Documentário de Jorge Costa
Donos de Portugal é um documentário sobre cem anos de poder económico.
O filme retrata a proteção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza.
Mello, Champalimaud, Espírito Santo – as grandes famílias cruzam-se pelo casamento e integram-se na finança. Ameaçado pelo fim da ditadura, o seu poder reconstitui-se sob a democracia, a partir das
privatizações e da promiscuidade com o poder político. Novos grupos económicos – Amorim, Sonae, Jerónimo Martins – afirmam-se sobre a mesma base.
Quando a crise desvenda todos os limites do modelo de desenvolvimento económico português, este filme apresenta os protagonistas e as grandes opções que nos trouxeram até aqui.
Reblogged this on A Arte da Omissao and commented:
É fácil extrapolar para a realidade global da Elite que hoje governa o Mundo.
Não consigo ver o vídeo em condições, é muito lento e entrecortado? Será problema do meu pc ou alguém tem o mesmo problema?
Se não estou em erro a rtp2 passou o documentário de madrugada, uma boa hora para fazer o seu serviço público, não haja dúvidas. Decididamente deviam ser abolidas todas as estações de tv que são meras vozes dos donos…
Tem uma alternativa aqui:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jg_gd9aUWJQ]
Muito obrigada. Vou tentar.
Sim o filme em questão passou na TV de madrugada e que eu vi embora não saiba se é exactamente o mesmo, mas é sobre o tema e não estive com 100% de atenção pois já sei a história – passou dia 23 abril – aliás se a actual TV tiver algo que valha a pena ver é só a partir da hora do padeiro começar a trabalhar (SIC e TVi 24H) porque até creio que já nem há guarda nocturno, como havia, e andava rua a rua a ver se cada porta estava fechada e tinha uma grande molhada de chaves que vi e creio que trabalhava a partir da meia noite – Mas já nem vejo nunca um guarda nocturno, e há bastantes anos, que eram pessoas reformadas e tinham este trabalho “extra” – Já lá vão muitos anos – agora até tenho guarda GNR a cavalo na minha rua, de dia – vi a semana passada e nem sei para que serve – Já nem me lembrava do “guarda nocturno” – e há muito pouco tempo vi na TV reportagem sobre velhotes – que se mostraram – reformados que, em Setúbal, estão de novo a fazer rondas nocturnas – também havia nesta rua e há mesnos de 10 anos, 2 polícias que percorriam o bairro de noite – mas já não há – já não há nada – há apenas pessoas a vasculhar nos caixotes do “lixo” – por vezes até de dia
Fantástico. E andamos nós a votar. Para quê ??. Eles continuam a mandar desde sempre
O roubo a um povo que precisa muito de “pão para a boca”, vem sempre do lado dos mais poderosos que, a troca e combinações com ex-governantes, quando ainda exerciam os seus cargos, lhes facilitavam tudo e mais alguma coisa para que, no dia do amanhã terem os seus tachos assegurados. Como sudede esse milagre?… Enquanto no poleiro, não se importam de roubar e espezinhar o povo que os elegeu e que lhes paga sem fazerem nada e, ainda por cima, através de baixos salários e altos impostos, tornam os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. É certo que agora a luxúria está por toda a parte e do lado destes que, em vez de vender a sua ciência para bem de quem os elegeu, vendem-se aos capitalistas. Esses vagabundos desonestos e a soldo do grande capital, têem que se lembrar que, amanhã quando morrerem, os esquifes não têem gavetas e, se porventura deliberarem a ser cremados e pretenderem levar os bens materiais conseguidos nas roubalheiras à custa do povo, estão a cometer uma fraude contra o estado.
O vídeo que acabamos de ver, além de nos transmitir verdades com as quais o povo se deve insurgir e indignar-se, também, é eloquente em como as coisas são feitas nos bastidores da imunda política que se pratica em Portugal.
Realmente, tanto os grandes senhores donos de Portugal que são apresentados no vídeo como os políticos corruptos como o mesmo mostra, não se trata de uma união de facto, mas sim de um casamento absoluto.