A Alemanha e a sacanice soberana

Beneficiando da migração em massa do capital dos investidores para paragens mais seguras, os países mais ricos da zona euro têm poupado somas milionárias com a crise do euro. É o caso da Alemanha e da Holanda que têm usufruído de condições de financiamento muito mais favoráveis, face aos valores que os investidores exigiam em 2008 e 2009 para emprestarem dinheiro aos dois países.

De acordo com cálculos do Diário Económico, as 136 emissões de dívida da Alemanha realizadas entre 2010 e 2011 já permitiram ao Tesouro alemão poupar 1.587 milhões de euros nos últimos dois anos e assumir uma poupança de 11.451 milhões de euros até 2041, em resultado de uma correcção de quase 40% do custo médio de financiamento da Alemanha nos mercados desde 2009. Isto significa que a crise da dívida soberana já permitiu a Berlim acumular uma poupança média de 13.038 milhões de euros, o equivalente a 159 euros por cada alemão ou 0,52% do PIB do país.

Leitura recomendada depois de tomar uma pastilha contra o enjoo. Isto dá vómitos

Comments


  1. Fica assim explicada a empáfia e a prepotência da “Castafiore” da Alemanha! Dinheiro e poder andam sempre juntos. Tendo um tem-se o outro. Por isso insiste ela tanto nas mesmas “árias”!

  2. MAGRIÇO says:

    Eis a explicação porque a sra. Merkel não mostra qualquer pressa em resolver os problemas da moeda única.

  3. Francisco Gomes says:

    Aqui as poupanças em Portugal têm sido tambem uma realidade e ao ritmo da Alemanha, so que apenas naqueles que têm governado o país, Veja, por exemplo, o que a televisões não mostraram nem falaram : o ataque ao site do PS (nisso flrm) por hackers, não falaram foi no extrato bancario publicado do Socrates e seus familiares de mais de 50 MILHÕES DE EUROS, ou seja se tiverem cabecinha stão garantidos, tal como alemanha até 2040 e o Socrates era um humilde trabalhador e a ua mãe tinha uma rforma, s não me engano de 200 euros que depois foi atualzada em mil por cnto, mas isto são detalhes.

  4. Francisco Gomes says:

    A demonstração de que os politicos europeus têm agido com cobardia total e estão a aceitar sem nADA fazer (a troco de quê ?) a ditadura do novo HITLER DE SAIAS e seu CAPANGA Sarkozi e ninguem faz nada !!!!

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.