Primeiro Aniversário do Aventar

Hoje o Aventar festeja o seu primeiro aniversário e fá-lo com todos os leitores nesta semana aberta especial.

Quando o Zé Freitas me convidou para este projecto eu andava pelo Sinaleiro, o meu blog pessoal, depois de cinco anos dividido por vários blogues. Nem pensei duas vezes. Eu sentia que este projecto tinha tudo para dar certo. E deu. Entretanto muitos mais chegaram.

Há tempos perguntaram-me qual o segredo do sucesso do Aventar. Simples: a diversidade. Temos por cá gente de esquerda, de direita, do centro, das extremas, católicos, judeus, agnósticos, ateus e muçulmanos. Gente do Algarve ao Minho, passando pelo Interior profundo. Convivem portistas com benfiquistas e sportinguistas, adeptos do belenense e da briosa e malta que detesta futebol. Mulheres e homens, de todas as idades e de gerações tão diversas. Diferentes formas de ver e estar no Mundo.

Francamente, conhecendo eu tão bem a blogosfera e estudando profundamente as Redes Sociais, pelo menos boa parte delas, ainda não encontrei um blog assim, com tal diversidade.

Há blogues melhores? Certamente. Não temos a qualidade do Blasfémias ou do 5Dias, a originalidade do 31 da Armada, a irreverência do 31 da Sarrafada, o mediatismo do Jugular ou do Abrupto, a profundidade do Insurgente ou do AspirinaB, o bom gosto do E Deus Criou a Mulher, a sabedoria do Origem das Espécies, a acutilância do Delito, do Corta-fitas, do Cachimbo ou do Albergue, a dimensão do Arrastão, a especialização do Educação no meu Umbigo ou as audiências do Gatas-qb. Não, não temos mas procuramos, tentamos, esforçamo-nos.

Num ano foram quase 400 mil os que nos visitaram, 900 mil as pageviews, mais de 1000 seguem-nos no Twitter e mais de 2500 no Facebook. São números que falam por si e que muito nos orgulham. É muita fruta. Mas sabem quais são os números que mais nos orgulham? Eu digo-vos: mais de 6300 post e mais de 17 mil comentários. O nosso orgulho!

Somos os “maiores, carago”? Não, mas vamos ser!

Comments


  1. Parabéns a todos!!

  2. Luis Moreira says:

    Somos aventadores e temos um gozo do caneco nessa condição!

  3. maria monteiro says:

    que seja sempre mais o gozo do que pretenderem ser os melhores

  4. Nuno Gouveia says:

    Fernando,

    Parabéns pelo aniversário. E agradeço a simpatia pela inclusão do 31 da Armada e do Cachimbo de Magritte ao lado de blogues tão ilustres. Agora que venha mais um ano cheio de sucesso e, espera-se, sem nenhum apagão 🙂

    Abraço

  5. Ricardo Santos Pinto says:

    Publicamente, quero pedir-te desculpa, hoje, por ter sido um bocado ríspido contigo, uma ou duas vezes, no início da tua colaboração. Quando te recusavas a fazer agendamentos, lembras-te? Fui ríspido e fui estúpido porque não percebi que tinha em mãos um diamante por lapidar. E porque estava na presença de alguém para quem o mais importante nos blogues é o momento. E é.
    E no fim tu ainda me pediste desculpa. Não, eu é que te devo desculpas.
    Obrigado por tudo, Fernando.


  6. Ó Nuno, são blogs de referência para mim e basta. Obrigado, meu caro.

    Ó Ricardo, desculpas? Tu? Eu é que tenho de te agradecer pela camaradagem, pela tua força e tenho de agradecer à tua mulher por te ter dado um telemóvel que funciona!
    Um abraço fraterno, Ricardo!


  7. Votos de felicidades para toda a equipa. O Aventar é um belo exemplo do poder cívico da blogosfera.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.