A formiguinha e o elefante

Conto-me entre os que acham que a acção humana tem tido graves consequências no equilíbrio ecológico do planeta. Incluo-me entre os que pensam que o efeito de estufa, por exemplo, tem muito a ver com  a forma como usamos os recursos naturais e com as emissões que disso resultam. Afirmo que tragédias como a que, recentemente, ocorreu na Madeira poderiam ser minoradas e acauteladas se houvesse uma maior sensibilidade em relação à ocupação do território e um maior respeito pelas forças da natureza. Entendo que alguns fenómenos climatéricos e atmosféricos são amplificados por desflorestações, alteração dos recursos hídricos, libertação de CO2, etc.

Daí a admitir, como tenho lido e ouvido, que terramotos como o do Haiti (epicentro a 13 km de profundidade) ou do Chile (34 Km de profundidade) tenham origem humana, leva-me a perguntar: isto, foi um pontapé que o Cristiano Ronaldo deu na terra? Um murro do Mike Tyson? Os chineses espirraram todos em conjunto?

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Desde que o homem é homem que é o maior predador da natureza, até os pintores de Vale Côa. Mas que ande por aí a distribuir terramotos é um bocado exagerado…

  2. madalena says:

    ups !!! os maias falam qualquer coisa do eixo da Terra. não tarda estou mesmo a acreditar neles.

  3. maria monteiro says:

    se falamos de mão humana então…. já houve pata de dinossauro …

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.