvam o nosso ouro please… sinceramente nao sei onde vai para portugal,ja era pequeno mas pelos vistos “mais pequeno” vai ficar. dizem eles que os portugueses sao espertos, a roubar uns aos outros,agora que ja nao ha muito para roubar e que e.

  5. joao dias says:

    estava aqui a pensar apesar daquilo que escrevi em cima ainda tenho umas duvidas.porque quis portugal a moeda euro? pois mais “nao sei quantos paises aderirem” um ex: portugal tem ordenado minimo de 500 e vende uma coca cola por 1 euro a alemanha tem um ordenado de mil euros e vende uma coca cola por 1 euro,isto e apenas um expemplo mas nao foge muito da realidade,mas afinal que vem a ser isto,onde esta o nosso poder de compra?aumentem o iva mais um bocado ja agora. e triste pois eu estou em londres e vejo algumas coisas como,os portugueses queixam-se que ai em portugal compram uma cerveja por 1 euro e 20 cts uma mini e aqui compram one pint por 3 libras,amigos abram os olhos comprar 1 litro de sagres e practicamente o mesmo que comprar one pint aqui,ou o pessoal nao sabe que one pint e um litro?! mas e triste ver que aqui se ganha mais e tudo e mais barato,,apenas os vicios sao mais caros,tabaco,alcool
    mas eu sempre ouvi dizer quem nao dinheiro nao tem vicios.porque raio teem os portugueses vicio de gastar se nao o teem.
    ha vamos fazer pontes,vamos fazer o tgv etc etc.tristeza.

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar, Face OCulta. Face OCulta said: RT @aventar: Voltar ao escudo? Humilhação para Sócrates!: Dois economistas, no “Financial Times” de ontem, assinam um artigo em… http://bit.ly/aavOof […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.