Para onde vai o dinheiro da austeridade

«O estado emite dívida. Os bancos ficam com essa dívida e o estado paga-lhes 4%. Estes vão aos bancos europeus, dão garantias e pagam 1%. Sobram 3% de lucro para a banca!» Carlos Carvalhas, Este Sábado, Antena 1 (citação livre)

Comments

  1. Amadeu says:

    Há muito boa gente a ganhar fortunas com a crise que nós temos que pagar. É sempre a xular.

    Aqui vai outro exemplo:
    Quando a dívida portuguesa ( vide Obrigações do Tesouro) esteve a preços de saldo no mercado secundário, devido à especulação, isto é há cerca de 6 meses, era possível comprar OTs de curto prazo a 80 a 90% do valor de emissão.

    Agora, essas mesmo OTs, algumas a já mais de 100% do valor, originam lucros fabulosos, e se quem as comprou esperar pela data do reembolso, tem mais valias fabulosas, ISENTAS DE QUALQUER IMPOSTO !!

    Ver : http://economico.sapo.pt/noticias/bancos-ganham-mais-de-cinco-mil-milhoes-com-divida-portuguesa_152259.html

    Ó se faz favor senhor ministro das finanças, não me diga que não sabe nada disto …

    • Maquiavel says:

      E se houvesse alguém com 2 neurónios no Min Finanças, era nessa altura que as compraria (emitindo o mesmo valor nominal como dívida “nova”, logo ficando com os 10% de diferença para abate na dívida pública), como fez o Presidente Correa do Equador aqui atrasado.
      Desse modo, Correa limpou näo 10% da dívida pública, mas cerca de 50%!


  2. Não há inocentes neste governo e fechem a AR e a loira de riso demente empoleirada no 1º balcão do circo sem soleil – é jurista – são todos ou quase todos – a AR é uma PPP – é um abrigo e llocal de estágio para bruxelas – Soares abandonou ontem o Conselho de Estado porquê ??

Trackbacks


  1. […] ver que constitui um prejuízo para a maioria dos cidadãos e dá lucro a uma minoria de privados. Os bancos exultam. O povo exalta-se, mas pouco, por […]

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.