Eles ouvem-nos!

Hoje ao aceder novamente ao base.gov.pt para ver se encontrava a descrição de quais os contratos que aí são publicados, porque já tivemos algumas pessoas a perguntar-nos se são mesmo só as adjudicações directas, verifiquei nesta nova notícia

Novos Serviços de Pesquisa
Passa a estar disponível, no Portal dos Contratos Públicos, um novo serviço que permite efectuar pesquisas com base num campo de texto livre ou pesquisas estruturadas e exportar o resultado da informação consultada para um ficheiro em formato .csv.

Isto é muito interessante porque está a fazer um mês que foi lançado o site DespesaPublica.com, um projecto que tem como objectivo dar maior visibilidade aos contratos públicos, sendo que no desenvolvimento desse site um dos grandes constrangimentos para era a obtenção automática da informação dos contratos, já que ela só estava disponivel no site como resultado de pesquisas manuais, não havendo nenhuma forma de copiarmos de uma só vez toda a informação directamente do site.

Um mês depois do despesapublica.com estar disponivel, e alguns anos depois de uma iniciativa semelhante, o Transparência-AP, estar online o gestor do portal base.gov.pt passou a disponibilizar esta funcionalidade de exportar para csv. Parece uma coisa pouco importante mas na verdade é um passo importante para o efectivo acesso à informação pública.

Comments


  1. É bom de facto.

    Agora só temos de esperar mais dois anos para termos um feed RSS a funcionar com as novas adjudicações. Daqui a 10 temos uma API comum aos serviços do estado.

    Permitirem queries à base de dados que devolvem a tabela completa das adjudicações parece-me um bocado tonto (ainda por cima não comprimem o ficheiro, nem sequer a nível de servidor de http). Mas assim, pelo menos, temos uma lista canónica. Valha-nos isso.


  2. tenho a esperança que isto funcione de forma exponencial ou seja em vez de 2 anos para o feed e 10 para a API estou confiante que será 1 ano para o feed e ano e meio para a API 🙂

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.