Privacidade? Segurança?

teamn00bz

Um grupo de hackers (no sentido original do termo) conseguiu, alegadamente, obter números válidos de cartões continente e, a seguir, aceder aos dados pessoais guardados pela SONAE.


 

Segundo os hackers as vulnerabilidades encontradas foram reportadas já por duas vezes à empresa, sem ter havido qualquer tipo de reacção visível por parte desta. Isto não deixa de ser preocupante. As empresas mantém vastas bases de dados sobre os nossos hábitos pessoais com todos os perigos que isso implica, mas parecem não estar minimamente preocupadas em salvaguardar essa informação.

Talvez devesse ser ilegal manter estas bases de dados, seria uma forma de acabar com o problema. Na verdade, o investimento feito pelas empresas nestas tecnologias tem apenas o fito de venderem mais e melhor. Neste momento uma empresa pode ter um conhecimento tão profundo de cada um dos seus clientes que podem por exemplo descobrir se uma adolescente está grávida mesmo antes da família o saber. Não creio que se dê uma subida da nossa qualidade de vida suficientemente grande para justificar a posse destas informações por parte das empresas.

Pode ler a história toda em: Cartões Continente: A História de um Cartão Inseguro.

Lembre-se, seja responsável, mesmo assim se decidir brincar com a informação anterior, não se esqueça de se colocar atrás de sete proxies

Comments

  1. jorge fliscorno says:

    É incrível a pouca segurança do sistema.

    «Talvez devesse ser ilegal manter estas bases de dados, seria uma forma de acabar com o problema.»

    Acho que as pessoas devem ser livres de se enterrar por si mesmas. Eu fujo dos esquemas de fidelização mas devo obrigar os outros a fazer o mesmo?


  2. Nem de propósito, na tv falou-se disto hoje.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.