Hoje é o Dia Internacional da Mulher

O DIA QUE NÃO DEVERIA EXISTIR

É hoje o dia que, mundialmente, se consagrou ser o da Mulher, e já existe há cem anos.

Na realidade não deveria existir tal dia, uma vez que o facto de existir, por si só, coloca a mulher numa posição de inferioridade.

Existe o dia da árvore, o dia do doente disto e da doença daquilo, da protecção deste e daquele aspecto, e por aí fora num chorrilho de dias consagrado a este ou aquele. Existem esses dias dedicados, desde que se viu que seria preciso proteger alguma coisa.

A Mulher não deveria precisar de um dia destinado a lembrarmo-nos dela. Também não deveria haver um dia dedicado ao Homem (embora haja e quase ninguém saiba quando é). Não é preciso.

A Mulher deveria ter o mesmo salário para o mesmo tipo de emprego, os mesmos direitos e as mesmas regalias que o homem. Em tudo deveria ser tratada do mesmo modo que se trata o homem.

Há mulheres com direitos perfeitamente iguais aos dos homens, mas são em minoria. Também há homens mal tratados, mas também são em minoria. E estas minorias não deveriam existir.

Dizem que a mulher, é mais inteligente que o homem, mais perspicaz, mais metódica, implacável, rigorosa, ambiciosa e ágil. Para que precisa então de um dia dedicado? Só porque na maior parte do mundo, é tratada como escrava, como inferior e desvalorizada. Desde o afastamento de cargos de chefia até ao apedrejamento, de tudo se encontra por esse mundo fora. Infelizmente ainda são cidadãs de segunda em muito lado.

Nada disso deveria existir, de modo a que este dia também não tivesse razão de ser.

O Homem, sem a Mulher, valerá pouco, do mesmo modo que elas sem eles ficam incompletas. Mas para que isto possa ser sempre verdade, é necessário mudar mentalidades e formas de estar, e não me parece que seja esse o caminho que está a ser seguido pela nossa sociedade.

Por isso ainda é necessário hoje um Dia da Mulher, como o era há cem anos.

Até quando?

Comments

  1. Artur says:

    Gostei do texto, com a excepção disto: “A mulher, é mais inteligente que o homem, mais perspicaz, mais metódica, implacável, rigorosa, ambiciosa e ágil.”

    Parece-me bajulação complacente, o que não deixa de ser ofensivo para as mulheres .
    Claro que há mulheres que são mais isso tudo que alguns homens, mas também é certo que há homens que são mais isso tudo do que algumas mulheres. Há também mulheres que são mais isso tudo que outras mulheres. Essas caracteristicas que enunciou são caracteristicas particulares de cada individuo, não são atributos dependentes do género que se possui.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.