A mulher na gestão escolar


Fui convidada a escrever no Aventar por ocasião do chamado “dia da mulher”! Decidi falar sobre o “produto” da minha interessante actividade profissional!
Dedico-me à direcção da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, instituição de ensino superior público que integra o Instituto Politécnico de Santarém desde 1997. Até meados dos anos 90, a formação em desporto centrava-se na educação física escolar, sendo que em algumas escolas era incluída eventualmente uma especialização em determinada área.
Foi então aventada a criação de uma escola com formação especializada nas áreas do desporto mais emergente. A Escola Superior de Desporto de Rio Maior abriu portas em Setembro de 1998 e tem tido um crescimento exponencial desde então, quer em n.º de alunos quer de professores.
No âmbito das licenciaturas ministradas, são formados técnicos superiores de desporto especializados nas áreas de: gestão de organizações desportivas, psicologia do desporto, condição física e saúde, treino desportivo, desporto de natureza e turismo activo. Algumas destas áreas evoluíram para mestrados em: desporto, psicologia do desporto, actividade física em populações especiais, e observação e análise em desporto.
Actualmente com cerca de 700 estudantes por ano, distribuídos equilibradamente entre géneros, são muito satisfatórios os níveis de empregabilidade apresentados pelos licenciados! São estes que pretendo destacar, pois além de se tratar de jovens que optaram no início do curso por uma actividade especializada, mudaram o mercado de trabalho no que concerne à área do desporto, área essa que tem sido favorecida pelo desenvolvimento da tecnologia e da ciência. Estes jovens compreenderam que não basta ter sido jogador ou praticante (embora ajude, claro).
É preciso estudar e ganhar bases para acompanhar a evolução do conhecimento das tecnologias e das ciências do desporto, no que se refere aos equipamentos, à fisiologia, à biomecânica, à psicologia, à pedagogia, à gestão, à sociologia, entre outras! Falo de profissionais que ocupam o seu tempo a tentar melhorar a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, através da diversidade proporcionada pelo contexto desportivo.
Votos de sucesso para todos os que passaram pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior!

Rita Santos Rocha

Comments

  1. Luis Moreira says:

    A mulher ao mais alto nível. É minha sobrinha está tudo dito…desculpem será machismo?

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.