Donos de Portugal

No meio de 24h que a RTP2 vai dedicar a documentários (privatiza-a, filho privatiza-a, que a malta depois nacionaliza e dá-te um cortador de relva) pela 1h 30 deverá estrear o documentário de Jorge Costa Donos de Portugal.

O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins – afirmam-se sobre a mesma base.
Quando a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.

Esta noite não vou ver, é de festa. Mas amanhã estará num computador perto de todos nós (tás a ver, relvinhas, tu privatizas, nós nacionalizamos-te).

Comments


  1. Caro João José, muito obrigada pelo alerta e pelo link! Dado que à hora que o documentário passa eu estaria, como sempre, nos braços de Hypnos, se o João José não tivesse alertado, eu iria perder um documentário imperdível. Muito grata!

  2. Rinka says:

    Verdadeiro Serviço Público! Um documentário interessante e metem-no… às 2 da manhã…

  3. maria celeste ramos says:

    Estes senhores do retrato s~eo os que aproveitaram o 25 abril da pior maneira porque a LIBERDADE deu ainda mais parasitas e oportunas – os que se queixam o que fazem para os erradicar ??? queixamse ?? ajam como agiram os de 1974 – ajam do verno agir nem que seja apenas intelectualmente – não +e preciso usar varapaus – só consciência e inteligência e cultura coisas que andam em vias de extinção – nota–se no país inteiro essa degradação e oportunismo e parvoeira à solta

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.